O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O lutador de MMA e jiu-jitsu Demian Maia é o convidado do podcast de trajetória de vida, empreendedorismo e mercado financeiro da Empiricus; Saiba quais são os principais investimentos do lutador
No último episódio do podcast Mesa pra Quatro, o ator Dan Stulbach, o consultor financeiro Teco Medina e o CEO da Empiricus Caio Mesquita se reúnem para conversar sobre investimentos, carreira e experiências pessoais com Demian Maia, um dos maiores lutadores de jiu-jitsu e MMA (artes marciais mistas) do Brasil.
Maia é faixa preta e cinco vezes campeão mundial de jiu-jitsu. Além disso, ele consolidou sua carreira lutando no UFC, organização que conduz o MMA. Demian Maia é um dos brasileiros com o maior número de triunfos nesta organização.
Durante o podcast, o lutador conta um pouco de como decidiu embarcar nessa profissão, quais foram seus principais desafios, e claro: como ele administra seu dinheiro. Para conferir na íntegra, basta dar o play abaixo:
Já se perguntou como pessoas famosas, com trabalhos não convencionais, lidam com seu dinheiro? Elas “torram tudo” ou investem seu patrimônio? Em quais ativos? Essa é a proposta do podcast Mesa Quadrada, que a cada semana, busca apresentar diferentes experiências de celebridades que possam ajudar, de alguma maneira, o investidor pessoa física.
Entre os convidados do podcast, estão chefs de cozinha renomados (Alex Atala), um dos maiores atores do Brasil (Tony Ramos) e até mesmo grandes craques de futebol (Craque Neto). E agora, um dos maiores lutadores do Brasil. A seguir, te conto o que rolou no episódio 4 do Mesa Quadrada:
Leia Também
O que leva alguém a lutar profissionalmente? No podcast, Demian Maia explica como encontrou sua vocação em meados dos anos 90. Desde criança, ele sempre gostou de lutar. Mas não abriu mão de uma formação acadêmica. Até porque, ser lutador era algo mal visto na época e não havia tantas oportunidades. “Quando comecei, não existia MMA”, conta.
A primeira opção de Demian Maia era estudar medicina veterinária, na USP, mas ele acabou fazendo jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ao mesmo tempo, não deixou a luta de lado, sua verdadeira vocação. E descobriu que, caso a carreira de lutador não desse certo, ele poderia viver daquilo que gostava dando aulas de jiu-jitsu em São Paulo.
Mas seu verdadeiro sonho era ser lutador de “vale-tudo”. “Não devido a violência, mas por conta do desafio”, revela Demian.
E as coisas foram dando certo para o brasileiro. Ganhou suas primeiras 12 lutas de MMA. E a cada vitória, ia ganhando mais e mais dinheiro... O que não o impediu de cair em furadas.
A primeira vez que Demian Maia ganhou um dinheiro relevante em sua carreira foi em sua primeira luta no UFC. “Ganhei a finalização da noite, que era 50 mil dólares na época, mais bônus”, conta.
Na época, ele não sabia exatamente como administrar aquela quantia. As transações internacionais eram complicadas e burocráticas. E por isso, seguiu o conselho de um colega de confiar o seu dinheiro a uma pessoa do mercado financeiro, porém, ela não agiu conforme o combinado.
Demian solicitou a aplicação do seu dinheiro em classes de ativos com menores riscos possíveis, mas o seu “gestor” investiu tudo em ações. Desse modo, Demian perdeu uma bolada. Mas foi aí que ele aprendeu que não dá para confiar seu dinheiro a qualquer pessoa do mercado.
Outra coisa que o lutador fez no início da carreira foi comprar imóveis. Assim que ganhava dinheiro, ele saía comprando terrenos. “Hoje, vejo que os imóveis se tornam um grande passivo”, admite Demian. Aprendi que não é uma boa investir tudo neles”, conta.
No podcast, Demian Maia diz contar com um wealth management (gestor patrimonial) que o ajuda na administração de seus bens e investimentos pessoais. Ele deu mais detalhes de sua carteira aos ouvintes. Hoje, Maia investe em renda fixa, renda variável e fundos de investimento.
O lutador enfatiza a importância da diversificação e equilíbrio no portfólio. Acha um absurdo investir 100% em ações. Ao mesmo tempo, ele acha válido apostar pequena parcela do dinheiro em classes como criptomoedas e opções, que podem gerar retornos assimétricos.
O lutador também reflete as semelhanças entre a aleatoriedade no mercado financeiro e na luta. Para saber mais, escute o podcast na íntegra abaixo ou na plataforma de áudio de sua preferência.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento
Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH
Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso
Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais
Nova etapa do Plano Brasil Soberano tem um impacto potencial sobre indústria e pequenas e médias empresas (PMEs)
Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos
A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.
A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente
Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento
Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação
O pré-candidato citou o aumento de reclamações por qualidade do serviço e também afirmou ter verificado que houve reestatização desses serviços em outros países
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Enquanto importadores pressionam por reajuste, fontes da Reuters dizem que estatal não pretende mexer nos preços agora
As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são gratuitas; confira os detalhes
Mega-Sena pode não pagar o maior prêmio da semana, mas valor em jogo não é desprezível. Dupla de Páscoa ainda demora para acontecer. Lotofácil e Quina têm sorteios diários.