🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Letícia Flávia Pinheiro

Letícia Flávia Pinheiro

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora para os portais Seu Dinheiro e Money Times.

RADIO CASH

Serão os gestores substituídos por robôs? Entenda como funcionam os fundos quantitativos e a lógica por trás do famoso Zarathustra

No RadioCash dessa semana, o convidado da vez foi Rodrigo Terni, sócio-fundador da Giant Steps, a gestora do famoso fundo Zarathustra. Na entrevista, ele explica a tendência global da gestão sistemática nos fundos de investimento, como ela funciona e quais suas vantagens, confira:

Letícia Flávia Pinheiro
Letícia Flávia Pinheiro
2 de abril de 2021
8:00 - atualizado às 15:37
Imagem: Shutterstock

Para muitas pessoas, a principal vantagem do fundo de investimento é saber que você está entregando seu dinheiro para um gestor de confiança. Ele é o principal tomador de decisão de compra e venda de ativos e sabe exatamente onde e quando investir. Seu dinheiro, portanto, está seguro nas mãos de um profissional competente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, outras pessoas escolheram apostar em uma nova tendência do mercado e depositam sua confiança em fundos que se utilizam principalmente de computadores para a tomada de decisão. 

Já imaginou deixar seu dinheiro ‘nas mãos’ de máquinas? Essa é a proposta da gestão sistemática, ou também chamada de quantitativa: unir o trabalho de profissionais competentes à tecnologia de ponta.  

Quem explica mais sobre o funcionamento desse modelo de fundo é o Rodrigo Terni, fundador da gestora Giant Steps Capital, responsável por um dos famosos fundos sistemáticos, o Giant Zarathustra

Em entrevista ao podcast RadioCash, Rodrigo desvenda os principais tabus relacionados à “gestão quanti” em uma conversa descontraída com o chefe da área de análise da Empiricus, Felipe Miranda, o CIO da Vitreo, Jojo Wachsmann, e a jornalista Ana Westphalen. Você pode escutar a entrevista completa abaixo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia Também

Ou então, fique comigo. A seguir, te conto as principais discussões que você não pode deixar de saber se deseja estar atualizado no mercado financeiro:  

Fundos quantitativos: o que são e como funcionam 

Os fundos sistemáticos são aqueles em que um grupo de especialistas desenvolve modelos matemáticos, estatísticos e comportamentais para identificar ineficiências do mercado. 

Esses modelos são testados exaustivamente ao longo do tempo e, se aprovados, começam a operar para o fundo usando dados quantitativos para comprar e vender ativos de modo automatizado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferente do que pode parecer, esses fundos estão longe de serem geridos 100% por um computador consciente, que toma decisões sozinho. “Há uma equipe de pesquisadores, cientistas e gestores experientes que usam da tecnologia a seu favor para desenvolver estratégias mais robustas e eficientes”, explica o fundador da Giant Steps, Rodrigo Terni.

A lógica por trás do Giant Zarathustra 

Um dos carros chefes da gestora, o Giant Zarathustra (ou simplesmente Zara), é um dos famosos fundos sistemáticos no Brasil. E isso não é por acaso: 

Com nove anos de existência, o fundo teve um retorno acumulado de mais de 280% e já rendeu mais de 255% do CDI desde sua origem. Os resultados comprovam que é possível existir consistência a longo prazo e retornos expressivos em fundos geridos por máquinas, diferente do que muitos podem pensar.   

Para você ter uma ideia da consistência desse fundo, o Bruno Mérola, editor da carteira de Melhores Fundos de Investimentos da Empiricus, calculou o seguinte: se sorteássemos aleatoriamente um investidor do Zara que tenha ficado pelo menos dois anos investindo, há 97% de probabilidade de o escolhido ter ganhado do CDI. Na média, o retorno em janelas de dois anos alcançou CDI + 8,4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como funciona o Zarathustra, afinal?

Segundo Rodrigo Terni, o Zara funciona como um radar global que procura por momentos de pânico ou euforia, onde existam oportunidades rápidas e pontuais para obter um grande resultado. 

Ou seja, é um sistema que identifica o lado emocional do mercado e interpreta as melhores movimentações que podem ser feitas em cada caso. “Usamos nosso poder computacional para identificar grandes movimentações, decorrentes de momentos em que o ser humano está muito emocionado, e surfar nessa onda”, explica Terni. 

Mas como mensurar algo tão subjetivo quanto o comportamento humano, você pode estar pensando... 

De acordo com Rodrigo, há várias maneiras, mas um exemplo é analisando o destino do fluxo de dinheiro. “É possível identificar de forma clara alguns momentos onde o ser humano está muito eufórico. Isso acontece bastante no mercado de cripto ativos. Às vezes, a moeda começa a subir por pura euforia, efeito manada”, explica. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra forma de observar as tendências no mercado é pelas redes sociais. Você consegue entender se uma movimentação está sendo recebida de maneira positiva ou negativa no mercado. Tudo isso, graças à inteligência artificial e a tecnologia de ponta.

Se você ficou interessado pelo tema, recomendo escutar esse episódio do podcast na íntegra. O Rodrigo explica com detalhes o processo de tomada de decisão do Zarathustra e toda a estratégia de como unir a tecnologia sem deixar de lado a intuição. 

‘Joesley Day’, greve dos caminhoneiros e estouro do coronavírus: Como esses fundos reagem diante de cisnes negros? 

Cisne negro é um conceito do filósofo Nassim Taleb, que é um dos grandes especialistas em incertezas. Esse fenômeno pode ser considerado como um evento raro, bom ou ruim, de grande impacto na economia e na sociedade. Um momento considerado cisne negro foi o estopim da pandemia, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível a tecnologia prever cisne negros? Como ela reage diante desses episódios? 

No RadioCash, o fundador da Giant Steps revela que os fundos sistemáticos, assim como os tradicionais, se comprometem a ter boas proteções em seu portfólio. Afinal, elas são a peça-chave para a segurança do investidor e devem existir em qualquer fundo de investimento.  

Por outro lado, uma gestão quantitativa se destaca no momento de reação ao evento raro e nas tomadas de decisão envolvidas. O Rodrigo explica seu raciocínio por meio de uma comparação: 

Quando começou a estourar a pandemia no Brasil, em meados de março de 2020, o gestor tradicional teve pouco tempo hábil para pensar no que fazer. De forma abrupta, ele se depara com uma avalanche de informações para processar e logo teve que montar um quebra-cabeça com o que estava acontecendo, a fim de tomar uma decisão o mais rápido possível. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No meio de um turbilhão de informações, tomar uma decisão sem colocar as emoções em jogo é difícil. Por sua vez, a gestão sistematizada combate essa dificuldade ao apresentar um leque de caminhos e opções de forma imediata. 

“Com a tecologia que a Giant tem, temos mais velocidade e facilidade de processar as informações que decorrem do cisne negro. Assim, conseguimos pensar soluções mais rápido do que as demais gestoras. Temos uma capacidade de reação muito grande. Claro, não é perfeita. Mas me sinto mais confortável sabendo que, durante o cisne negro, eu já sei as decisões que vou tomar”, explica Rodrigo, que durante o podcast comenta a performance do Zarathustra no Joesley Day, na greve dos caminhoneiros e no estopim da pandemia. 

Caso você tenha ficado interessado em investir nesse modelo de fundo, você não pode deixar de escutar esse episódio do RadioCash. Afinal, não basta saber em que investir: você deve entender como a dinâmica funciona. E ninguém melhor para explicar isso do que um dos players mais importantes no mercado atual quando o assunto é fundo quantitativo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É fato que a tecnologia entrou de tal forma em nossas vidas que não tem como voltar atrás. E, ao que tudo indica, estamos caminhando para um mundo cada vez mais automatizado, em que máquinas nos entregam dados e soluções diariamente. Se os gestores serão substituídos por robôs no futuro, eu não sei. Mas essa nova forma de gestão me parece uma grande oportunidade para nós, investidores, termos no radar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
QUEM VAI LEVAR O ESTÚDIO?

Por que os shoppings brasileiros devem se preocupar com a disputa entre Netflix e Paramount pela Warner

13 de dezembro de 2025 - 14:25

Representantes das redes brasileiras de cinema chegaram a criticar a venda da Warner para gigantes do streaming

APAGÃO APÓS VENDAVAL

Enel tem até 12 horas para restabelecer energia em SP, e Ricardo Nunes pede ajuda ao presidente Lula

13 de dezembro de 2025 - 12:27

Em caso de não cumprimento da decisão, a empresa será penalizada com uma multa de R$ 200 mil por hora

SOB INVESTIGAÇÃO

Daniel Vorcaro na CPI do INSS: Toffoli impede colegiado de acessar dados bancários e fiscais do dono do Banco Master

13 de dezembro de 2025 - 11:23

A CPI do INSS havia aprovado a quebra de sigilos e a convocação de Vorcaro para esclarecer a atuação do Banco Master com produtos financeiros

LOTERIAS

Mega-Sena sorteia R$ 44 milhões hoje, e Lotofácil 3561 faz um novo milionário; confira as loterias deste fim de semana

13 de dezembro de 2025 - 9:33

Embora a Mega-Sena seja o carro-chefe das loterias da Caixa, um outro sorteio rouba a cena hoje

QUALIDADE DE VIDA

Cidade que fica a apenas 103km de São Paulo é uma das melhores do Brasil para morar

12 de dezembro de 2025 - 12:20

A 103 km da capital paulista, Indaiatuba se destaca no Índice de Progresso Social por segurança, infraestrutura, serviços públicos e qualidade de vida acima da média

CORRIDA MILIONÁRIA

Mega-Sena 2951 vai a R$ 44 milhões, mas Timemania assume a liderança com R$ 65 milhões; Lotofácil garante sete novos milionários

12 de dezembro de 2025 - 10:21

Mega-Sena e Timemania concentram as maiores boladas da semana, em meio a um cenário de acúmulos que atinge Quina, Lotomania, Dupla Sena, Dia de Sorte, Super Sete e +Milionária  

NIS FINAL 3

Bolsa Família mantém calendário adiantado e paga parcela de dezembro para NIS final 3 nesta sexta (12)

12 de dezembro de 2025 - 5:43

Com liberação antes do Natal, beneficiários com NIS terminado em 3 recebem nesta sexta; valor médio segue em R$ 691,37 com reforço dos adicionais

ANO NOVO, TAXA NOVA

Bruno Serra, da Itaú Asset, diz que Selic cai em janeiro e conta o que precisa acontecer para os juros chegarem a um dígito

11 de dezembro de 2025 - 19:50

O cenário traçado pelo time do Itaú Janeiro prevê um corte inicial de 25 pontos-base (pb), seguido por reduções mais agressivas — de 75 pb ou mais — a partir de março

PERDER O SONO

Tarifas, conflitos geopolíticos, inflação: quais são as principais preocupações dos bilionários para 2026

11 de dezembro de 2025 - 15:59

O receio das tarifas — exacerbado pela política tarifária dos Estados Unidos sob o presidente Donald Trump — é o maior entre os respondentes da pesquisa

O PÓS-COPOM

David Beker, do Bank of America, mantém projeção otimista para os juros: corte de 0,50 p.p. em janeiro e Selic a 11,25% em 2026

11 de dezembro de 2025 - 13:07

Economista-chefe do BofA acredita que o Copom não precisa sinalizar no comunicado antes de fazer qualquer ajuste e mantém olhar otimista para a política monetária

CAIU AÍ?

Ficou sem luz? Veja quanto custa um gerador para sua casa

11 de dezembro de 2025 - 13:01

Com a falta de luz atingindo milhões, veja quanto custa investir em um gerador para manter sua casa funcionando durante apagões prolongados

APOIO AO EMPREENDEDOR

Governo lança pacote “MEI em Ação” com novo app unificado, assistente virtual com IA e capacitações

11 de dezembro de 2025 - 11:32

O app Meu MEI Digital passa a reunir os serviços do Portal do Empreendedor com atalhos para formalização, alteração de dados e emissão de NF-e

DAQUI POUCO MAIS DE 6 MESES

Como comprar ingressos para Copa do Mundo 2026: nova fase abre hoje

11 de dezembro de 2025 - 10:35

Fifa abre nova fase de vendas da Copa do Mundo 2026; veja como se inscrever, participar do sorteio e garantir ingressos para acompanhar os jogos nos EUA, México e Canadá

ÚLTIMO DO ANO

Selic se mantém em 15% ao ano e Copom joga balde de água fria nos mercados ao não sinalizar corte nos juros

10 de dezembro de 2025 - 19:07

O Copom não entregou a sinalização que o mercado esperava e manteve o tom duro do comunicado, indicando que os cortes na Selic podem demorar ainda

BOLETO DO MEI

Valor do novo salário-mínimo altera contribuição para MEI; veja quanto fica

10 de dezembro de 2025 - 18:31

O piso nacional será de R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026 e aumenta o valor da tributação dos microempreendedores individuais

CEIA SALGADA

Ceia de Natal 2025: veja os alimentos que mais tiveram alta nos preços

10 de dezembro de 2025 - 17:22

Com bacalhau, lombo e aves natalinas em alta, a ceia fica mais pesada no bolso; azeite e pernil registram queda

EM BUSCA DO (BI) MILHÃO

Aprenda com os bilionários: 5 hábitos financeiros de Elon Musk e Warren Buffett que podem te ajudar a construir patrimônio

10 de dezembro de 2025 - 17:00

Hábitos de bilionários como Warren Buffett, Elon Musk e Jeff Bezos mostram como visão de longo prazo, disciplina, diversificação e juros compostos podem impulsionar a construção de patrimônio

AGORA VAI?

Este parque marcou uma geração, quase quebrou — e agora mira recuperar os tempos de ouro

10 de dezembro de 2025 - 16:04

Hopi Hari encerra recuperação judicial, reduz dívida e anuncia R$ 280 milhões em investimentos até 2028

UM COPO DE ÁGUA NÃO SE NEGA

Lei da água gratuita: as cidades e Estados onde bares e restaurantes são obrigados a oferecer água potável sem custo 

10 de dezembro de 2025 - 14:02

Brasil vive um cenário fragmentado: leis estaduais caíram, outras sobreviveram, e um projeto nacional tenta unificar a regra

BILHÕES A MAIS NO BOLSO

Por que o BTG espera que os lucros disparem até 17% no ano que vem — e que ações mais ganham com isso

10 de dezembro de 2025 - 11:26

Banco projeta lucro R$ 33,78 bilhões maior para empresas: parte dessa alta vem das empresas que vendem principalmente no mercado doméstico,pressionado com os juros altos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar