O Deutsche Bank espera que o bitcoin permaneça "ultra-volátil" devido à sua negociabilidade limitada, acrescentando ainda que algumas poucas compras ou vendas nesse mercado poderiam impactar significativamente o equilíbrio entre oferta e demanda da criptomoeda.
Em relatório publicado na última semana, os analistas do banco alemão destacaram a falta de liquidez do bitcoin, cuja oferta é limitada a 21 milhões, como um obstáculo. "Como investimento, a liquidez do bitcoin permanece baixa", diz o documento.
Até hoje, cerca de 18,7 milhões de bitcoins - 89% do total - já foram minerados e estão em circulação. O limite de 21 milhões garantido pelo algoritmo da criptomoeda será atingido no ano 2140. Essa oferta limitada faz com o bitcoin seja comparado ao ouro como reserva de valor.
O Deutsche Bank também questionou a avaliação crescente do valor do bitcoin e se é o bastante para que o criptoativo evolua para uma classe de ativos, no sentido tradicional. O banco acredita que haverá mais clareza sobre isso dentro de dois ou três anos.
"O valor de mercado de US$ 1 trilhão do bitcoin faz com que ele seja importante demais para ser ignorado", diz o relatório. "Algumas pessoas acham que o bitcoin é uma commodity. Outras, que é uma moeda. Alguns poucos o consideram uma ação. No entanto, seu valor de mercado figura entre os dez maiores, tanto de moedas quanto de ações", diz o relatório.
Recentemente, o bitcoin atingiu seu recorde histórico, chegando a ultrapassar os US$ 60 mil. Apenas em 2021, criptomoeda praticamente já dobrou de preço.
*Com informações do Business Insider.