2021-10-05T18:34:25-03:00
incidente em Marabá

Incêndio paralisa produção de cobre em mina da Vale no Pará

Local afetado passa por avaliação e as causas do incêndio estão sendo apuradas, que acordo com a companhia, que não fala em vítimas

5 de outubro de 2021
18:19 - atualizado às 18:34
Imagem: Shutterstock

A Vale (VALE3) informou nesta terça-feira (5) que um incêndio atingiu parcialmente a correia transportadora na mina do Salobo, no município de Marabá (PA). O local afetado passa por avaliação e as causas do incêndio estão sendo apuradas.

A empresa não menciona a possibilidade de vítimas. A produção de concentrado de cobre no Salobo está suspensa, segundo a mineradora.

A Vale avalia retomada da produção de cobre até final de outubro. As demais atividades, incluindo operações de mina e manutenção, prosseguem normalmente, disse a empresa.

Em 2020, Salobo produziu 172,7kt de concentrado de cobre.

Vale (VALE3): ação defensiva e ESG

O incidente se soma ao do último dia 26, quando, em uma mina no Canadá, uma pá escavadeira se desprendeu, bloqueando o shaft e, com isso, impedindo o meio de transporte de 39 funcionários da empresa.

A Vale fez uma operação para resgatar todos os funcionários e, nesse meio tempo, suspendeu as atividades no local.

Na segunda (4), a empresa também paralisou as atividades na mina de Onça Puma, no Pará, mas por ter sido notificada da suspensão da licença de operação pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Conhecida no mercado financeiro como uma ação "defensiva", mas também vista como sensível do ponto de vista ESG, a Vale (VALE3) ainda passa por um revés na bolsa.

O preço do minério de ferro passou a cair, afetando a cotação das ações da mineradora e levando uma série de casas de análise a rever a recomendação sobre os papéis da companhia.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

ECONOMIA X COVID

Economia monitora variante ômicron da covid-19, mas programas de auxílio dependem da PEC dos Precatórios; pasta evita falar em gastos fora do teto

Ministério da Economia evita falar em crédito extraordinário, como acontece nos casos de guerras ou calamidades públicas

Black Friday em números

Varejo cresce 6,3% na Black Friday e vê crescimento de lojas virtuais com e-commerce aquecido; confira dados

Apesar do aumento em relação à Black Friday de 2020, o patamar de faturamento do varejo foi 9,1% inferior ao registrado em 2019

Desdobramentos da crise

Presidente da Latam, Roberto Alvo diz que recusou oferta ‘incompleta’ e ‘insuficiente’ da Azul

O conteúdo dela é confidencial”, afirmou, em entrevista coletiva. Procurada, a Azul não quis comentar

Solana no MB

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)

Pandemia em curso

Variante ômicron da covid-19 já está em dez países, mas chefe da associação médica da África do Sul vê “sintomas médios” da doença em estudo preliminar

Até o fechamento desta matéria, não haviam informações sobre infecções por essa variante da covid-19 nas Américas