Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-05-10T09:46:51-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

O videogame da recuperação judicial, os balanços da semana e outras notícias que mexem com o seu bolso

10 de maio de 2021
9:46
shutterstock_1213739962
Imagem: Shutterstock

Assim como a cloroquina, o videogame não tem nenhuma autenticidade comprovada contra a covid 19. Mas eu recomendo fortemente o tratamento com Playstation contra a ansiedade, principalmente se você tiver filhos em casa.

O videogame foi uma das nossas melhores aquisições na pandemia, e não só para as crianças. Eu mesmo já me rendi aos jogos eletrônicos para diminuir o estresse do isolamento.

Como a habilidade com aquele controle cheio de botões não é o meu forte, não costumo ir muito longe nas fases. Mas uma das maravilhas do videogame é a possibilidade de ter vidas extras, o que representa uma nova chance de corrigir os erros e seguir em frente.

No mundo corporativo, as empresas que falham na missão de se manterem viáveis economicamente também contam com a possibilidade de recorrer a uma segunda chance de se reerguer, por meio da recuperação judicial.

É claro que as dificuldades do jogo empresarial nem de longe se comparam às de um videogame — para começar elas são reais. Tanto que, na grande maioria dos casos, a recuperação se torna apenas um passo adicional antes do “Game Over” — ou seja, a falência.

Mas as poucas empresas que conseguem estruturar um bom plano e escapar dessa situação acabam se revelando grandes oportunidades de investimento.

Um dos casos emblemáticos é o da Eneva, que saiu da RJ para se tornar uma das maiores forças do setor de geração de energia elétrica. Nem preciso dizer que comprou as ações da empresa nas mínimas ganhou muito dinheiro.

Existem hoje 20 empresas com ações listadas na bolsa em recuperação judicial. O Victor Aguiar falou com especialistas, levantou a situação das companhias e conta para você quais têm maior chance de se reerguer.

O que você precisa saber hoje

LIVE DO SEU DINHEIRO

Por falar no Victor Aguiar, o nosso repórter estará ao vivo logo mais às 9h30 no Instagram do Seu Dinheiro para comentar os assuntos que devem mexer com o seu bolso ao longo desta semana. Participe com suas dúvidas, comentários e curtidas!

MERCADOS

A semana será agitada para o investidor brasileiro. O Copom divulga a ata de sua última reunião amanhã, que pode ficar “velha” com a divulgação dos dados do IPCA e da inflação dos Estados Unidos. Confira mais na coluna Segredos da Bolsa.

EMPRESAS

A temporada de balanços do primeiro trimestre chega à reta final nesta semana com o setor de varejo em destaque. Nos próximos dias, o mercado conhecerá os números do período de Hering, Via (ex-Varejo) e Magazine Luiza, entre outras. Saiba o que esperar dos resultados.

O Banco Pan registrou lucro líquido de R$ 190 milhões no primeiro trimestre, alta anual de 11,56%. Junto com os números, a instituição controlada pelo BTG Pactual anunciou uma marca emblemática: atingiu os 10 milhões de clientes.

SPX Capital, de Rogério Xavier, vai absorver as operações do Carlyle no Brasil, selando uma parceria estratégica de longo prazo para ter acesso à plataforma global do fundo americano — que tem cerca de US$ 3 bilhões em ativos sob gestão no país.

Com a autorização da Anac, o Grupo Itapemirim começou a receber aeronaves para suas operações no setor. O grupo enfrenta processo de recuperação judicial e sua entrada no mercado de aviação comercial acontece em meio à maior crise da história do setor aéreo.

A tão esperada participação de Elon Musk no programa de TV Saturday Night Live contou com uma série de piadas sobre o próprio bilionário e sua criptomoeda favorita, o dogecoin. Mas os investidores da moeda digital aparentemente levaram a piada a sério, como você confere nesta matéria.

ECONOMIA

A decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de fatiar a reforma tributária foi vista como a pá de cal nas chances de avanço das reformas no Congresso até o fim do atual governo, segundo especialistas ouvidos nesta reportagem.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Insights Assimétricos

Preparado para a Super Quarta? O que você precisa saber antes das decisões do Fed e do Copom sobre juros

Um ajuste dos juros, mantendo-os ainda abaixo do neutro (entre 5,5% e 6,5%), seria salutar. Uma alta para além disso, contudo, poderá comprometer a retomada brasileira

Caçadores de tendências

Itaú Asset lança mais 3 ETFs com foco em inovação nas áreas de saúde, tecnologia e consumo dos millennials

Gestora do Itaú agora aposta em índices de empresas globais ligadas a tendências de consumo que estão mudando a sociedade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As ações das novas petroleiras valem a pena?

Nos recentes movimentos de rotação de carteiras nos mercados, temos nos deparado com a dicotomia Velha Economia (empresas de segmentos tradicionais) e Nova Economia (empresas ligadas à tecnologia e novas formas de consumo). Dentro do que se convencionou chamar de Velha Economia, temos visto o destaque das empresas de commodities, justamente o forte do Brasil. […]

Problemas no paraíso

Cesp, Engie, AES Brasil e mais: seca reduz brilho de ações do setor de geração hídrica

Com menos água, as empresas geram menos em hidrelétricas, mas não ficam livres de cumprir os contratos de fornecimento de energia

Jabuti do bem?

MP da Eletrobras: contratação de térmicas a gás pode diminuir conta de luz, diz estudo da Abegás

A medida vem sendo criticada pela maioria das elétricas, que alegam que ela vai na contramão da modernização e competitividade do setor

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies