Menu
2021-05-03T18:49:24-03:00
Larissa Vitória
Herdeiro da lenda

Quem é Greg Abel: conheça o sucessor de Warren Buffett no comando da Berkshire Hathaway

Atual vice-presidente da divisão operações não relacionadas a seguros, o canadense assumirá a vaga de CEO após a aposentadoria do oráculo de Omaha

3 de maio de 2021
18:49
Greg Abel Warren Buffett
Imagem: Reprodução Yahoo!

A reunião anual da Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, trouxe a resposta para uma pergunta que intrigava investidores e curiosos há mais de uma década. 

Após o vice-presidente da companhia, Charlie Munger, soltar o spoiler no último sábado (1), Buffett confirmou, em entrevista à CNBC, quem será seu provável sucessor quando decidir deixar o cargo de CEO da empresa.

O escolhido é Greg Abel, vice-presidente e comandante de todas as operações não relacionadas a seguros. E a linha de sucessão não para por aí: Buffett declarou que, caso algo ocorra a Abel, o cargo ficará com Ajit Jain, vice-presidente da divisão de seguros.

“Os diretores concordam que, se algo acontecesse comigo essa noite, seria Greg quem assumiria amanhã de manhã”, disse Buffet. O arranjo não altera os planos para a sucessão na presidência do conselho da empresa, que deverá ficar com Howard Buffett, seu filho.

Um dos fatores decisivos para a escolha dos dois executivos foi a idade: Abel está prestes a completar 59 anos, enquanto Jain já está na casa dos 69. “Ambos são caras maravilhosos. A possibilidade de ter alguém com uma estrada de 20 anos [no cargo] faz uma grande diferença”, afirmou o bilionário de 90 anos.

Mas, afinal de contas, quem é o executivo que conquistou a confiança do lendário oráculo de Omaha?

Do Canadá para o mundo

Nascido em Edmonton, no Canadá, em 1962, Gregory Edward Abel formou-se em contabilidade na Universidade de Alberta em 1984 e começou sua carreira na PwC, antiga PricewaterhouseCoopers.

De lá, ele seguiu para cargos em várias companhias ligadas ao setor elétrico e, em uma delas, seu caminho cruzou-se com o de Buffet. A Berkshire Hathaway adquiriu o controle da empresa na qual Abel trabalhava, a MidAmerican Energy, em 1999.

Em 2008 ele ascendeu ao cargo de CEO da companhia, que mais tarde viria a ser renomeada como Berkshire Hathaway Energy. Por fim, em 2018 foi nomeado vice-presidente e chefe da divisão de operações não relacionadas a seguros.

Assim como o Príncipe Charles, herdeiro do trono inglês, o executivo deve permanecer na posição de “herdeiro” por um tempo antes de sentar-se no trono da companhia, pois, apesar de ter confirmado os rumores, Buffett não deu indícios de que pretende deixar o comando em um futuro próximo e deve seguir à frente dos negócios enquanto a saúde permitir.

* Com informações da CNBC e CBC News

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Mudanças

BB confirma Ieda Cagni para presidência do Conselho de Administração

Nesta quarta-feira, foi realizada a primeira reunião do novo Conselho do Banco do Brasil. Na ocasião, os membros eleitos na assembleia definiram os ocupantes dos cargos de presidente e vice-presidente do colegiado.

Seu Dinheiro na sua noite

A receita do dr. Copom: +0,75 ponto de Selic na veia

O Copom cumpriu as expectativas e aumentou a Selic ao nível de 3,5%. No entanto, o comunicado trouxe algumas surpresas

Ficou para 31 de maio

Bolsonaro veta novo adiamento de prazo para entrega do Imposto de Renda

O presidente aceitou a recomendação feita pelo Ministério da Economia, que previa um impacto negativo na arrecadação da União e estados com uma nova data

Mudança nos juros

COMPARATIVO: Veja o que mudou no novo comunicado do Copom

Veja o que ficou igual e o que mudou na decisão do Copom a respeito da taxa Selic, elevada ao patamar de 3,5% ao ano

CRYPTO NEWS

O mercado está cheio de bitcoin, mas as prateleiras estão vazias

O fluxo de saída da criptomoeda mais famosa das exchanges é algo inédito deste ciclo e pode representar a falta do ativo nas exchanges de cripto

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies