Menu
2021-02-05T11:30:09-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
tá ruim ainda

Abertura de vagas nos EUA em janeiro fica abaixo do esperado

Situação abre caminho para Fed manter estímulos monetários e pode estimular votação de pacote fiscal de Biden

5 de fevereiro de 2021
11:27 - atualizado às 11:30
Covid-19,Economic,Stimulus,Check,On,Blurred,Usa,Flag,Background.,Relief
Imagem: Shuttertstock

Depois de encerrar 2020 com fechamento de vagas, os Estados Unidos voltaram a registrar abertura de postos de trabalho em janeiro, mas o país ainda enfrenta as duras consequências que a pandemia de covid-19 teve na economia.

A situação abre caminho para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manter os estímulos monetários por mais tempo e pode estimular a votação do pacote fiscal proposto pelo presidente Joe Biden.

Os números

Dados divulgados pelo Departamento do Trabalho americano nesta sexta-feira (5) mostram que a taxa de desemprego recuou 0,4 ponto percentual (p.p.) no mês passado, para 6,3%, enquanto o número de vagas criadas somou 49 mil.

A quantidade de postos de trabalho abertos ficou um pouco abaixo da mediana das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de geração de 50 mil vagas.

Ainda que a taxa de desemprego tenha recuado, e o número de pessoas sem trabalho tenha caído para 10,1 milhões, abaixo do pico registrado em abril do ano passado, eles permanecem muito acima dos níveis pré-pandemia

Segundo o Departamento, o mercado de trabalho dos Estados Unidos continuou refletindo os efeitos da pandemia de covid-19.

“O dado reforça a tese de que a recuperação da economia americana não será linear. Por outro lado, mantém também pressão elevada pelo avanço do pacote de estímulo fiscal e manutenção dos parâmetros de política monetária inalterada por longo período de tempo”, diz, em nota, o estrategista-chefe do banco digital modalmais, Felipe Sichel.

Piora dos números de dezembro

Os dados também trouxeram uma notícia negativa, a piora dos números de vagas fechadas em dezembro.

Os dados revisados apontam para o fechamento de 227 mil postos de trabalho, e não mais 140 mil como divulgado inicialmente.

A situação ocorreu num período em que os Estados Unidos viram um aumento no número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, forçando muitos estados a impor medidas de lockdown, gerando demissões em áreas como restaurantes e hotéis.

Foi justamente o segmento de lazer e hospitalidade que registrou o maior número de postos de trabalho fechados, junto com varejo, saúde e transportes. Os segmentos que puxaram a alta de janeiro foram serviços e educação.  

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

fraco

B2W registra desempenho abaixo do esperado no 4º tri, mas sinaliza para bom 1º tri

Crescimento de 38,2% do GMV nos últimos três meses de 2020 fica abaixo das projeções dos analistas e do apresentado por seus concorrentes

Seleção da bolsa

As ações favoritas para o mês de março, segundo 13 corretoras

Com o cenário de incertezas ainda em alta, o mercado opta mais uma vez para papéis que podem atuar como porto seguro. Confira as principais recomendações dos analistaws

Sextou com o Ruy

A rentabilidade do vizinho é maior que a sua? Tome cuidado com os ganhos dos “traders perfeitos”

A inveja é, sem dúvida alguma, uma das piores inimigas de um investidor – isso se não for a pior. E quando estamos em um bull market (mercado em alta) parece que temos que lidar o tempo todo com ela

Vêm proventos por aí

B3 anuncia quase R$ 2 bi em dividendos, além de recompra e desdobramento de ações

Conselho de administração da companhia aprovou pagamento de dividendos do quarto trimestre e dividendos extraordinários referentes a 2020

Cenário pandêmico

B3 lucra R$ 4,2 bilhões em 2020, alta de 53%, com volatilidade dos mercados, ofertas de ações e juros baixos no Brasil

Cenário pandêmico acabou beneficiando os resultados da companhia, resultando em volatilidade e juros baixos que impulsionaram investidores e empresas a recorrerem ao mercado de capitais

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies