🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Agro é pop

Vitreo lança primeiro fundo com foco no agronegócio para quem quer lucrar com o setor sem precisar de plantações ou cabeças de gado

O setor foi o único dos três grandes da economia a crescer no ano marcado pela pandemia e deve continuar avançando em 2021

Imagem: Shutterstock

“Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”. Se você assiste à programação da televisão aberta já deve ter se deparado alguma — ou muitas vezes — com o comercial que exalta o agronegócio brasileiro. Se me permite uma adição, também é importante ressaltar que, acima de tudo isso, o agro também é lucro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O setor foi o único dos três grandes da economia — conjunto que forma com serviços e indústria — a crescer no ano marcado pela pandemia. 

Com a demanda externa impulsionando as exportações e a interna aquecida pelo auxílio emergencial, a agropecuária avançou 2% no período, enquanto o PIB tombou 4,1%, segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a felicidade dos pequenos e grandes produtores e demais agentes da cadeia, as projeções indicam que o crescimento não ficará limitado ao passado. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima que, com uma nova safra recorde de grãos, o PIB do setor avance 2,5% em 2021.

Embarque nessa onda

Se os números te convenceram sobre o potencial do setor e já está lamentando a falta de dinheiro para comprar uma fazenda e virar o novo “Rei do Gado”, há uma boa notícia: não é preciso ter plantações ou animais para aproveitar essa valorização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gestora e plataforma de investimentos Vitreo lança na próxima quarta-feira (30) o primeiro fundo multimercado brasileiro que investe no agronegócio. O produto, voltado para o público em geral, tem investimento mínimo de apenas R$ 100.

Leia Também

FITCH NO BRASIL 2026

CIO da Bradesco Asset vê piora até mesmo no investimento que é o ‘porto seguro’ dos investidores

INVESTIMENTO NO AGRO

Até 97% do CDI, isento de IR e com renda mensal: como funciona o Fiagro do BTG que pode captar até R$ 20 bilhões

O fundo possui taxa de administração de 0,9% ao ano e cobra performance de 10% sobre o que exceder o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Conforme explica George Wachsmann, o Jojo, sócio e chefe de gestão da Vitreo, “há diversas formas diferentes de explorar as oportunidades de investimento no setor agro”. 

Por isso, em vez de cravar a aposta apenas em contratos futuros das commodities, como os de soja, milho ou boi, por exemplo, o fundo combinará ações de empresas nacionais e internacionais, ETFs (fundos de índice) e contratos para alcançar o melhor desempenho possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Riscos e vantagens

Apesar do crescimento expressivo, é importante lembrar que, assim como todos os investimentos, também há riscos envolvidos quando se aposta no campo. 

Além dos fatores naturais, como o sol, o frio, a chuva e doenças, que podem afetar as safras e os animais, há também flutuações da demanda interna e externa como riscos.

Mas, como ressalta Wachsmann, ao contrário do que acontece com os bens de consumo, os produtos agropecuários permanecem entre as prioridades das famílias mesmo em momentos de crise.

“Além do Brasil ser um dos “celeiros do mundo”, um dos grandes produtores e líder de exportação em várias commodities, não conseguimos enxergar um cenário que perturbe a demanda pelos alimentos”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Bilionária mais jovem do brasil tem herança atrelada à WEG. 31 de agosto de 2026 - 13:05
geraldo alckmin no macro day 2026 31 de agosto de 2026 - 12:30
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 31 de agosto de 2026 - 8:16
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 31 de agosto de 2026 - 5:06
Egas Moniz nobel 30 de agosto de 2026 - 10:03
bolsa família 30 de agosto de 2026 - 7:07
naval ravikant guru Vale do Silício 29 de agosto de 2026 - 15:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar