🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Guilherme Valle
MERCADO DE TRABALHO

Dependendo da gorjeta: Uber, iFood e Rappi não oferecem remuneração adequada, revela pesquisa

Levantamento feito pelo projeto Fairwork Brasil, ligado à universidade de Oxford, revelou que quem depende do trabalho por meio de plataformas não encontra as melhores condições

Guilherme Valle
17 de março de 2022
17:52 - atualizado às 18:00
uber eats entregador
A rescisão, a desativação e o bloqueio arbitrários são grandes preocupações para esse tipo de profissional - Imagem: Shutterstock

Para quem depende da “economia das plataformas” e atua em empresas como Uber, iFood, Rappi e outras, ganhar R$ 5,50 por hora — o que corresponderia a um salário mínimo por mês — pode ser uma tarefa impossível. 

É isso que revela um relatório divulgado hoje pela Fairwork Brasil, entidade ligada à universidade de Oxford e que lançou seu olhar sobre seis plataformas: além das três já citadas, também fizeram parte do grupo de estudo UberEats, 99 e GetNinjas (NINJ3). A pesquisa atribuiu uma nota que vai de 0 a 10 para as plataformas.

Para chegar nesse número, foram realizadas entrevistas com trabalhadores para avaliar cinco quesitos diferentes: remuneração, condições de trabalho, contratos, gestão e representação. 

Os resultados não foram animadores: iFood e 99 conseguiram 2, a nota mais alta entre as plataformas avaliadas. O Uber obteve nota 1, ao passo que GetNinjas, Rappi e UberEats não conseguiram nem pontuar.

Remuneração 

Quando o tema é salário, só a 99 conseguiu demonstrar que paga aos seus trabalhadores um montante equivalente ao salário mínimo brasileiro. 

A pesquisa leva em conta a remuneração por hora descontada dos custos para a realização do trabalho. O tempo de espera entre uma entrega e outra também foi considerado, já que o trabalhador permanece “por conta” do serviço durante o intervalo. 

O relatório revelou que a maioria das empresas não só não pagam pelo tempo em que o trabalhador fica esperando, como também cobram taxas para entrada na plataforma.

Existe até quem exija do trabalhador a aquisição de “moedas” para acessar ofertas de trabalho, como é o caso da GetNinjas.

Segundo o relatório, a grande variação do valor pago por hora e as constantes variações no horário de trabalho contribuem para criar uma situação em que o trabalhador tem pouca noção de quanto vai receber ao final do mês, levando a um quadro de insegurança de renda.

Representação 

Quando o assunto é o direito à representação do trabalhador, isso é, a possibilidade de organização livre dentro do ambiente de trabalho, o estudo revelou que nenhuma das empresas pesquisadas têm desempenho satisfatório nesse quesito.

Apesar disso, o iFood conseguiu pontuar no nível básico, já que organizou o Fórum dos Trabalhadores, um canal para possibilitar que demandas coletivas dos entregadores sejam levadas em consideração.

Condições de trabalho

Segundo o relatório, Uber e 99 foram as únicas empresas capazes de demonstrar que executam ações que visam proteger os trabalhadores dos riscos específicos das tarefas realizadas, o que demonstra que trabalham no sentido de oferecer condições justas de trabalho.

Outras plataformas até têm projetos nessa área; contudo, muitos dos trabalhadores ainda reclamam dos obstáculos.

“Mesmo assim os trabalhadores disseram enfrentar muitas barreiras, como a distância, para acessá-los. Outra queixa recorrente é a falta de infraestrutura básica como acesso a banheiros, áreas de descanso e água potável”, destaca o coordenador do Fairwork no Brasil, Rafael Grohmann, em entrevista à Agência Brasil. 

“Os principais riscos à segurança e à saúde, de acordo com eles, são acidentes de trânsito, violência, exposição excessiva ao sol, problemas nas costas, estresse e sofrimento mental”, complementa.

Contratos 

Quando o assunto são os contratos entre plataforma e trabalhador, só o iFood conseguiu demonstrar que está de acordo com os padrões básicos estabelecidos para contratos, com termos e condições acessíveis e ilustrações que explicam o acordo.

Ainda assim, o relatório chama atenção para a questão dos termos de serviço, que ainda não são suficientemente acessíveis para os trabalhadores.

Segundo o Fairwork, as plataformas também precisam notificar os trabalhadores sobre as mudanças propostas dentro de um prazo razoável, outra condição que só o iFood cumpriu.

Gestão

Nenhuma das plataformas conseguiu demonstrar a existência de um processo de apelação formal e claro para os trabalhadores. 

A rescisão, a desativação e o bloqueio arbitrários são as grandes preocupações, já que podem comprometer a renda mensal de maneira importante.

Respostas das plataformas

Questionado, o iFood respondeu por meio de nota em que afirma que está se dedicando para garantir uma remuneração mais justa, mais dignidade e transparência para os entregadores da plataforma.

Segundo a empresa, a nota no levantamento da Fairwork mostra que “apesar das nossas iniciativas nos posicionarem à frente da indústria, precisamos fazer mais. E vamos”.

A Uber respondeu por meio de nota, afirmando que vem implementando uma série de medidas com objetivo de oferecer melhor proteção social aos trabalhadores.

A GetNinjas diz que não foi consultada para a elaboração do relatório.

Questionadas, as outras empresas não haviam respondido até a publicação da matéria. A íntegra das notas você confere a seguir:

Leia a íntegra da nota do iFood:

O iFood tem se dedicado na criação de iniciativas que garantam mais dignidade, ganhos e transparência para os entregadores. Nossa nota na Fairwork mostra que, apesar das nossas iniciativas nos posicionarem à frente da indústria, precisamos fazer mais. E vamos.

Nossa equipe se reunirá com a Fairwork nos próximos dias para escutar a devolutiva sobre o estudo e colher insumos importantes para aprimorarmos nossas políticas em prol da categoria. Os entregadores parceiros são parte fundamental do nosso ecossistema e nosso maior interesse é que eles tenham no iFood a sua plataforma de escolha para encontrar trabalho e gerar renda. 

Podemos citar como exemplos desse compromisso os últimos dois reajustes realizados em menos de 12 meses; a criação de um seguro contra acidentes pessoais, sendo a única empresa a oferecer cobertura para lesões temporárias; a construção de parcerias com estabelecimentos, grandes redes e com o poder público na criação de mais de 1.400 pontos de apoio; o avanço na relação com entregadores a partir do primeiro fórum com lideranças da categoria. O encontro foi resultado de sucessivos diálogos realizados ao longo dos últimos anos e serviu de base para a construção de uma Carta Compromisso do iFood com os entregadores.

Vale destacar que o iFood tem ido além no debate sobre dignidade ao trabalhador de plataforma e tem defendido publicamente a urgente construção de mecanismos que amparem o entregador no âmbito previdenciário, em linha com os novos modelos de trabalho que garantam ao profissional autonomia e flexibilidade para dispor de seu tempo da maneira que considerar mais adequada para a atividade e que, hoje, estão desamparados pela legislação vigente.

Leia a íntegra da nota da Uber:

"Como reconhece em posicionamento público, a Uber acredita que é preciso avançar em mecanismos que melhorem a proteção social dos trabalhadores de aplicativo para que esses profissionais independentes possam exercer plenamente sua atividade.

Nos últimos anos, em diálogo com motoristas parceiros, a Uber vem implementando uma série de medidas nessa direção. Sabemos que ainda há muito o que avançar, porém lamentamos que o relatório Fairwork Brasil tenha ignorado os fatos em pelo menos três princípios:

Remuneração: a Uber é a única plataforma a exibir em seu site, com transparência, informações sobre a média de ganhos dos parceiros de acordo com a cidade e o número de horas online. Qualquer pessoa pode consultar os dados e inclusive verificar detalhes sobre a metodologia de cálculo. O site aponta que, na cidade de São Paulo, por exemplo, os parceiros que dirigem por volta de 40 horas têm ganhos de cerca de R$ 1.300 por semana. Os dados são calculados com base na média de ganhos dos parceiros nas últimas quatro semanas.

Gestão: a desativação de contas de motoristas parceiros não acontece com frequência, e a Uber é a única plataforma a disponibilizar processos, incluindo um portal, para que o parceiro possa solicitar revisão de alguma decisão que entenda equivocada. Os detalhes e o passo a passo dos processos de revisão são informados no site da Uber.

Contratos: todos os motoristas parceiros necessariamente precisam revisar os Termos e Condições Gerais quando se cadastram na plataforma, o documento sempre permanece à disposição para consulta, e quando existe qualquer atualização é enviado um comunicado para nova revisão obrigatória. Além disso, todas as regras e políticas da plataforma, como o Código da Comunidade ou a política de desativação de contas, são informados no site da Uber."

Leia a íntegra da nota do GetNinjas:

O GetNinjas, no âmbito executivo da empresa, não foi consultado durante a elaboração do relatório Fairwork Brasil para esclarecer o modelo de operação da plataforma que a difere das demais empresas citadas pelo levantamento.

Destacamos que o GetNinjas opera como um classificado online, em que prestadores de serviço - o que inclui micro e pequenos empreendedores - anunciam seus serviços e conseguem novos potenciais clientes.

Dessa forma, os profissionais utilizam a plataforma como um canal de anúncio para divulgar serviços e negociar com potenciais clientes.

O contato, negociação e pagamento do serviço entre profissional e cliente são realizados fora da plataforma e, desta forma, são os prestadores que definem preço, horário e condições do serviço junto ao cliente. Portanto, o nosso modelo de negócio se diferencia dos demais citados na pesquisa.

Compartilhe

Recessão na Rússia

“Geração Putin” está sofrendo as consequências do isolamento econômico do país com menos oportunidades de trabalho e educação

22 de junho de 2022 - 10:35

Saída em massa das multinacionais e mudanças estruturais no sistema educacional do país estreitam as perspectivas dos jovens russos

Tendências da bolsa

AGORA: Em linha com exterior negativo, Ibovespa futuro abre em queda e dólar sobe hoje; bitcoin (BTC) aprofunda queda do fim de semana

24 de janeiro de 2022 - 9:07

Na agenda da semana, a inflação medida pelo IPCA-15 e pelo PCE, nos Estados Unidos, são o grande destaque dos próximos dias

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em queda e acompanha Nova York, enquanto dólar sobe para R$ 5,44

21 de janeiro de 2022 - 9:12

Com agenda esvaziada, tanto por aqui quanto no exterior, investidores devem ficar de olho no último dia do Fórum Econômico Mundial, enquanto aguardam reunião do Fed, agendada para a semana que vem

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em alta puxado por Nova York e dólar recua a R$ 5,46; confira

20 de janeiro de 2022 - 9:05

O dia é esvaziado, tanto no cenário doméstico quanto no exterior; investidores aguardam reunião do Fed semana que vem

FOCO NO TECH

Empregos da área de tecnologia são os mais promissores para 2022; veja a lista completa de oportunidades

19 de janeiro de 2022 - 12:00

Segundo a lista Empregos em alta em 2022 do LinkedIn, o setor de tecnologia e computação se destaca nas profissões mais promissoras para este ano, seguido por marketing, vendas e experiência do usuário

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro avança próximo da estabilidade e dólar cai de olho no exterior positivo e nos balanços dos bancos de hoje

19 de janeiro de 2022 - 9:09

As commodities permanecem em rota de valorização, com o petróleo e o minério de ferro em destaque hoje

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em queda com cenário externo negativo e greve dos servidores pressiona local; dólar sobe

18 de janeiro de 2022 - 9:08

O balanço de grandes bancos dos EUA, como o Bank of America e o Goldman Sachs, permanece no radar do investidor internacional hoje

Tendências da bolsa

AGORA: Prévia do PIB vem acima do esperado, mas Ibovespa futuro abre em queda e dólar avança pela manhã

17 de janeiro de 2022 - 9:09

O PIB da China animou os mercados nesta segunda-feira, com resultados acima do esperado pelos analistas

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em leve queda, mesmo com dados do varejo acima do esperado; dólar opera com estabilidade

14 de janeiro de 2022 - 9:12

O exterior opera sem direção definida pela manhã, antes dos balanços de grandes bancos nos Estados Unidos

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em queda com exterior sem direção e serviços crescem em novembro, segundo IBGE; dólar sobe

13 de janeiro de 2022 - 9:07

Os investidores digerem os dados de inflação dos EUA de ontem e permanecem de olho nas falas de dirigentes do Fed hoje

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar