Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-09-15T18:54:58-03:00
Rafaella Bertolini
Turismo sideral

SpaceX, do bilionário Elon Musk, leva civis ao espaço; acompanhe

Chamada de Inspiration4, a missão será composta por quatro tripulantes e terá duração de três dias. A viagem representa novo marco para o turismo espacial

15 de setembro de 2021
11:31 - atualizado às 18:54
SpaceX (1)
Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Chris Sembroski e Sian Proctor são os quatro tripulantes da missão / Imagem: Divulgação

A corrida espacial ganha um desdobramento inédito: o primeiro voo orbital composto apenas de civis. A dona do feito é a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. A decolagem acontece na noite desta quarta-feira (15).

Chamada de Inspiration4, a missão de quatro tripulantes terá duração de três dias. A expectativa é atingir altitude superior a 550 km. 

A decolagem ocorre no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e será transmitido ao vivo pela SpaceX, às 21 horas (horário de Brasília). É possível acompanhar pelo vídeo abaixo:

SpaceX e o avanço no turismo espacial

Em dando tudo certo, a missão Inspiration4 será a primeira composta apenas por civis a orbitar a Terra. Diferente das já realizadas pelos bilionários (e rivais de corrida espacial) Jeff Bezos com a Blue Origin, e Richard Branson da Virgin Galactic. 

As viagens anteriores foram feitas em escala suborbital — ou seja, por ter menos velocidade, o voo não consegue circular a Terra. A nave atinge uma determinada altitude em subida curva, e depois “cai” em movimento livre de volta ao solo terrestre. 

No caso da missão de Elon Musk, a nave alcança uma velocidade superior, podendo assim orbitar em torno da Terra. Seu retorno é mais “controlado” e em ritmo mais lento. 

A SpaceX pretende alcançar 27.358 km/h, segundo a agência Reuters. A Blue Origin e a Virgin Galactic chegaram a 3.700 km/h em seus voos suborbitais.

Pilares da missão 

Um dos objetivos da viagem é arrecadar fundos para o Hospital St. Jude Children’s Research, instituição que desenvolve pesquisas e promove tratamentos para doenças infantis.

A missão será comandada por Jared Isaacman, de 38 anos. Ele é fundador e CEO da empresa Shift4 Payments.

Além de Jared, estarão presentes no voo outros três tripulantes. O que torna ainda mais emblemático é o fato de cada um deles simbolizar um dos três pilares da missão: esperança, prosperidade e generosidade.

Hayley Arceneaux simboliza “esperança”. Ela superou um câncer ósseo que teve durante a infância e, atualmente, trabalha como assistente no St Jude. Com 29 anos, é a integrante mais jovem da missão e a primeira pessoa com prótese a ir ao espaço. 

A “generosidade”, é representada pelo ex-veterano da Força Aérea norte-americana Chris Sembroski, de 42 anos. A escolha dele ocorreu após ter feito doações relevantes para a campanha destinada ao St Jude. 

E a “prosperidade” é representada pela professora de geologia Sian Proctor, de 51 anos. Após ter perdido, por pouco, a chance de ser uma astronauta da Nasa, a agência espacial norte-americana, ela terá agora a chance de ser a quarta mulher afro-americana a ir ao espaço.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

MERCADOS HOJE

Ibovespa recupera os 114 mil pontos após nova Selic; dólar sobe a R$ 5,30

Na ressaca da Super quarta, os investidores seguiram atentos aos desdobramentos dos problemas financeiros da Evergrande; Ibovespa acompanhou NY

Sob nova direção

Mudanças no alto escalão da Ultrapar agradam e ações disparam 9%. Hora de comprar UGPA3?

Analistas enxergam movimentação da Ultrapar como ‘ponto de virada’ e uma surpresa positiva, mas ainda é cedo para um diagnóstico mais preciso do futuro.

OCCUPY B3

B3 (B3SA3) recua quase 3% com ocupação do MTST; movimentos sociais protestam contra o governo e a desigualdade social na sede da Bolsa

Militantes do movimento por moradia entraram no saguão da bolsa de valores em ato contra as altas no desemprego e na inflação

Balança, mas (ainda) não cai

Qual o destino da Evergrande? Veja quatro possíveis cenários para a crise da gigante chinesa

As ações da Evergrande subiram mais de 17% na bolsa de valores de Hong Kong após um acordo com credores. A situação, porém, está longe de ser resolvida. Saiba o que esperar

mercado cripto

Bitcoin e criptomoedas: XP e Rico lançam dois fundos, com investimento a partir de R$ 100

Com gestão passiva, produtos são voltados ao público geral, com taxa de administração de 0,5% ao ano, sem proteção cambial ou taxa de performance

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies