O uso de criptomoedas como forma de pagamento está proibido na Turquia. Após meses de turbulência econômica que levaram os investidores a trocarem a lira turca por bitcoins, o país decidiu banir moedas digitais a partir do dia 30 de abril.
O bitcoin, principal alvo da proibição, não reagiu bem à notícia e, por volta das 13h40, recuava 2%, cotado a US$ 61.460. A volatilidade das criptomoedas, aliás, foi um dos elementos utilizados pelo Banco Central turco para justificar a decisão.
A instituição também alega, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (16), que os ativos "não estão sujeitos a regulação, mecanismos de supervisão ou a uma autoridade regulatória central" e podem ser utilizados para atividades ilegais.
E a lira turca?
As criptomoedas ganharam atratividade entre os turcos após fortes quedas da moeda local, ante o dólar, nas últimas semanas. O movimento foi o ponto final em uma cadeia de reações que se iniciou com a elevação agressiva das taxas de juros da Turquia e terminou com a abrupta mudança na presidência do BC por ordem do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.
Na última quinta-feira (16), o BC turco decidiu manter seu juro básico em 19%. Este foi o primeiro anúncio de política monetária sob a direção de Sahap Kavcioglu.
Com informações do Estadão Conteúdo