🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

Victor Aguiar

Victor Aguiar

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.

O mercado e a vacina

Fundo Verde tem ganho de 0,58% em maio e economista pede mudança no critério de vacinação

O Fundo Verde deixou o debate macroeconômico e estratégico de lado na carta de maio, optando por discutir a eficácia do programa de vacinação

Victor Aguiar
Victor Aguiar
10 de junho de 2021
11:53 - atualizado às 12:06
Luis Stuhlberger, sócio da Verde Asset, que administra o Fundo Verde
Luis Stuhlberger, sócio da Verde Asset, durante evento promovido pelo Credit Suisse - Imagem: Fotoka/Divulgação

O Fundo Verde, um dos mais tradicionais veículos de investimento multimercado do país — e que conta com o experiente gestor Luis Stuhlberger na linha de frente — teve um desempenho modesto em maio, com ganhos de 0,58%.

É mais que o dobro do CDI, cujo rendimento ficou em 0,27% no mês passado, é verdade. Ainda assim, chama a atenção o fato de que o saldo positivo do Verde se deve quase que exclusivamente ao alocamento em ações, com ganho de 0,83% — os books de moedas (-0,14%) e renda fixa (-0,05%) ficaram no vermelho.

"As perdas no mês vieram da posição comprada em dólar contra o real e da posição tomada em juros nos Estados Unidos", diz a Verde Asset, na carta do fundo em maio. Em termos de cenário macro, a gestora destaca as discussões a respeito do possível superaquecimento da economia global e um consequente choque inflacionário.

No entanto, nada disso foi debatido com maior profundidade no documento. As lâminas de desempenho estão todas lá, mas o destaque da carta fica com um artigo do economista-chefe da Asset, Daniel Leichsenring. O tema é, no mínimo, controverso: ele defende uma mudança nos critérios de vacinação, sem prioridade às pessoas com comorbidades.

Fundo Verde em maio

Fundo Verde e a vacina

Usando dados do Ministério da Saúde, Leichsenring fez uma análise tipicamente econômica do programa de vacinação: comparou a quantidade de doses distribuídas aos estados com os números de aplicações.

A conclusão, em bom economês, é a de que os recursos não estão sendo alocados da maneira mais eficiente: os estoques estão aumentando desde que começou a ser dada prioridade às pessoas com comorbidades.

Leia Também

"Nunca tivemos uma situação tão favorável do ponto de vista da disponibilidade de vacinas (o que não significa que é boa, mas é melhor do que jamais foi). Os estoques seguem subindo", diz o economista.

Gráfico Fundo Verde Vacinas

Sem apresentar dados, Leichsenring diz que "praticamente não há filas em muitos postos de vacinação nas capitais" e que "todos os dias, nos postos, sobram vacinas e faltam pessoas". E, segundo o economista, a explicação para esses supostos fatos estaria no critério de comorbidades.

Para ele, trata-se de um filtro impreciso e com inúmeras variáveis, o que dificulta a delimitação do grupo a ser vacinado e pode superestimar o tamanho da população que se encaixa. E, para corrigir essas distorções, o economista propõe o retorno do critério por idade.

"No ritmo atual, o estoque equivale a 42 dias de vacinação, sem contar com nenhuma entrega adicional. As entregas seguem acontecendo, e acelerando", diz Leichsenring, argumentando que, dentro do critério de idade, pode-se definir grupos prioritários.

Vacinas e a economia

E por que a carta do Fundo Verde fala tanto de vacinas?

No curto trecho em que se dedica a discutir o cenário macroeconômico, a gestora cita que o Brasil vem mostrando um desempenho econômico superior às expectativas, mas que a retomada poderia ser ainda mais rápida caso a vacinação no país fosse acelerada.

Em março deste ano, Luis Stuhlberger disse estar decepcionado com a condução da pandemia pelo governo Bolsonaro e que, dados os impactos econômicos das decisões da administração federal, não pretendia votar novamente no atual presidente em 2022 caso uma mudança radical não fosse colocada em prática.

No entanto, a Verde Asset nunca tinha feito críticas tão nítidas ao programa de vacinação, em especial à estratégia adotada pelo governo de São Paulo, comandado por João Dória — desafeto público do presidente.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2021, o Fundo Verde acumula ganhos de 3,74%, ajudado pelo bom desempenho das alocações em ações (2,15%) e em renda fixa (+2,67%) — o book de moedas, por outro lado, tem perda de 0,38%. O CDI avança 0,96% no mesmo período.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BC PRESSIONADO

Meta de inflação de 3% é plausível para o Brasil? Veja o que dizem economistas sobre os preços que não cedem no país

10 de julho de 2025 - 9:39

Com juros nas alturas e IPCA a 5,35%, o Banco Central se prepara para mais uma explicação oficial, sem a meta de 3% no horizonte próximo

LOTERIAS

Lotofácil, Quina e Dupla Sena dividem os holofotes com 8 novos milionários (e um quase)

10 de julho de 2025 - 7:01

Enquanto isso, começa a valer hoje o reajuste dos preços para as apostas na Lotofácil, na Quina, na Mega-Sena e em outras loterias da Caixa

PEGOU MAL PRA QUEM?

De Lula aos representantes das indústrias: as reações à tarifa de 50% de Trump sobre o Brasil

9 de julho de 2025 - 20:15

O presidente brasileiro promete acionar a lei de reciprocidade brasileira para responder à taxa extra dos EUA, que deve entrar em vigor em 1 de agosto

NÃO ESCAPAMOS

Tarifa de 50% de Trump contra o Brasil vem aí, derruba a bolsa, faz juros dispararem e provoca reação do governo Lula

9 de julho de 2025 - 17:18

O Ibovespa futuro passou a cair mais de 2,5%, enquanto o dólar para agosto renovou máxima a R$ 5,603, subindo mais de 2%

FÁCIL FALAR, DIFÍCIL CONTROLAR A INFLAÇÃO

Não adianta criticar os juros e pedir para BC ignorar a meta, diz Galípolo: “inflação ainda incomoda bastante”

9 de julho de 2025 - 15:14

O presidente do Banco Central participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados e ressaltou que a inflação na meta é objetivo indiscutível

LOTERIAS

Lotofácil deixa duas pessoas mais próximas do primeiro milhão; Mega-Sena e Quina acumulam

9 de julho de 2025 - 6:36

Como hoje só é feriado no Estado de São Paulo, a Lotofácil, a Quina e outras loterias da Caixa terão novos sorteios hoje

NO LIMITE DA POTÊNCIA

Horário de verão pode voltar para evitar apagão; ONS explica o que deve acontecer agora

8 de julho de 2025 - 19:01

Déficit estrutural se aprofunda e governo pode decidir em agosto sobre retorno da medida extinta em 2019

“A META É TRÊS”

Galípolo diz que dorme tranquilo com Selic em 15% e que o importante é perseguir a meta da inflação

8 de julho de 2025 - 16:59

Com os maiores juros desde 2026, Galípolo dispensa faixa e flores: “dificilmente vamos ganhar o torneio de Miss Simpatia no ano de 2025”

BALANÇO DA INDÚSTRIA

Investidores sacam R$ 38 bilhões de fundos no ano, e perdem a oportunidade de uma rentabilidade de até 35,8% em uma classe

8 de julho de 2025 - 12:57

Dados da Anbima mostram que a sangria dos multimercados continua, mas pelo menos a rentabilidade foi recuperada, superando o CDI com folga

HORA DE COMPRAR?

Cury (CURY3): ações sobem na bolsa depois da prévia operacional do segundo trimestre; bancos dizem o que fazer com os papéis

8 de julho de 2025 - 12:33

Na visão do Itaú BBA, os resultados vieram neutros com algumas linhas do balanço vindo abaixo das expectativas. O BTG Pactual também não viu nada de muito extraordinário

TOUROS E URSOS #229

Bolsa, dólar ou juros?  A estratégia para vencer o CDI com os juros a 15% ao ano

8 de julho de 2025 - 11:00

No Touros e Ursos desta semana, Paula Moreno, sócia e co-CIO da Armor Capital, fala sobre a estratégia da casa para ter um retorno maior do que o do benchmark

LOTERIAS

Lotofácil inicia a semana com um novo milionário; Quina acumula e Mega-Sena corre hoje valendo uma fortuna

8 de julho de 2025 - 6:03

O ganhador ou a ganhadora do concurso 3436 da Lotofácil efetuou sua aposta em uma casa lotérica nos arredores de São Luís do Maranhão

EIXO ESTRATÉGICO

Cruzar do Atlântico ao Pacífico de trem? Brasil e China dão primeiro passo para criar a ferrovia bioceânica; entenda o projeto

7 de julho de 2025 - 17:22

O projeto pretende unir as ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia Norte-Sul (FNS) ao recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru.

MODO ECONOMIA

Primeira classe só para Haddad: Fazenda suspende gastos em 2025; confira a lista de cortes da pasta

7 de julho de 2025 - 17:02

A medida acontece em meio à dificuldade do governo de fechar as contas públicas dentro da meta fiscal estabelecida para o ano

PARA SE ORGANIZAR

Bolsa, bancos, Correios e INSS: o que abre e fecha no feriado de 9 de julho em São Paulo

7 de julho de 2025 - 16:03

A pausa pela Revolução Constitucionalista de 1932 não é geral; saiba como funciona a Faria Lima, os bancos e mais

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: IPCA, ata do Fed e as tarifas de Trump; confira o que deve mexer com os mercados nos próximos dias

7 de julho de 2025 - 6:45

Semana marcada pelo fim do prazo para as tarifas dos EUA em 9 de julho, divulgação das atas do Fed e do BoE, feriado em São Paulo e uma série de indicadores-chave para orientar os mercados no Brasil e no mundo

TEMA POLÊMICO

ChatGPT vai ter que pagar direitos autorais? Brics acende discussão sobre ‘injustiça’ da inteligência artificial  

6 de julho de 2025 - 14:39

Mais uma vez, países emergentes e países desenvolvidos devem entrar em uma disputa sobre os termos para tratamento de informações

BOMBOU NO SD

O roubo do século, o voto de confiança para o Banco do Brasil (BBAS3), o super iate da Ferrari e os novos milionários do Brasil chamam a atenção nesta semana 

6 de julho de 2025 - 13:11

Veja as notícias mais lidas no Seu Dinheiro de domingo passado (29) para cá

LOTERIAS

Mega-Sena acumula para R$ 28 milhões e Lotofácil tem ganhador ‘fominha’ de Roraima que leva o prêmio inteiro sozinho

6 de julho de 2025 - 10:24

Sorteios do concurso 2884 da Mega e do 3435 da Lotofácil aconteceram na noite deste sábado (5)

LOTERIAS

Além da Mega-Sena, você tem mais 2 chances para ficar milionário hoje; veja os prêmios das loterias

5 de julho de 2025 - 15:31

Loterias da Caixa revelam os números ganhadores nesta noite

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar