Menu
2021-01-27T16:43:47-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
desigualdade de gênero

Fundos têm que investir em empresas com mulheres no conselho, diz Luiza Trajano

No Brasil, 8% das posições em conselhos de administração, instância estratégia de uma companhia, são ocupadas por mulheres

27 de janeiro de 2021
16:42 - atualizado às 16:43
Luiza Helena Trajano
Brasil, São Paulo, SP, 21/05/2018. Retrato de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho das lojas Magazine Luiza durante entrevista em São Paulo. - Imagem: NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

A presidente do conselho do Magazine Luiza, Luiza Trajano, disse que é importante que os fundos invistam em empresas que tenham pelo menos "uma ou duas mulheres" no próprio conselho de administração.

Obrigatório entre empresas de capital aberto, o conselho de administração é uma espécie de colegiado que representa os acionistas. A instância têm forte influência nas definições estratégicas de uma companhia.

Daí a preocupação de Trajano, que vê a participação das mulheres no conselho como uma influência decisiva no estímulo de políticas de equidade de gênero dentro das companhias.

A empresária, que falou nesta quarta-feira (27), em um evento do Credit Suisse, defendeu a política de cotas dentro das empresas. Para ela, sem cotas levaria muito tempo para ter ao menos uma mulher no conselho de administração das grandes companhias.

"Cota é um processo para corrigir a desigualdade", disse. Trajano também se referia a necessidade da medida em outras instâncias de uma empresa, e não só para garantir a participação de mulheres, mas de outras minorias.

Estudos recentes mostram que no Brasil 8% das posições em conselhos de administração são ocupadas por mulheres. Segundo o Credit Suisse, a média global avançou de 15,3% em 2015 para 20,6% em 2019.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

De volta ao topo

País volta a ser maior mercado de caminhão da Mercedes, que reafirma investimento

O volume supera os 24,5 mil caminhões vendidos na Alemanha, que caiu para a segunda posição no ranking de mercados globais da montadora.

Retomada

Faturamento da indústria de máquinas sobe 38,5% em janeiro em comparação anual

A expectativa é de que as vendas internas continuem positivas.

Banco digital

Modalmais entra com pedido de IPO na B3 e esquenta disputa das plataformas de investimento

O pedido de IPO acontece menos de um ano depois do acordo fechado para a venda de até 35% do capital do Modalmais para o Credit Suisse, em um negócio que avaliou o banco digital em R$ 5 bilhões

bom potencial de alta

Quanto as ações da Eletrobras podem valer com a privatização? Veja os cálculos dos analistas

MP enviada ao Congresso prevê processo de capitalização da companhia, que resultará na diluição da participação do governo no capital social

Parceria vai voar?

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam

A suspeita é que a Delta tenha mais influência na administração da Aeroméxico do que o anteriormente informado ao Cade.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies