Menu
2021-04-27T21:04:27-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
relatório de produção

Petrobras tem queda de 5% na produção, após venda de ativos

Empresa avalia que o desempenho operacional do primeiro trimestre foi “sólido” e diz registrou uma quantidade menor de paradas nas plataformas do pré-sal por causa da covid-1

27 de abril de 2021
19:40 - atualizado às 21:04
Edifício Sede da Petrobras
Edifício Sede da Petrobras - Imagem: Shutterstock

A Petrobras registrou uma queda anual de 5% na produção do primeiro trimestre deste ano, totalizando 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed).

Em relação ao quarto trimestre, a produção aumentou 3,1%, segundo relatório da empresa divulgado nesta terça-feira (27). O documento antecede o balanço dos três primeiros meses de 2021, que a companhia torna público no próximo dia 13.

A Petrobras avalia que o desempenho operacional do primeiro trimestre foi "sólido" e diz que houve uma quantidade menor de paradas nas plataformas do pré-sal por causa da covid-19, em relação ao trimestre anterior.

A empresa informou também uma continuidade do ramp-up (aumento de produção) da plataforma P-70, no campo de Atapu.

Foco no pré-sal

A baixa anual registrada pela Petrobras reflete os desinvestimentos concluídos recentemente, que levam a um "declínio natural de produção", de acordo com a empresa.

A Petrobras tem vendido ativos para reduzir o endividamento e concentrar esforços em projetos de exploração e produção, principalmente em água profundas e ultra profundas — como é o caso do pré-sal.

No primeiro trimestre, a produção da companhia no pré-sal representou 69% do total produzido, a 1,90 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Há um ano, a fatia representava 63%.

A produção nas plataformas do campo de Búzios aumentou 14%, devido principalmente à maior eficiência e à estabilização das unidades, diz a empresa.

"Registramos, também, aumento da produção no campo de Tupi, devido ao término do ramp-up da P-67, e nos campos de Berbigão, Sururu e Atapu, com a continuidade do ramp-up das plataformas P-68 e P-70".

Derivados

A Petrobras diz que as vendas de derivados no mercado interno alcançaram 1.667 milhões de barris ao dia (Mbpd) e o fator de utilização (FUT) atingiu 80%, 1 ponto percentual acima do primeiro trimestre do ano passado.

As vendas no primeiro trimestre apresentaram queda em relação ao final do ano passado devido à sazonalidade do período e aos impactos decorrentes da intensificação de medidas restritivas, diz a empresa.

Por outro lado, houve aumento da participação da companhia no mercado de diesel e gasolina.

Na base anual, a Petrobras registrou crescimento de 2,3% nas vendas, destacando-se o aumento nas vendas de diesel entre os períodos.

Exportações

Segundo a petroleira, a exportação líquida caiu 53,5% na base anual, com redução nas exportações e aumento nas importações de petróleo e derivados (principalmente diesel). Houve baixa de 43,2% sobre o quarto trimestre.

A queda nas exportações de petróleo foi decorrente da menor produção de óleo no final do quatro trimestre, período em que foi retomada a campanha de paradas programadas das plataformas que não puderam ser efetuadas nos meses anteriores, dz a empresa.

O aumento nas importações de petróleo e diesel ocorreu devido às paradas programadas nas refinarias.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Airbus A320

Itapemirim começa a receber aeronaves para voos comerciais após Anac autorizar

A Itapemirim diz que a segunda aeronave Airbus A320 de sua frota deve chegar ao aeroporto de Confins (MG) neste domingo

Efeito reverso

Elon Musk fez piada sobre o Dogecoin na TV aberta — e as cotações desabaram

Elon Musk fez a aguardada participação no SNL no último sábado, fazendo piada sobre si mesmo e falando do Dogecoin — mas a cotação caiu forte

Pesquisa da FGV

Presente mais caro: inflação do Dia das Mães é a maior dos últimos quatro anos

Levantamento da FGV mostra que a inflação no Dia das Mães é a maior desde 2017; eletrodomésticos e passagens aéreas tiveram maiores saltos

Expansão

SPX Capital assume operações do Carlyle no país

As operações do Carlyle no Brasil serão absrovidas pela SPX Capital. Com isso, a gestora de Rogério Xavier se expande em private equity

ESTRADA DO FUTURO

Um pé no abismo e outro na casca de banana: como identificar ações de empresas decadentes

Excesso de otimismo, planos mirabolantes e desprezo pela inovação estão entre as receitas para uma empresa falhar, segundo o gestor que se dedicou a descobrir empresas terríveis

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies