🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Já trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens. Atualmente, é repórter de lifestyle do Seu Dinheiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.

RadioCash

“Paulo Guedes promete muito e entrega pouco”, diz João Amoêdo

Em entrevista ao podcast RadioCash, o fundador do Partido Novo falou sobre sua transição da iniciativa privada para a política e tece críticas ao governo Bolsonaro

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
12 de outubro de 2021
10:30 - atualizado às 11:10
João Amoêdo, fundador do Partido Novo
‘É um governo que não funcionou’, diz João Amoêdo sobre a administração de Bolsonaro. - Imagem: Rafael Roncato/Folhapress

Embora a figura de Paulo Guedes tenha sido um grande chamariz para a campanha eleitoral de Jair Bolsonaro, o balanço após três anos de governo é negativo. Esta é a avaliação de João Amoêdo, do Partido Novo, que se diz muito decepcionado com o Ministro da Economia, para quem faltou capacidade de execução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Apesar de ter um ótimo discurso, na prática fugiu muito da execução, né? Não entregou o que deveria ter entregue e o resultado é isso que a gente tá vendo aí”, diz o fundador do Novo.

Insatisfeito com os resultados entregues pelo ministro, o empresário considera que Guedes está se deixando influenciar por Bolsonaro, quando o oposto é que deveria acontecer. A incapacidade de conciliar os interesses do Congresso e a falta de foco em temas centrais são alguns pontos críticos citados por Amoêdo em entrevista ao podcast RadioCash.

“Eu fiquei muito decepcionado mesmo com o Guedes e acho que nesse um ano e pouco de mandato que resta, ele fará pouco” ‒ João Amoêdo, fundador do Partido Novo. 

Quanto ao governo Bolsonaro em si, o fundador do Novo afirma: “já dá pra ter um diagnóstico claro que é um governo que não funcionou”. Como falhas, ele cita os estragos feitos ao meio ambiente, às contas públicas, às condições sanitárias, ao quadro social e ao quadro econômico. “Sem contar os inúmeros crimes de responsabilidade que foram cometidos e o enfraquecimento das instituições”, finaliza. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a entrevista completa com João Amoêdo dando play abaixo ou buscando por “RadioCash” na sua plataforma de podcasts de preferência:

Leia Também

Grande defensor do liberalismo, corrente também seguida por Guedes, Amoêdo acredita que ter uma maior liberdade econômica é a solução para melhorar a qualidade de vida das pessoas: “as pessoas conseguem ter o seu negócio, conseguem empreender, conseguem ter uma melhor educação e consequentemente uma melhor qualidade de vida.”

Para ele, o Brasil caiu em uma “armadilha”, na qual o Estado cresceu demasiadamente, mas contra o interesse do cidadão, resultando em privilégios para determinados grupos. “Sem um governo mais liberal, com mais poder para o cidadão, com a carga tributária menor, com menos intervenção do Estado, dificilmente a gente consegue colocar o Brasil no rumo do crescimento”, comenta.  

Mercado financeiro vs. política

Como João Amoêdo foi de profissional bem-sucedido no mercado financeiro à presidenciável em 2018? Em seu novo livro, “Sem Atalho: Uma jornada até a política e minhas ideias para o Brasil”, o empresário conta sua trajetória desde os tempos de faculdade até fundar o Partido Novo e concorrer à presidência. Segundo Amoêdo, o objetivo do livro é “tentar inspirar outras pessoas para virem para a política também, pra gente poder fazer essa renovação e ocupar os espaços.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Misturando uma narrativa biográfica com um ensaio crítico sobre o Brasil, “Sem Atalho” traça o caminho do engenheiro e administrador até o Itaú e, posteriormente, até o pleito de 2018. O político conta que buscava usar algumas práticas da iniciativa privada para melhorar a vida do cidadão brasileiro. O melhor jeito de fazer isso seria através de um partido político e foi daí que veio a ideia do Novo, fundado em 2011. 

Apesar de todos os desafios que o mercado financeiro impõe, para o fundador do Novo, trabalhar com política é mais difícil. Isto porque diferente da iniciativa privada, onde é possível alinhar objetivos com sistema de bonificações e participações societárias, na política, as agendas pessoais de cada um acabam interferindo no alinhamento.  

“O mundo político privilegia os votos ao invés da competência.” ‒ João Amoêdo, político e empresário. 

Outra dificuldade do mundo político foi a dificuldade de achar uma boa referência entre os partidos políticos brasileiros. Ao fundar o Novo, Amoêdo se deparou com uma realidade bem diferente do que acontece na iniciativa privada, onde é comum capturar práticas de instituições de sucesso. “Eu olhava todos os partidos e falava ‘eu não quero ser igual a esses partidos que tão por aí, eu não quero ter as mesmas práticas desse partido’, então qual é o nosso benchmark?”, relata. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O empresário conta que começou a buscar referências fora do Brasil. A ideia de fazer um processo seletivo para os candidatos foi inspirada em um partido da África do Sul, por exemplo. 

“Eu passei por reestruturações lá na financeira do BBA, depois fiz uma reestruturação no Unibanco e eu te diria que o desafio no Novo foi muito maior do que todos esses outros aí que eu tive a oportunidade de participar.” ‒ João Amoêdo, fundador do Partido Novo. 

A carteira de investimentos de João Amoêdo

O empresário diz ter sempre sido um tanto quanto conservador em seus investimentos e afirma privilegiar a liquidez. No Brasil, Amoêdo revelou estar investindo bastante em LCAs, além de considerar os papéis indexados à inflação uma boa opção também. 

No mercado de ações, ele tem posições internacionais e no Brasil, gosta de blue chips

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu prefiro sempre os papéis tradicionais, quer dizer, as grandes empresas que têm bons volumes de dividendos. Eu não sou muito de apostar em coisas muito diferentes, eu prefiro exatamente aquelas que tem uma tradição no seu ramo de atuação”, comenta. 

Como proteção, seu ativo principal é o ouro. Já para diversificar um pouco o portfólio, sua aposta é o bitcoin

Quer conferir o papo completo com João Amoêdo? Ouça o RadioCash dando play abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

BOLSONARO CONDENADO

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente

11 de setembro de 2025 - 17:18

Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

PESQUISA

Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha

11 de setembro de 2025 - 16:41

O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo

ACORDOS NOS BASTIDORES

Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal

10 de setembro de 2025 - 13:05

Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado

ALTAS TEMPERATURAS

Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”

10 de setembro de 2025 - 10:03

O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro

JULGAMENTO NO STF

Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação

9 de setembro de 2025 - 18:58

Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa

TOUROS E URSOS #238

O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?

9 de setembro de 2025 - 11:31

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026

ALUCINAÇÃO?

Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)

9 de setembro de 2025 - 8:16

A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro

SEGUNDO DIA

STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia

3 de setembro de 2025 - 20:36

A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes

DE NOVO

A suspeita de rombo nos cofres que levou ao afastamento do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pelo STJ

3 de setembro de 2025 - 15:14

Investigado na Operação Fames-19, Barbosa é suspeito de participar de um esquema de R$ 73 milhões em contratos emergenciais durante a pandemia

ENTRE FAMA E CRIME

Filho de ourives e clientes como Neymar, Vini Jr e Ludmilla: quem é TH Joias, deputado preso por suspeita de negociar armas com o Comando Vermelho

3 de setembro de 2025 - 11:43

Investigado por suposta ligação com o Comando Vermelho, o parlamentar conhecido como TH Joias já havia sido preso em 2017 por acusações semelhantes

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar