Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-07-22T19:29:27-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
produção e vendas em foco

Petrobras aumenta ritmo de produção no segundo trimestre, com avanço no pré-sal

Empresa encerrou o segundo trimestre com a produção de petróleo e gás natural em 2,796 milhões de barris de óleo e equivalente por dia; número representa uma alta de 1,1% sobre o trimestre anterior, mas uma queda de 0,2% na base anual

22 de julho de 2021
19:16 - atualizado às 19:29
Petrobras
Imagem: Tania Regô/Agência Brasil

A Petrobras encerrou o segundo trimestre com a produção de petróleo e gás natural em 2,796 milhões de barris de óleo e equivalente por dia (Mboed), disse a empresa nesta quinta-feira (22).

O número faz parte do relatório de produção e vendas do período. O documento antecede o balanço, que a companhia divulga no próximo dia 4.

O desempenho no segundo trimestre representa um aumento de 1,1% em relação aos três primeiros meses do ano, mas uma queda de 0,2% na comparação com o mesmo período de 2020.

A Petrobras atribuiu o avanço do desempenho em relação ao início do ano à continuidade do aumento de produção das plataformas P-68 (campos de Berbigão e Sururu) e P-70 (campo de Atapu).

No segundo trimestre, a produção de óleo e LGN nos campos do pré-sal foi 3,4% superior ao trimestre anterior, devido ao aumento da atividade das plataformas P-68 e P-70.

Houve também estabilização dos níveis de produção das plataformas que realizaram paradas programadas no início do ano, principalmente os FPSOs Cidade de Paraty e P-66 (campo de Tupi).

A Petrobras informou que registrou melhor performance nas plataformas P-74 e P-76 (campo de Búzios). Entre as influências negativas na produção, está a parada programada da P-58 (campo de Jubarte).

Pós-sal

A produção de óleo e LGN no segundo trimestre do pós-sal foi 2,9% inferior ao trimestre anterior, em função das maiores perdas com paradas de manutenção na Bacia de Campos e do desinvestimento do campo de Frade.

Entre as paradas, houve maior impacto com as plataformas FPSO Campos dos Goytacazes (campo de Tartaruga Verde), P-40 (campo de Marlim Sul), P-25 e P-31 (campo de Albacora), P-48 (campos de Barracuda e Caratinga) e P-50 (campo de Albacora Leste).

A produção de óleo e LGN em terra e águas rasas no 2T21 foi de 99 Mbpd, 10 Mbpd inferior ao trimestre anterior, principalmente em função de intervenções em poços, manutenções de equipamentos, da parada para manutenção da P-31, além do declínio natural de produção.

A produção no exterior foi de 43 Mboed, referente às produções dos campos da Bolívia, Argentina e Estados Unidos. A queda em relação ao primeiro trimestre se deve, principalmente, ao declínio natural dos campos da Bolívia (San Antônio, San Alberto e Itaú), informou a empresa.

Vendas de derivados

Segundo a Petrobras, as vendas de derivados no segundo trimestre foram 5,5% maiores do que nos três primeiros meses do ano, com destaque para o crescimento da gasolina e do diesel.

No caso da gasolina, houve aumento do seu consumo em relação ao etanol hidratado no ciclo Otto, queda das importações de terceiros e menor colocação de produtos por outros produtores, resultando em aumento de participação de mercado.

Em relação ao diesel, além da sazonalidade, com maior consumo no segundo trimestre em relação ao primeiro, houve a isenção tributária do PIS/COFINS na comercialização do produto nos meses de março e abril.

A isenção impactou de forma positiva principalmente as vendas de abril, e a redução do teor médio de biodiesel entre os trimestres, de acordo com a companhia.

A produção de derivados diminuiu 4,4% no segundo trimestre devido às paradas programadas nas refinarias REDUC, RPBC, REGAP, RLAM, REPAR e REVAP.

No dia 13 de julho, a RNEST iniciou sua primeira parada programada para manutenção, desde que a unidade começou a operar em 2014. A parada envolve a manutenção de praticamente todos os equipamentos da refinaria em todas as unidades do trem 1 da RNEST e tem duração prevista de cerca de 50 dias.

Conquiste a sua medalha de investidor com as nossas dicas de onde investir no segundo semestre de 2021 neste ebook gratuito.

Gás e energia

A Petrobras informa que a geração de energia elétrica foi de 3.297 MW médios, um aumento de 15,1% em relação ao primeiro trimestre, "em virtude da piora das condições hidrológicas e do menor nível dos reservatórios das hidrelétricas no país".

O volume de vendas no ACL (Ambiente de Contratação Livre) aumentou 11,0% em função, principalmente, de volumes adicionais de venda de energia de curto prazo nos meses de abril e maio, disse a empresa.

Segundo a petroleira, o volume de venda de gás natural no segundo trimestre se manteve praticamente estável em relação ao primeiro trimestre.

Houve aumento no volume de entrega de gás nacional em 4,7%, com início do escoamento de gás da P-76 pela Rota 2, maior envio de gás nas plataformas P-53 e P-74 e maior eficiência operacional nas plataformas do pré-sal da Bacia de Santos.

Do lado negativo, houve queda nos volumes de regaseificação de GNL os quais, no entanto, "continuam altos para atendimento à demanda de gás natural, ainda em patamar elevado", de acordo com a companhia.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Mais uma empreitada

Do espaço para as fazendas: Elon Musk consegue licença para oferecer internet via satélite no Reino Unido

A Starlink, segundo informações do jornal Telegraph, quer chegar a regiões onde a cobertura por fibra e 5G não alcançam, e tem planos mais ambiciosos

Leão faminto

Carga pesada: Impostômetro atinge a marca de R$ 1,5 trilhão

Monitoramento da Associação Comercial de São Paulo mostra que, no ano passado, marca foi atingida somente no dia 28 de setembro

Muita calma nessa hora

Tem Vale Gás? Petrobras diz que não há definição sobre participação em programas sociais

Manifestação vem depois que o presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que a estatal tem R$ 3 bilhões em reservas para custear ajuda

Clube do Livro

Batalhas sem arma: Em “Cripto Wars”, Jim Rickards explica guerras cambiais e agora, com criptomoedas

Autor, conhecido também por suas previsões certeiras sobre o bitcoin, fala de como a tecnologia mudou as estratégias financeiras dos países

RUMO AO MILHÃO

O primeiro e mais importante investimento para quem atingir o primeiro milhão (ou ir além)

Por mais que você busque o conforto e a segurança de uma promessa de retorno garantido, digo, com convicção, que o único investimento com retorno garantido em longo prazo é aquele feito em educação

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies