Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-02-05T11:30:09-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
tá ruim ainda

Abertura de vagas nos EUA em janeiro fica abaixo do esperado

Situação abre caminho para Fed manter estímulos monetários e pode estimular votação de pacote fiscal de Biden

5 de fevereiro de 2021
11:27 - atualizado às 11:30
desemprego estados unidos
Imagem: Shuttertstock

Depois de encerrar 2020 com fechamento de vagas, os Estados Unidos voltaram a registrar abertura de postos de trabalho em janeiro, mas o país ainda enfrenta as duras consequências que a pandemia de covid-19 teve na economia.

A situação abre caminho para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manter os estímulos monetários por mais tempo e pode estimular a votação do pacote fiscal proposto pelo presidente Joe Biden.

Os números

Dados divulgados pelo Departamento do Trabalho americano nesta sexta-feira (5) mostram que a taxa de desemprego recuou 0,4 ponto percentual (p.p.) no mês passado, para 6,3%, enquanto o número de vagas criadas somou 49 mil.

A quantidade de postos de trabalho abertos ficou um pouco abaixo da mediana das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de geração de 50 mil vagas.

Ainda que a taxa de desemprego tenha recuado, e o número de pessoas sem trabalho tenha caído para 10,1 milhões, abaixo do pico registrado em abril do ano passado, eles permanecem muito acima dos níveis pré-pandemia

Segundo o Departamento, o mercado de trabalho dos Estados Unidos continuou refletindo os efeitos da pandemia de covid-19.

“O dado reforça a tese de que a recuperação da economia americana não será linear. Por outro lado, mantém também pressão elevada pelo avanço do pacote de estímulo fiscal e manutenção dos parâmetros de política monetária inalterada por longo período de tempo”, diz, em nota, o estrategista-chefe do banco digital modalmais, Felipe Sichel.

Piora dos números de dezembro

Os dados também trouxeram uma notícia negativa, a piora dos números de vagas fechadas em dezembro.

Os dados revisados apontam para o fechamento de 227 mil postos de trabalho, e não mais 140 mil como divulgado inicialmente.

A situação ocorreu num período em que os Estados Unidos viram um aumento no número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, forçando muitos estados a impor medidas de lockdown, gerando demissões em áreas como restaurantes e hotéis.

Foi justamente o segmento de lazer e hospitalidade que registrou o maior número de postos de trabalho fechados, junto com varejo, saúde e transportes. Os segmentos que puxaram a alta de janeiro foram serviços e educação.  

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Ele está de volta?

Setores fazem pressão por volta do horário de verão

Criado com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar durante a época mais quente do ano, o horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas e adotado em caráter permanente a partir de 2008.

MANOBRAS

Juiz põe no banco dos réus ex-gestores do banco Máxima por gestão fraudulenta

O Banco Máxima S.A. informa que seus atuais acionistas assumiram a administração do banco em 2018, após aprovação pelo Banco Central, e que os integrantes da antiga gestão não têm mais qualquer relação com a instituição financeira

Foguete? Tô fora!

Warren Buffet: o bilionário que não quer conhecer as estrelas

Enquanto Bezos, Musk e Branson protagonizam a nova corrida especial, o Oráculo de Omaha prefere apenas observar

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies