🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Letícia Flávia Pinheiro

Letícia Flávia Pinheiro

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), apaixonada por arte, cultura e tendências.

RADIO CASH

Serão os gestores substituídos por robôs? Entenda como funcionam os fundos quantitativos e a lógica por trás do famoso Zarathustra

No RadioCash dessa semana, o convidado da vez foi Rodrigo Terni, sócio-fundador da Giant Steps, a gestora do famoso fundo Zarathustra. Na entrevista, ele explica a tendência global da gestão sistemática nos fundos de investimento, como ela funciona e quais suas vantagens, confira:

Letícia Flávia Pinheiro
Letícia Flávia Pinheiro
2 de abril de 2021
8:00 - atualizado às 15:37
Imagem: Shutterstock

Para muitas pessoas, a principal vantagem do fundo de investimento é saber que você está entregando seu dinheiro para um gestor de confiança. Ele é o principal tomador de decisão de compra e venda de ativos e sabe exatamente onde e quando investir. Seu dinheiro, portanto, está seguro nas mãos de um profissional competente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, outras pessoas escolheram apostar em uma nova tendência do mercado e depositam sua confiança em fundos que se utilizam principalmente de computadores para a tomada de decisão. 

Já imaginou deixar seu dinheiro ‘nas mãos’ de máquinas? Essa é a proposta da gestão sistemática, ou também chamada de quantitativa: unir o trabalho de profissionais competentes à tecnologia de ponta.  

Quem explica mais sobre o funcionamento desse modelo de fundo é o Rodrigo Terni, fundador da gestora Giant Steps Capital, responsável por um dos famosos fundos sistemáticos, o Giant Zarathustra

Em entrevista ao podcast RadioCash, Rodrigo desvenda os principais tabus relacionados à “gestão quanti” em uma conversa descontraída com o chefe da área de análise da Empiricus, Felipe Miranda, o CIO da Vitreo, Jojo Wachsmann, e a jornalista Ana Westphalen. Você pode escutar a entrevista completa abaixo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia Também

Ou então, fique comigo. A seguir, te conto as principais discussões que você não pode deixar de saber se deseja estar atualizado no mercado financeiro:  

Fundos quantitativos: o que são e como funcionam 

Os fundos sistemáticos são aqueles em que um grupo de especialistas desenvolve modelos matemáticos, estatísticos e comportamentais para identificar ineficiências do mercado. 

Esses modelos são testados exaustivamente ao longo do tempo e, se aprovados, começam a operar para o fundo usando dados quantitativos para comprar e vender ativos de modo automatizado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferente do que pode parecer, esses fundos estão longe de serem geridos 100% por um computador consciente, que toma decisões sozinho. “Há uma equipe de pesquisadores, cientistas e gestores experientes que usam da tecnologia a seu favor para desenvolver estratégias mais robustas e eficientes”, explica o fundador da Giant Steps, Rodrigo Terni.

A lógica por trás do Giant Zarathustra 

Um dos carros chefes da gestora, o Giant Zarathustra (ou simplesmente Zara), é um dos famosos fundos sistemáticos no Brasil. E isso não é por acaso: 

Com nove anos de existência, o fundo teve um retorno acumulado de mais de 280% e já rendeu mais de 255% do CDI desde sua origem. Os resultados comprovam que é possível existir consistência a longo prazo e retornos expressivos em fundos geridos por máquinas, diferente do que muitos podem pensar.   

Para você ter uma ideia da consistência desse fundo, o Bruno Mérola, editor da carteira de Melhores Fundos de Investimentos da Empiricus, calculou o seguinte: se sorteássemos aleatoriamente um investidor do Zara que tenha ficado pelo menos dois anos investindo, há 97% de probabilidade de o escolhido ter ganhado do CDI. Na média, o retorno em janelas de dois anos alcançou CDI + 8,4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como funciona o Zarathustra, afinal?

Segundo Rodrigo Terni, o Zara funciona como um radar global que procura por momentos de pânico ou euforia, onde existam oportunidades rápidas e pontuais para obter um grande resultado. 

Ou seja, é um sistema que identifica o lado emocional do mercado e interpreta as melhores movimentações que podem ser feitas em cada caso. “Usamos nosso poder computacional para identificar grandes movimentações, decorrentes de momentos em que o ser humano está muito emocionado, e surfar nessa onda”, explica Terni. 

Mas como mensurar algo tão subjetivo quanto o comportamento humano, você pode estar pensando... 

De acordo com Rodrigo, há várias maneiras, mas um exemplo é analisando o destino do fluxo de dinheiro. “É possível identificar de forma clara alguns momentos onde o ser humano está muito eufórico. Isso acontece bastante no mercado de cripto ativos. Às vezes, a moeda começa a subir por pura euforia, efeito manada”, explica. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra forma de observar as tendências no mercado é pelas redes sociais. Você consegue entender se uma movimentação está sendo recebida de maneira positiva ou negativa no mercado. Tudo isso, graças à inteligência artificial e a tecnologia de ponta.

Se você ficou interessado pelo tema, recomendo escutar esse episódio do podcast na íntegra. O Rodrigo explica com detalhes o processo de tomada de decisão do Zarathustra e toda a estratégia de como unir a tecnologia sem deixar de lado a intuição. 

‘Joesley Day’, greve dos caminhoneiros e estouro do coronavírus: Como esses fundos reagem diante de cisnes negros? 

Cisne negro é um conceito do filósofo Nassim Taleb, que é um dos grandes especialistas em incertezas. Esse fenômeno pode ser considerado como um evento raro, bom ou ruim, de grande impacto na economia e na sociedade. Um momento considerado cisne negro foi o estopim da pandemia, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível a tecnologia prever cisne negros? Como ela reage diante desses episódios? 

No RadioCash, o fundador da Giant Steps revela que os fundos sistemáticos, assim como os tradicionais, se comprometem a ter boas proteções em seu portfólio. Afinal, elas são a peça-chave para a segurança do investidor e devem existir em qualquer fundo de investimento.  

Por outro lado, uma gestão quantitativa se destaca no momento de reação ao evento raro e nas tomadas de decisão envolvidas. O Rodrigo explica seu raciocínio por meio de uma comparação: 

Quando começou a estourar a pandemia no Brasil, em meados de março de 2020, o gestor tradicional teve pouco tempo hábil para pensar no que fazer. De forma abrupta, ele se depara com uma avalanche de informações para processar e logo teve que montar um quebra-cabeça com o que estava acontecendo, a fim de tomar uma decisão o mais rápido possível. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No meio de um turbilhão de informações, tomar uma decisão sem colocar as emoções em jogo é difícil. Por sua vez, a gestão sistematizada combate essa dificuldade ao apresentar um leque de caminhos e opções de forma imediata. 

“Com a tecologia que a Giant tem, temos mais velocidade e facilidade de processar as informações que decorrem do cisne negro. Assim, conseguimos pensar soluções mais rápido do que as demais gestoras. Temos uma capacidade de reação muito grande. Claro, não é perfeita. Mas me sinto mais confortável sabendo que, durante o cisne negro, eu já sei as decisões que vou tomar”, explica Rodrigo, que durante o podcast comenta a performance do Zarathustra no Joesley Day, na greve dos caminhoneiros e no estopim da pandemia. 

Caso você tenha ficado interessado em investir nesse modelo de fundo, você não pode deixar de escutar esse episódio do RadioCash. Afinal, não basta saber em que investir: você deve entender como a dinâmica funciona. E ninguém melhor para explicar isso do que um dos players mais importantes no mercado atual quando o assunto é fundo quantitativo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É fato que a tecnologia entrou de tal forma em nossas vidas que não tem como voltar atrás. E, ao que tudo indica, estamos caminhando para um mundo cada vez mais automatizado, em que máquinas nos entregam dados e soluções diariamente. Se os gestores serão substituídos por robôs no futuro, eu não sei. Mas essa nova forma de gestão me parece uma grande oportunidade para nós, investidores, termos no radar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Ano novo, contas em dia

MEI com boletos atrasados? Veja como parcelar dívidas e evitar problemas com o CNPJ

14 de janeiro de 2026 - 15:35

O microempreendedor individual pode se regularizar por meio do parcelamento dos débitos com a Receita Federal

TOUROS E URSOS #256

Petróleo em disputa: Venezuela, Irã e os riscos para a Petrobras (PETR4)

14 de janeiro de 2026 - 14:55

Vitor Sousa, analista da Genial Investimentos, fala no podcast Touros e Ursos sobre os impactos da situação da Venezuela e do Irã no mercado petroleiro

SOB INVESTIGAÇÃO

Quem é Nelson Tanure e por que o empresário entrou na mira da PF no caso do Banco Master

14 de janeiro de 2026 - 14:25

Investidor conhecido por apostas agressivas, o polêmico empresário agora é citado em investigações sobre o Banco Master; entenda o fio que conecta o investidor à polêmica

OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO

Dinheiro em espécie, relógios de alto valor e carros de luxo: o que a Polícia Federal apreendeu em operação que envolve Daniel Vorcaro e Nelson Tanure

14 de janeiro de 2026 - 12:30

Segunda etapa da Operação Compliance Zero recolhe dinheiro vivo, bens de luxo e bloqueia R$ 5,7 bilhões em investigação sobre o Banco Master

SÃO PAULO

Valor da Zona Azul é reajustado em São Paulo; veja quanto você vai passar a pagar para deixar o carro na rua

14 de janeiro de 2026 - 12:10

Aumento de 4,26% segue a inflação acumulada em 12 meses medida pelo IPCA

DIRETRIZES DO LEÃO

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária, mas barra trechos do texto; entenda o que o presidente vetou

14 de janeiro de 2026 - 11:31

Lula também lançou a Plataforma Digital da Reforma Tributária, a nova infraestrutura digital que dará sustentação ao sistema brasileiro

RENDA FIXA

BBB 26 pagará maior prêmio da história; veja quanto esse dinheiro renderia na renda fixa conservadora

14 de janeiro de 2026 - 10:40

O vencedor do BBB 26 levará para casa o dobro do valor da última edição

ENERGIA ILIMITADA? 

China acende seu “sol artificial” e chega mais perto de uma fonte de energia limpa e quase infinita

14 de janeiro de 2026 - 10:38

O reator experimental de fusão nuclear da China bate recordes, desafia limites da física e reforça a corrida global por uma fonte potencialmente ilimitada de energia 

SEGUNDA FASE

PF retoma cerco ao Banco Master e faz nova operação contra Daniel Vorcaro

14 de janeiro de 2026 - 7:45

As ordens judiciais têm como alvos endereços ligados ao banco e ao empresário nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro

POR POUCO

Loterias da Caixa batem na trave e prêmios da Mega-Sena, da Lotofácil e da Quina disparam

14 de janeiro de 2026 - 7:02

A noite de terça-feira (13) foi movimentada no Espaço da Sorte, com sorteios da Lotofácil, da Mega-Sena, da Quina, da Timemania e da Dia de Sorte

FASE DE TESTES

Governo lança plataforma da Reforma Tributária para ajudar empresas a se adaptarem às novas regras; veja funcionalidades

13 de janeiro de 2026 - 18:48

Portal centraliza serviços como apuração de tributos e consulta de documentos fiscais

BBB 2026

Prêmio do BBB 2026 é troco de pinga perto do que a Globo já arrecadou com patrocínios

13 de janeiro de 2026 - 14:56

Lucro da Globo ultrapassa R$ 1 bilhão apenas com o patrocínio de marcas no BBB 26

FICARAM DE FORA

CNH 2026: o novo benefício que motoristas idosos não terão direito

13 de janeiro de 2026 - 14:52

Novo sistema de renovação automática da CNH entrou em vigor, facilita a vida de parte dos motoristas, mas mantém regras mais rígidas para quem tem 70 anos ou mais

OFENSIVA CONTRA OS JUROS

Presidente do BC, Galípolo sai em defesa de Powell, após ataques de Trump e investigação do Departamento de Justiça

13 de janeiro de 2026 - 13:01

Powell está sob pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para cortar os juros no país. A mais recente investida é uma intimação com ameaça de acusação criminal, emitida pelo Departamento de Justiça (DoJ)

FRAUDE DO INSS

Quase 900 mil pessoas não aderiram ao acordo de devolução de descontos indevidos após fraude do INSS; confira passo a passo para resgatar

13 de janeiro de 2026 - 11:21

Quase R$ 3 bilhões já foram devolvidos e prazo para contestação de descontos vai até dia 14 de fevereiro, segundo o INSS

MAIS UMA OFENSIVA

Novo alvo, novo tarifaço: Trump anuncia taxas de 25% contra países que negociam com o Irã, inclusive o Brasil

13 de janeiro de 2026 - 10:11

Brasil vende commodities agrícolas como milho, soja e açúcar para o país no Oriente Médio, mas participação do Irã na balança comercial não é grande

MAIS VENDIDO PELO 5º ANO CONSECUTIVO

Carro de R$ 150 mil lidera vendas em 2025 com 142 mil unidades — número maior que a população de 95% das cidades do Brasil

13 de janeiro de 2026 - 10:09

Fiat Strada lidera o ranking como carro mais vendido pelo quinto ano seguido; volume em 2025 supera a população da maioria dos municípios brasileiros

SÓ DEU ELA

Lotofácil: 6 apostadores avançam na corrida rumo ao primeiro milhão, mas nem todos partem do mesmo ponto

13 de janeiro de 2026 - 6:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.

COBRANÇA DE IMPOSTOS

Reforma tributária: o que muda para pequenas empresas do Simples Nacional

12 de janeiro de 2026 - 14:55

A regra é voltada à tributação sobre consumo e altera a forma como bens e serviços são taxados no Brasil

NA ELITE PELA PRIMEIRA VEZ

Estádio de estreante do Paulistão tem gramado de Copa do Mundo, já recebeu jogo de Messi e vai ter primeira partida noturna em 31 anos

12 de janeiro de 2026 - 12:00

Gigante da Vila Industrial, estádio do Primavera, ganhou novo gramado Tahoma 31, utilizado em competições internacionais e previsto para a Copa do Mundo de 2026

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar