Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-23T17:56:55-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Paraíso dos criptos

Como um estado norte-americano virou a terra prometida do bitcoin

As leis amigáveis de um território no oeste dos EUA têm atraído investidores e empresas ligadas às moedas digitais

23 de abril de 2021
17:56
Bitcoin
Imagem: Shutterstock

A economia do Wyoming, estado menos populoso dos Estados Unidos, é movida por algumas das indústrias mais tradicionais da história humana, como a mineração, agricultura, turismo e… criptomoedas

Não, você não leu errado. Graças a uma série de novas leis favoráveis a moedas digitais, o território do oeste americano se destacou entre os fãs e usuários do sistema blockchain, responsável pela mineração dos criptoativos.

A mudança na jurisdição está levando até mesmo grandes empresas do meio, como a corretora Kraken e a plataforma Cardano, a abandonarem o tradicional reduto tecnológico no Vale do Silício pelas planícies de Cheyenne, a capital do estado.

Quando o juridiquês se une aos criptos

Mas o que a lei do oeste tem de tão diferente afinal? A resposta está em legislações criadas entre 2018 e 2019 que esclarecem o tratamento dado aos ativos digitais pela lei comercial.

A mudança criou uma base legal para uma prática conhecida como “contratos inteligentes”, transações automaticamente executadas por códigos de computadores na blockchain.

Além disso, o movimento também facilitou a formação de empresas por meio das quais investidores de outros locais podem armazenar seus ativos digitais no estado para propósitos legais. 

Por fim, os bancos do Wyoming também passaram a poder custodiar criptos sob uma estrutura legal única que permite a investidores institucionais a manutenção da posse direta das moedas digitais através das financeiras.

Olhos no futuro

O motivo por trás da mudança que atraiu tantos entusiastas do bitcoin e companhia é o desejo de diversificar a economia do estado. É o que conta o senador do Wyoming, Chris Rothfuss, que também preside o comitê de blockchain da câmara, em entrevista ao MarketWatch.

“Produzimos bastante carvão, óleo e gás e esses produtos já não tem mais os futuros brilhantes que possuíam no passado. Nós estamos em busca de oportunidades para trazer tecnologias avançadas e emergentes para cá”, declarou.

Segundo o democrata, a mudança nas leis não foi apenas um desejo dos congressistas, mas também dos moradores e empreendedores locais que precisaram deixar o estado em busca de oportunidades melhores em outras partes do país.

Entre esses exilados estava Caitlin Long, fundadora e CEO do Avanti Bank & Trust, uma empresa que presta serviços de custódia para investidores institucionais de criptomoedas. Com duas décadas de experiência em Wall Street, a empresária largou a bolsa em 2016 e tornou-se voluntária da força-tarefa de Blockchain em seu estado natal.

*Com informações do site MarketWatch

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Problemas nas refinarias?

Com ameaça de desabastecimento no radar, produção da Petrobras (PETR4) recua 4,1% no 3º trimestre

Antes da divulgação do relatório, a petroleira já havia informado que não teria capacidade para atender, em sua totalidade, os pedidos por fornecimento de combustível em novembro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies