Quem não conhece um vizinho, colega ou familiar que passou por uma mudança de área no trabalho nos últimos tempos? Não é incomum, afinal, a pandemia fez com que diversos profissionais tivessem que se reinventar em busca de novas oportunidades.
De acordo com uma pesquisa da consultoria PageGroup, aproximadamente 40% dos líderes e gestores brasileiros pensam em mudar de emprego neste ano.
Com as mudanças no mundo de trabalho, as demandas por profissionais também mudaram ao longo dos anos — assim como as melhores opções para o longo prazo.
Tecnologia na liderança
Segundo a lista Empregos em alta em 2022 do LinkedIn, o setor de tecnologia e computação atualmente é um dos mais promissores e se destaca entre as 25 posições mais buscadas nos últimos cinco anos.
Com o aumento da procura por profissionais do setor, a necessidade de mais recrutadores de tecnologia aumentou — e fez com que o cargo ocupasse o primeiro lugar na lista.
Ou seja, como uma espécie de metalinguagem (figura de linguagem em que a linguagem faz referência à própria linguagem), os próprios profissionais de recursos humanos (RH) estão sendo visados e recrutados por outros recrutadores.
Hoje, engenheiros de softwares e dados e especialistas em segurança cibernética estão entre os cargos de maior procura e devem bombar ainda mais ao longo de 2022.
Transformações do digital
E não é somente engenharia, programação ou desenvolvimento. Com a predominância do universo digital, as empresas também passaram a dar mais importância para a experiência do cliente (ou Customer Experience, o famoso CX) e do usuário (chamado de UX) e estão de olho em profissionais da área.
Do mesmo modo, as áreas de marketing, vendas, produtos, engajamento e conteúdo são outras que fazem parte da lista do LinkedIn e podem ser uma boa opção para 2022.
Agora, se analisadas as regiões, as cidades de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre lideram as ofertas e contratações de emprego no ranking de oportunidades.
Vale lembrar que, para formar o relatório, o LinkedIn utilizou os dados coletados entre janeiro de 2017 e julho de 2021. Para entrar na lista, era necessário que os cargos tivessem um crescimento consistente na base de usuários, além de uma alta relevante em 2021.
Veja a lista completa com os 25 empregos para 2022:
- Recrutador especializado em tecnologia
- Engenheiro de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer - SRE)
- Engenheiro de dados (Data engineer)
- Especialista em cibersegurança
- Representante de desenvolvimento de negócios (Business Development Representative)
- Gestor de tráfego (Traffic manager)
- Engenheiro de machine learning (Engenheiro de aprendizagem de máquina)
- Pesquisador em experiência do usuário (User Experience Researcher)
- Cientista de dados (Analista de dados, Data Science Specialist)
- Analista de desenvolvimento de sistemas
- Engenheiro de robótica
- Desenvolvedor Back-end
- Gerente de engajamento (Engagement manager)
- Gerente de equipe de produto
- Engenheiro de QA (Quality Assurance)
- Consultor de gestão de dados (Arquiteto de dados)
- Líder de experiência do cliente (Head of Customer Experience)
- Analista de design
- Analista de soluções
- Analista de gestão de riscos (Risk Management Assistant)
- Consultor de design de produto
- Coordenador de vendas internas
- Enfermeiro intensivista
- Designer de conteúdo
- Instrutor de Agile (Agile Coach)