Menu
2021-05-06T18:16:03-03:00
Estadão Conteúdo
Queda no apetite

Fed sinaliza risco de tombo nos preços de ativos em relatório de estabilidade

O banco central dos EUA demonstrou preocupação com um possível declínio no apetito ao risco dos investidores norte-americanos

6 de maio de 2021
18:16
Fed
Imagem: Shutterstock

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) divulgou nesta quinta-feira (6) o relatório semianual de estabilidade financeira, em que descreveu persistentes riscos decorrentes da pandemia de coronavírus e destacou a vulnerabilidade dos mercados.

Segundo o documento, a acelerada recuperação da economia, em meio à vacinação contra a covid-19, impulsionou os preços de ativos ainda mais em relação aos já elevados níveis de 2020.

"Se houver declínio do apetite por risco de níveis elevados, uma ampla gama de preços dos ativos pode ficar vulneráveis a quedas grandes e repentinas, o que pode levar a um estresse mais amplo para o sistema financeiro", alerta a instituição.

Risco baixo para as financeiras

Na análise do Fed, os riscos associados à covid-19 seguem altos. Ainda assim, a autoridade monetária enxerga o sistema bancário com boa capitalização, mas adverte que os setores mais afetados pela crise podem infligir problemas de crédito. Já as dívidas das famílias, em relação à renda total, foram descritas como "moderadas".

"Os riscos de financiamento em bancos domésticos permanecem baixos, porque esses bancos dependem apenas modestamente com financiamento de atacado de curto prazo e mantêm participações consideráveis em ativos líquido de alta qualidade", pontua.

A instituição presidida por Jerome Powell reconheceu ainda a escalada dos juros dos Treasuries, ponderou que os rendimentos estão em patamares historicamente baixos.

"Um aumento nos prêmios de longo prazo, se não for acompanhado por um fortalecimento do perspectiva econômica, poderia exercer pressão negativa sobre as avaliações em uma variedade de mercados", reiterou.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

seu dinheiro na sua noite

IPO da Smart Fit: vai sair da jaula o monstro!

Eu nunca fui muito de academia, confesso. Já tive meus tempos de malhar regularmente, mas nunca consegui tomar gosto pela coisa. Exercícios repetitivos não me cativam, meu negócio sempre foi dançar, de preferência em turma, com professor e horário, se não eu falto. Como você deve imaginar, entre meus colegas jornalistas não é muito diferente. […]

atenção, acionista

Vale eleva valor de dividendo a ser em pago em 30 de junho para R$ 2,189 por ação

No dia 17 de junho, a empresa tinha informado o pagamento de R$ 2,177 de dividendo por ação; demais condições da distribuição não serão alteradas

de olho na inovação

Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto

Segundo ele, ela não se confunde com os criptoativos, como o bitcoin, que não têm característica de moeda, mas sim de ativos

em audiência

Yellen diz esperar apoio do G-20 para proposta de imposto corporativo global

Grupo das 20 maiores economias do mundo se reúne em julho e deve debater o assunto

retomada

PIB da Argentina sobe 2,6% no 1º trimestre

Na comparação com igual período do ano passado, o avanço foi de 2,5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies