Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-03-29T20:59:17-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
crise da estatal

Petrobras confirma que gerente foi demitido por negociar em período de silêncio

Mais cedo, a petrolífera afirmou por meio de assessoria de imprensa que Costa não havia sido demitido por justa causa

29 de março de 2021
20:41 - atualizado às 20:59
Prédio da Petrobras no Rio de Janeiro
Imagem: Shutterstock

O gerente-executivo de recursos humanos da Petrobras, Cláudio da Costa, foi demitido nesta segunda-feira (29) por ter negociado ações da estatal em período de silêncio, informou a empresa em comunicado ao mercado.

A política de divulgação de fato relevante e de negociação de valores mobiliários veda a compra ou venda dos papéis por pessoas vinculadas a companhia nos 15 dias que antecedem a divulgação de resultados.

O balanço mais recente da Petrobras, do quarto trimestre, foi divulgado em 24 de fevereiro. Na ocasião, a empresa reportou uma alta anual de 635% do lucro, que chegou a R$ 59,9 bilhões, com resultado recorrente superior ao esperado por analistas.

Estatal negou justa causa

Costa também deixa o cargo de Conselheiro de Administração da Transpetro, subsidiária integral da companhia. O executivo será substituído pelo chefe do gabinete da presidência, Pedro Brancante, de maneira interina.

Mais cedo, a petrolífera afirmou por meio de assessoria de imprensa que Costa não havia sido demitido por justa causa, após questionamento da reportagem do Seu Dinheiro.

A revista Crusoé disse que o executivo foi desligado sob suspeita de negociar ações da Petrobras assim que o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir Roberto Castello Branco da presidência da petroleira. 

A suspeita de insider trading (uso de informações privilegiadas) surgiu depois que controles internos da Petrobras identificaram que Costa vendeu as ações da Petrobras em 18 de fevereiro, segundo a publicação. Bolsonaro anunciou a intenção de demitir Castello Branco no dia seguinte.

Desconfiança

A Petrobras passa por um momento de desconfiança por parte do mercado desde a demissão de Castello Branco, por conta da maneira que o processo foi conduzido por Bolsonaro.

A CVM tem quatro processos administrativos abertos desde 20 de fevereiro para avaliar transações especulativas dos dias de crise envolvendo a estatal. A autarquia também analisa reclamações feitas por investidores da petroleira.

Além de eventual "insider", a CVM analisa a divulgação de notícias sobre a destituição do presidente da Petrobras e a conduta da União na qualidade de controladora da estatal e dos administradores da companhia.

A indicação do general Joaquim Silva e Luna e verificação de enquadramento de seu currículo aos requisitos da Lei das Estatais também estão em análise pela autarquia.

Castello Branco fica na presidência da Petrobras até 12 de abril, quando acionistas da estatal se reúnem para avaliar a indicação de Silva e Luna para o cargo.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Pepitas da Bolsa

Após subir 410% em 5 anos, ação da Eneva (ENEV3) é a favorita para se valorizar com a crise hídrica; entenda

Em tempos de crise, captar as ações que podem ganhar com o cenário é algo necessário para o investidor – e a Eneva, na visão do analista Ruy Hungria, é uma dessas ações

destaques da bolsa

Ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) reduzem ritmo após reajuste no diesel e novas ameaças de interferência da estatal

Essa não é a primeira vez que o general Silva e Luna, presidente da Petrobras ,é questionado sobre a política de preços da estatal desde sua nomeação

Exile on Wall Street

A nova ordem climática e suas oportunidades aos investidores; entenda

Enquanto o juro longo continua subindo globalmente e os investidores (ou investidoras) correm para ativos de menor risco, empresários, investidores e políticos do mundo inteiro se preparam para a COP26. COP26 é o acrônimo para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será sediada em Glasgow, na Escócia, e tratará sobre os […]

RadioCash

Reconhecido na medicina diagnóstica, Grupo Fleury agora quer mais integração das áreas da saúde; a CEO, Jeane Tsutsui, revela os planos

Em entrevista ao podcast RadioCash, a executiva falou sobre a digitalização da saúde, a plataforma Saúde iD e os impactos pós-pandemia

PERTO DE ACABAR

33 dos 39 mineiros presos em mina da Vale no Canadá já foram resgatados

Expectativa é de que as operações de resgate sejam concluídas nas próximas horas; mineiros resgatados passam bem

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies