Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-16T18:36:57-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
relatório de produção

Petrobras tem queda de 5% na produção, após venda de ativos

Empresa avalia que o desempenho operacional do primeiro trimestre foi “sólido” e diz que registrou uma quantidade menor de paradas nas plataformas do pré-sal por causa da covid-19

27 de abril de 2021
19:40 - atualizado às 18:36
Edifício Sede da Petrobras
Edifício Sede da Petrobras - Imagem: Shutterstock

A Petrobras registrou uma queda anual de 5% na produção do primeiro trimestre deste ano, totalizando 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed).

Em relação ao quarto trimestre, a produção aumentou 3,1%, segundo relatório da empresa divulgado nesta terça-feira (27). O documento antecede o balanço dos três primeiros meses de 2021, que a companhia torna público no próximo dia 13.

A Petrobras avalia que o desempenho operacional do primeiro trimestre foi "sólido" e diz que houve uma quantidade menor de paradas nas plataformas do pré-sal por causa da covid-19, em relação ao trimestre anterior.

A empresa informou também uma continuidade do ramp-up (aumento de produção) da plataforma P-70, no campo de Atapu.

Foco no pré-sal

A baixa anual registrada pela Petrobras reflete os desinvestimentos concluídos recentemente, que levam a um "declínio natural de produção", de acordo com a empresa.

A Petrobras tem vendido ativos para reduzir o endividamento e concentrar esforços em projetos de exploração e produção, principalmente em águas profundas e ultra profundas — como é o caso do pré-sal.

No primeiro trimestre, a produção da companhia no pré-sal representou 69% do total produzido, 1,90 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Há um ano, a fatia representava 63%.

A produção nas plataformas do campo de Búzios aumentou 14%, devido principalmente à maior eficiência e à estabilização das unidades, diz a empresa.

"Registramos, também, aumento da produção no campo de Tupi, devido ao término do ramp-up da P-67, e nos campos de Berbigão, Sururu e Atapu, com a continuidade do ramp-up das plataformas P-68 e P-70".

Derivados

A Petrobras diz que as vendas de derivados no mercado interno alcançaram 1.667 milhões de barris ao dia (Mbpd) e o fator de utilização (FUT) atingiu 80%, 1 ponto percentual acima do primeiro trimestre do ano passado.

As vendas no primeiro trimestre apresentaram queda em relação ao final do ano passado devido à sazonalidade e aos impactos decorrentes da intensificação de medidas restritivas, diz a empresa.

Por outro lado, houve aumento da participação da companhia no mercado de diesel e gasolina.

Na base anual, a Petrobras registrou crescimento de 2,3% nas vendas, destacando-se o aumento nas vendas de diesel entre os períodos.

Exportações

Segundo a petroleira, a exportação líquida caiu 53,5% na base anual, com redução nas exportações e aumento nas importações de petróleo e derivados (principalmente diesel). Houve baixa de 43,2% sobre o quarto trimestre.

A queda nas exportações de petróleo foi decorrente da menor produção de óleo no final do quatro trimestre, período em que foi retomada a campanha de paradas programadas das plataformas que não puderam ser efetuadas nos meses anteriores, diz a empresa.

O aumento nas importações de petróleo e diesel ocorreu devido às paradas programadas nas refinarias.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Alta da Selic, bons números da Weg, IPO do Nubank e dividendos da Gerdau: veja o que marcou o mercado hoje

Há cerca de um mês, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade não mudaria o “plano de voo” a cada novo dado da economia brasileira. Mas, veja só, a realidade obrigou a instituição a recalcular a rota: há pouco, o Copom elevou a Selic em 1,50 ponto percentual, ao […]

Referência em SP

Na corrida do setor de saúde, Rede D’Or (RDOR3) garante fôlego com a compra do Hospital Santa Isabel

O ativo está avaliado em R$ 280 milhões. Porém, conforme explica a empresa, seu endividamento líquido será deduzido na conta final da transação

Ser conservador compensa

Como ficam os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 7,75%

Agora até a poupança ganha da inflação projetada. Veja como fica o retorno das aplicações conservadoras de renda fixa agora que o Banco Central elevou a Selic mais uma vez

MUDANÇA NOS JUROS

COMPARATIVO: Veja o que mudou no novo comunicado do Copom sobre a Selic

Veja o que ficou igual e o que mudou no comunicado do Copom a respeito da Selic; a taxa básica de juros foi elevada ao patamar de 7,75% ao ano

CRYPTO NEWS

Sobrevivendo aos altos e baixos do bitcoin: veja sete ensinamentos para os ciclos de criptomoedas

Manter a saúde mental e financeira é um desafio para os investidores do mundo cripto, especialmente em meio ao bull market atual

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies