O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O setor foi o único dos três grandes da economia a crescer no ano marcado pela pandemia e deve continuar avançando em 2021
“Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”. Se você assiste à programação da televisão aberta já deve ter se deparado alguma — ou muitas vezes — com o comercial que exalta o agronegócio brasileiro. Se me permite uma adição, também é importante ressaltar que, acima de tudo isso, o agro também é lucro.
O setor foi o único dos três grandes da economia — conjunto que forma com serviços e indústria — a crescer no ano marcado pela pandemia.
Com a demanda externa impulsionando as exportações e a interna aquecida pelo auxílio emergencial, a agropecuária avançou 2% no período, enquanto o PIB tombou 4,1%, segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
Para a felicidade dos pequenos e grandes produtores e demais agentes da cadeia, as projeções indicam que o crescimento não ficará limitado ao passado. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima que, com uma nova safra recorde de grãos, o PIB do setor avance 2,5% em 2021.
Se os números te convenceram sobre o potencial do setor e já está lamentando a falta de dinheiro para comprar uma fazenda e virar o novo “Rei do Gado”, há uma boa notícia: não é preciso ter plantações ou animais para aproveitar essa valorização.
A gestora e plataforma de investimentos Vitreo lança na próxima quarta-feira (30) o primeiro fundo multimercado brasileiro que investe no agronegócio. O produto, voltado para o público em geral, tem investimento mínimo de apenas R$ 100.
Leia Também
O fundo possui taxa de administração de 0,9% ao ano e cobra performance de 10% sobre o que exceder o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).
Conforme explica George Wachsmann, o Jojo, sócio e chefe de gestão da Vitreo, “há diversas formas diferentes de explorar as oportunidades de investimento no setor agro”.
Por isso, em vez de cravar a aposta apenas em contratos futuros das commodities, como os de soja, milho ou boi, por exemplo, o fundo combinará ações de empresas nacionais e internacionais, ETFs (fundos de índice) e contratos para alcançar o melhor desempenho possível.
Apesar do crescimento expressivo, é importante lembrar que, assim como todos os investimentos, também há riscos envolvidos quando se aposta no campo.
Além dos fatores naturais, como o sol, o frio, a chuva e doenças, que podem afetar as safras e os animais, há também flutuações da demanda interna e externa como riscos.
Mas, como ressalta Wachsmann, ao contrário do que acontece com os bens de consumo, os produtos agropecuários permanecem entre as prioridades das famílias mesmo em momentos de crise.
“Além do Brasil ser um dos “celeiros do mundo”, um dos grandes produtores e líder de exportação em várias commodities, não conseguimos enxergar um cenário que perturbe a demanda pelos alimentos”, finaliza.
O ranking das mais lidas do Seu Dinheiro traz as projeções do BTG para os dividendos da Vale, o alerta sobre a onda de recuperações judiciais e a sorte grande nas loterias da Caixa
Enquanto diesel e gasolina ficam mais caros, fatia de distribuidoras e postos engorda; PF investiga preços abusivos
Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira
Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo
Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento
Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH
Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso
Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais
Nova etapa do Plano Brasil Soberano tem um impacto potencial sobre indústria e pequenas e médias empresas (PMEs)
Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos
A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.
A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente
Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento
Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação