XP promove evento online e gratuito com experts do mercado para discutir ESG – entre os convidados estão Yuval Harari, Jean Case e Luiza Trajano
Promovido pela XP Investimentos, a “Expert ESG” acontecerá entre os dias 2 e 5 de março e reunirá os principais experts do mercado financeiro para debater investimentos sustentáveis; confira a programação completa e faça a sua inscrição
Entre os dias 2 e 5 de março, das 11h às 20h, a XP Investimentos irá realizar a “Expert ESG”, maior evento do Brasil voltado às temáticas Ambiental, Social e de Governança, que formam a sigla em inglês (E de “Environment” - “Meio Ambiente em inglês”, S de Social e G de Governança). O evento será online, totalmente gratuito e terá grandes experts do mercado para abordar como os negócios podem - e devem - gerar um impacto positivo para o mundo (faça aqui a sua inscrição para participar).
Entre os convidados do evento há nomes como Yuval Harari, filósofo e autor de livros como “Sapiens - Uma breve história da humanidade” e “21 lições para o século 21”, Jean Case, CEO da Case Foundation e presidente do conselho da National Geographic e Luiza Trajano, que comanda a rede de varejo Magazine Luiza e outras empresas da holding.
Além destes, a XP também convidou outras referências nacionais e internacionais para aprofundarem temas de sustentabilidade e governança que impactam os negócios e o mercado financeiro. Para isso, a “Expert ESG” será dividida em quatro dias, nos quais os convidados irão abordar o significado de cada uma das letras da sigla.
A seguir, te apresento como será distribuída a programação do evento e mostro como você pode fazer a sua inscrição para participar.
Por que a XP decidiu fazer um evento como este?
O ESG se tornou uma pauta extremamente relevante para os investidores. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem dos produtos que consomem e adquirem. Por isso, passaram a cobrar das marcas uma postura de responsabilidade, fazendo com que as empresas se preocupem com pautas como investimentos sustentáveis e inclusivos. Para o mundo dos negócios, essas ações (ou a falta delas) passaram a pesar no valor das empresas na bolsa.
Leia Também
Quer um exemplo? Basta perceber que as empresas que ocupam os mais altos níveis de listagem da bolsa são aquelas que se baseiam em boas práticas de governança. Além disso, as instituições corporativas e do mercado financeiro passaram a instituir diretrizes mínimas em relação aos fatores ESG e à transparência para investidores e reguladores.
Tendo isso em vista, a XP decidiu que não se pode esperar pela iniciativa do governo para promover o debate sobre essas questões entre os empresários. Por isso a “Expert ESG” foi criada, com a proposta de engajar pessoas a se tornarem protagonistas da transformação dentro de seus segmentos, seguindo boas práticas ambientais, sociais e de governança.
O objetivo deste evento é promover o debate e a conscientização do mercado sobre a sua responsabilidade e seu potencial como agente de mudança. Para a XP, a construção da jornada do ESG deve ser colaborativa e plural. “Sabemos que este caminho não é novo, mas ainda há muito a ser percorrido”, afirma Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc.
Quatro dias com painéis voltados à temática ESG
Para abordar todos os assuntos, a XP decidiu dividir o evento em quatro dias. Eles serão dedicados inteiramente a desbravar o significado das letras que compõem a sigla ESG. A seguir, mostro em detalhes como se dará a organização dos painéis que irão compor a “Expert ESG”:
Dia “E” - Meio ambiente
O primeiro dia de evento, que acontecerá no dia 2 de março, será dedicado à temática do meio ambiente. Neste contexto, será debatido como o setor empresarial e financeiro pode influenciar a transição para uma economia de baixo carbono. Além disso, também pretende-se explorar os cenários de emergência climática e empreendedorismo e sustentabilidade à Amazônia 4.0.
Neste dia, a participação de Yuval Harari é um dos destaques. Além dele, outros nomes de extrema relevância estarão presentes, tais como:
- Denise Hills, Diretora Global de Sustentabilidade da Natura;
- Emily Ewell, Co-Fundadora CEO da Pantys;
- Pedro Wickbold, Diretor Geral da Wickbold;
- Oskar Metsavaht, Fundador da Osklen e do Instituto E. e Embaixador UNESCO para Sustentabilidade;
- John Elkington, um dos fundadores do movimento global em prol da sustentabilidade, conhecido mundialmente como “o pai da sustentabilidade”.
Dia “S” - Impacto social
Para o segundo dia da “Expert ESG”, que ocorrerá no dia 3 de março, a XP pretende aprofundar a discussão sobre a importância da diversidade e a inclusão nos negócios no tocante à raça, gênero, LGBTQI+, pessoas com deficiência, entre outros. Também será debatido o papel das empresas na criação de soluções socioambientais e de perspectivas futuras para a cultura da doação no Brasil.
Para tratar desse assunto, o destaque do dia será Jean Case. Além dela, ainda haverá uma mesa para debater a força da liderança feminina, com participação de nomes como:
- Tania Cosentino, CEO da Microsoft Brasil;
- Rachel Maia, fundadora da RM Consulting e presidente do conselho consultivo da UNICEF;
- Luiza Trajano, presidente do conselho da Magazine Luiza.
Outro destaque do dia será o anúncio das vencedoras do Prêmio Mulheres que Transformam, iniciativa da XP para premiar as mulheres que têm ajudado a transformar diferentes mercados.
Dia “G” - Governança corporativa
No dia 4 de março, acontecerá o dia “G”, de governança corporativa. Nele, será discutido como a cultura corporativa e os líderes empresariais estão migrando para um modelo mais consciente e sustentável de negócios. Nesse sentido, a XP pretende aprofundar temas como grau de independência dos tomadores de decisão, diversidade e inclusão em diferentes níveis hierárquicos e transparência de informações.
Para participar do debate, estão convidados especialistas e representantes de cases de destaque no assunto, tais como:
- Raj Sisodia, co-fundador e co-presidente do Conscious Capitalism Inc. e Professor da Babson College;
- Halla Tomasdottir, empresária e CEO do B Team (organização que tem liderado um movimento global para ressignificar o papel dos negócios na sociedade) e ex-candidata à Presidência da Islândia;
- Luis Henrique Guimarães, CEO da Cosan;
- Marcelo Furtado, Fundador da Zscore/BlockC, Membro de Conselhos e do Comitê de Sustentabilidade da Duratex e da Marfrig
- Selma Moreira, Diretora do Fundo Baobá para Equidade Racial;
- Gilson Finkelsztain, CEO da B3;
- Renato Franklin, CEO da Movida.
Dia “ESG” - Investimentos sustentáveis
Por fim, no último dia da “Expert ESG”, em 5 de março, a XP pretende aprofundar como as dimensões social, ambiental e de governança estão sendo aplicadas nos investimentos. Para isso, será promovido um debate entre empresas e stakeholders sobre as possibilidades como agentes de mudança seguindo a ideologia ESG.
Para discutir este assunto, farão parte dos painéis personalidades como:
- Fiona Reynolds, CEO do Principles for Responsible Investments (PRI);
- Amit Bouri, CEO do Global Impact Investors Network (GIIN);
- Colin Le Duc, Sócio Fundador da Generation Investment Management.
- Alexandre Muller, Sócio e Gestor de Portfólio de Crédito na JGP Investimentos;
- Hilde Jenssen, CFA, Head of Fundamental Equities na Nordea Asset Management;
- Daniel Izzo, Cofundador e Sócio gestor da Vox Capital;
- Paulo Bellotti, Fundador e diretor executivo da MOV Investimentos;
- Eliane Lustosa, conselheira de empresas, ex-Diretora de Investimentos do BNDES;
Faça a sua inscrição para o evento aqui
Se ficou interessado pelo evento, basta fazer aqui a sua inscrição para participar. É só clicar, preencher o seu e-mail e aguardar pelo grande dia. Ao fazer o cadastro, você receberá informações em primeira mão sobre todos os dias do evento, e será notificado assim que cada um deles começar.
E não se preocupe: este ano, o evento será transmitido online e a participação é totalmente gratuita, além de contar com transmissão simultânea e libras. Portanto, não vejo motivos para você não participar... Clique aqui para conhecer as pautas que estão rodeando o mercado financeiro no que diz respeito ao meio ambiente, impacto social, governança corporativa e investimentos sustentáveis.
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é liberado da prisão com medidas cautelares; veja o que acontece agora
A desembargadora Solange Salgado da Silva concedeu o habeas corpus com a justificativa de que os delitos atribuídos ao banqueiro “não envolvem violência ou grave ameaça à pessoa”
Final da Libertadores 2025: veja quando e onde assistir a Palmeiras x Flamengo
A Final da Libertadores 2025 coloca Palmeiras x Flamengo frente a frente em Lima; veja horário, onde assistir e detalhes da grande decisão
Olho no prêmio: Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 27 milhões
Segundo a Caixa, o próximo sorteio acontece neste sábado, dia 29 de novembro, e quem vencer pode levar essa bolada para casa
Todos nós pagaremos a conta da liquidação do Banco Master, dizem especialistas; veja qual será o impacto no seu bolso
O FGC deve pagar os credores do Master e, assim, se descapitalizar. O custo para o fundo reconstituir capital será dividido entre todos
A cidade mais segura do estado de São Paulo fica a menos de 1 hora da capital; onde é e o que fazer?
A 40 km da capital paulista, essa cidade é uma das mais antigas de São Paulo e preserva um rico patrimônio histórico
Primeira parcela do 13º cai hoje (28); veja quem recebe, como calcular e o que muda na segunda parte
O 13º começa a entrar na conta dos brasileiros com a liberação da primeira parcela, sempre maior por não incluir descontos
Receita paga lote da malha fina nesta sexta (28); veja quem recebe e como consultar
Após regularizarem pendências com o Fisco, mais de 214 mil contribuintes recebem nesta sexta (28) o lote da malha fina, que inclui também restituições residuais de anos anteriores
Lotofácil desencanta e faz 1 novo milionário, mas Quina 6888 rouba a cena e paga o maior prêmio da noite
Basta acumular por um sorteio para que a Lotofácil se transforme em uma “máquina de milionários”; Super Sete promete o maior prêmio da noite desta sexta-feira (28).
Bolsa Família: Caixa paga último lote de novembro hoje (28) para NIS final 0
A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS
As pedras no caminho do Banco Central para cortar a Selic, segundo Galípolo
O presidente do BC participou de uma entrevista com o Itaú nesta quinta-feira (27) e falou sobre as dificuldades de atuação da autoridade monetária
Final da Libertadores 2025: Por que uma vitória do Palmeiras vai render mais dinheiro do que se o Flamengo levar a taça
Na Final da Libertadores 2025, Palmeiras x Flamengo disputam não só o título, mas também a maior premiação da história do torneio
Black Friday Amazon com até 60% de desconto: confira as principais ofertas em eletrônicos e os cupons disponíveis
Promoções antecipadas incluem Kindle, TVs, smartphones e mais; cupons chegam a R$ 500 enquanto durarem os estoques
Café faz bem para o coração? Novo estudo diz que sim
Pesquisa indica que até quem tem arritmia pode se beneficiar de uma das bebidas mais consumidas do mundo
Quem controla a empresa apontada como a maior devedora de impostos do Brasil
Megaoperação expõe a refinaria acusada de sonegar bilhões e ligada a redes do crime organizado
O que diz o projeto do devedor contumaz de impostos que tramita no Congresso? Entenda ponto a ponto
O objetivo da Receita Federal é punir empresários que abrem empresas apenas com o intuito de não pagar impostos
Concurso SEFAZ SP 2025: edital para Auditor Fiscal é publicado — 200 vagas e salário inicial de R$ 21,1 mil
Concurso público Sefaz SP oferece 200 vagas para Auditor Fiscal, com salários iniciais de R$ 21,1 mil e provas marcadas para fevereiro e março de 2026
Quanto vale hoje a mansão abandonada de Silvio Santos? Mais do que você imagina
Antigo refúgio da família Abravanel em Mairiporã, imóvel com deck na Represa da Cantareira, piscina, spa e casa de hóspedes ressurge reformado após anos de abandono
Como funcionava o esquema do Grupo Refit, maior devedor de impostos do país, segundo a Receita Federal
Antiga Refinaria de Manguinhos foi alvo da Operação Poço de Lobato, acusada de um sofisticado esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis
Essa cidade brasileira é a terceira maior do mundo, supera Portugal e Israel e tem mais cabeças de gado do que gente
Maior município do Brasil, Altamira supera o território de mais de 100 países e enfrenta desafios sociais, baixa densidade populacional e alta violência
Grupo Refit é alvo de megaoperação, com mandados contra 190 suspeitos; prejuízo é de R$ 26 bilhões aos cofres públicos
Os alvos da operação são suspeitos de integrarem uma organização criminosa e de praticarem crimes contra a ordem econômica e tributária e lavagem de dinheiro
