Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-12T09:52:49-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Os fundos imobiliários depois do inevitável

12 de abril de 2021
9:10 - atualizado às 9:52
Thanos Marvel Vingadores
Thanos, o vilão dos filmes da Marvel - Imagem: Reprodução

Assim como o vilão Thanos nos filmes dos super-heróis da Marvel, a queda dos fundos imobiliários (FIIs) em março foi praticamente inevitável.

O setor enfrentou eventos poderosos e contra os quais pouco podia fazer, como a alta de 0,75 ponto percentual da taxa básica de juros (Selic), além do esperado pelo mercado.

Como se não bastasse, o agravamento da pandemia da covid-19 provocou uma nova — e necessária — leva de medidas de isolamento social.

Num estalar de dedos, o Ifix, o índice que reúne os principais fundos, registrou perda de 1,38% e figurou na lista dos piores investimentos do mês passado.

O resultado de março ainda colocou o rendimento dos FIIs no negativo no acumulado de 2021. Tudo isso depois de um 2020 que foi, no mínimo, para esquecer.

Como a Selic deve continuar em alta e a pandemia segue em uma escala preocupante, é provável que os fundos imobiliários sigam na berlinda. Por outro lado, o inevitável também pode representar uma oportunidade de investimento.

A queda das cotas teve como contrapartida o aumento do “dividend yield”, ou seja, o retorno proporcionado pelos fundos imobiliários com a distribuição dos dividendos que caem na conta todos os meses.

A pergunta que fica é: em quais fundos investir? Assim como o Seu Dinheiro faz com as ações, todos os meses consultamos as principais corretoras do país para descobrir quais são as indicações mais quentes de FIIs dentro das carteiras recomendadas. 

As mais votadas entram na nossa lista de Fundos Imobiliários do Mês. Confira a reportagem completa da Julia Wiltgen com a seleção dos FIIs “vingadores” para abril.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Quem segura o bitcoin? A criptomoeda voltou a ultrapassar a marca de US$ 60 mil no sábado, quatro dias antes da abertura de capital da Coinbase Global, a maior corretora de moedas digitais dos EUA.

A semana começa com bastante cautela no exterior, em compasso de espera pela divulgação do Livro Bege e da temporada de balanço dos grandes bancos americanos a partir de quarta-feira. No Brasil, a CPI da Covid deve ser votada nesse mesmo dia, enquanto o Orçamento segue na berlinda. Leia mais no Segredos da Bolsa.

EMPRESAS

A Hapvida não está contente em apenas incorporar a Notre Dame Intermédica. A operadora de saúde quer mais aquisições e vai ao mercado para uma nova captação de recursos via oferta de ações. Saiba os detalhes e quanto a empresa pretende captar.

Quem também está em busca de novos ativos no mercado é a Rede D’Or. Na sexta-feira, a rede de hospitais assinou um acordo para adquirir 51% do capital social do Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN), da Paraíba.

A assembleia de acionistas da Petrobras, marcada para hoje, promete ser quente. Convocada para eleger Joaquim Silva e Luna para a presidência, ela começa com a informação de que o comitê de pessoas da estatal considerou inaptos dois dos 11 nomes indicados para o conselho de administração.

ECONOMIA

A polêmica em torno do Orçamento deve continuar no noticiário nesta semana. Apontado como um dos principais responsáveis pela "maquiagem" da proposta, o senador Marcio Bittar (MDB-AC) reafirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, sabia do que foi discutido no Congresso.

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) está otimista com o país. Jerome Powell disse no domingo que a economia americana “está prestes a começar a crescer muito mais rapidamente”.

Indenizações de seguro estão na lista dos rendimentos isentos de imposto de renda, mas mesmo assim o seu recebimento deve ser informado na declaração. Veja como fazê-lo corretamente.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Ajuste seu relógio

Pregão terá uma hora a mais a partir de novembro; entenda a mudança e veja a nova agenda da bolsa

As alterações começam a valer a partir do dia 8 de novembro; a B3 vai ajustar a bolsa para refletir o fim do horário de verão nos EUA

Nada de penny stock

Na Saraiva (SLED3 e SLED4), uma medida para aliviar a pressão da CVM — mas que não tira a corda do pescoço

A Saraiva (SLED3 e SLED4) quer fazer um grupamento de ações na proporção de 35 para 1, saindo da casa dos centavos — mas perdendo liquidez

Seu Dinheiro no sábado

O que esperar para os seus investimentos até 2024?

Como parte das comemorações de três anos do Seu Dinheiro, montamos um conteúdo especial para discutir o cenário de investimentos até 2024

PAPO CRIPTO #004

Bitcoin (BTC) pode chegar aos US$ 100 mil ainda este ano, tudo depende dos EUA, afirma André Franco ao Papo Cripto

As gamecoins como o Axie Infinity devem movimentar ainda mais o mercado até o final do ano

ATENÇÃO, ACIONISTA

Hapvida (HAPV3) vai recomprar até 100 milhões de ações; papéis acumulam queda de 17% no ano

A operadora de saúde anunciou hoje que dará início a um programa de recompra de papéis com duração de até 18 meses

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies