Menu
2021-03-25T07:39:41-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
novas baixas

Quatro diretores da Petrobras pedem para não serem reconduzidos aos cargos

Decisão ocorre antes da posse de Joaquim Silva e Luna no comando da estatal, cuja indicação foi cercada de polêmica

25 de março de 2021
7:39
Bolsonaro Petrobras Alvo
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A Petrobras (PETR4) deve sofrer novas baixas antes da posse do general Joaquim Silva e Luna como novo presidente.

A empresa anunciou na quarta-feira (24) que quatro diretores comunicaram ao conselho de administração que não têm interesse de renovar seus mandatos por um novo período. Eles são:

  • Andrea Almeida, diretora financeira e de relacionamento com investidores;
  • André Chiarini, diretor de comercialização e logística;
  • Carlos Alberto Pereira de Oliveira, diretor executivo de exploração e produção; e
  • Rudimar Lorenzatto, diretor executivo de desenvolvimento da produção.

Segundo a Petrobras, os mandatos de todos os diretores foram encerrados em 20 de março, mas foram estendidos até a escolha dos novos diretores pelos acionistas na assembleia geral extraordinária, marcada para 12 de abril.

De acordo com a empresa, os que pediram para não serem reconduzidos “estão comprometidos a cumprir rigorosamente com todos os seus deveres e obrigações até a posse de seus respectivos sucessores”.

Transição polêmica

A decisão dos quatro diretores de pedirem para não serem reconduzidos ocorre em meio à polêmica que se formou com a indicação do general Silva e Luna para comandar a Petrobras.

Sua escolha ocorreu após o presidente Jair Bolsonaro se desentender com o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, a respeito da política de reajustes de preços, que segue as cotações internacionais do petróleo e dos combustíveis.

A alta dos preços dos combustíveis tem pressionado a inflação, gerando insatisfação na população. E o encarecimento do diesel tem desagradado muito os caminhoneiros, uma base política de Bolsonaro e responsável pelo transporte de mercadorias pelo país. Uma paralisação da categoria é bastante temida no momento em que o país passa por uma crise econômica.

Castello Branco, por sua vez, sempre defendeu a política de preços, citando os prejuízos que a Petrobras enfrentou quando foi utilizada para evitar a escalada dos combustíveis, o que levou o governo a escolher um nome mais alinhado aos seus interesses.

A medida, polêmica ao ter sido tomada unilateralmente, passando por cima da governança corporativa da Petrobras, levou quatro conselheiros a também pedirem para não serem reconduzidos aos seus cargos, em sinal de protesto. Ela também resultou na queda de mais de 20% das ações da Petrobras no pregão de 22 de fevereiro.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

túnel do tempo

Há um ano o impossível aconteceu: o petróleo fechou com preço negativo. Lembra disso?

Situação nunca vista na história foi provocada pela combinação da crise de covid-19 e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita

Fundo de cripto

Vai perder? Termina hoje o prazo de reserva do ETF de criptomoedas da Hashdex

Por causa do feriado de Tiradentes de amanhã (21), não haverá pregão na bolsa de valores brasileira. Dessa forma, termina hoje o prazo para reserva de oferta do ETF

MERCADOS HOJE

Saída encontrada para o Orçamento preocupa e bolsa opera em queda; dólar também recua

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado trazendo uma maior cautela ao cenário, os investidores devem repercutir o acordo para a sanção do Orçamento

Exile on Wall Street

Expectativas e julgamentos: o que esperar do próximo ciclo de altas, segundo o ‘guru’ de Warren Buffett

Da tarde de ontem até o momento em que os dedos encontram o sistema QWERT para a escrita deste Day One, estive dividido entre elogios e críticas à conversa desta segunda com Howard Marks. Felizmente, os comentários positivos vieram de quem conseguiu assistir ao papo, encontrando um material de muita qualidade — graças a ele, […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies