🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

O tempo passou na Ford (e ela não viu)

15 de janeiro de 2021
10:00 - atualizado às 9:18
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Se tem algo que não perdoa é o tempo. Ele passa no seu ritmo e tem força suficiente para arrastar tudo consigo. E nós não podemos fazer nada, a não ser tentar acompanhar.

Não é algo simples. É difícil largar conceitos, ideias e comportamentos que fizeram sentido e proporcionaram ganhos e alegrias. Queremos acreditar que nada vai mudar, que as coisas permanecerão do jeito que conhecemos. Mas aí vem o tempo, implacável, e muda tudo. Uma roda viva, que segue em frente sem parar.

No mundo dos negócios, a passagem do tempo pode ser ainda mais cruel. Ele se junta à destruição criativa típica do capitalismo e faz com que um produto considerado inovador cinco minutos atrás se torne obsoleto. Uma empresa dominante hoje pode sumir amanhã num piscar de olhos.

Sinônimo de inovação automotiva desde que popularizou o conceito de linha de montagem no começo do século XX, possibilitando a venda de carros para a classe média, a Ford vê o tempo cobrar a conta.

Estagnada no sucesso do passado, a montadora não se atualizou. Produzindo carros só pensando no presente, ela rifou seu futuro, e agora tenta correr atrás do prejuízo reestruturando suas atividades em todo o mundo, como vimos esta semana, quando anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil.

Não será fácil. Além das dificuldades inerentes ao processo de mudança de paradigmas, a Ford começa a ver pelo retrovisor a chegada de uma empresa nova, moderna, pronta para os novos tempos.

Ainda que não tenha o mesmo porte e venda muito menos veículos que as montadoras tradicionais, a Tesla parece pronta para o futuro. E o mercado já está precificando isso – recentemente, o valor da empresa de Elon Musk superou o da Ford em 20 vezes, mesmo tendo receitas cinco vezes menores. 

Em sua tradicional coluna de sexta-feira, Ruy Hungria fala sobre a derrocada da Ford, da ascensão da Tesla, a necessidade de se adaptar ao tempo e os perigos de comprar expectativas.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O Ibovespa fechou ontem em alta de 1,27%, aos 123.481 pontos, com o pacote de estímulos fiscais que o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende enviar para aprovação do Congresso ofuscando os ruídos políticos domésticos. O dólar caiu 1,9%, a R$ 5,2097.

O que mexe com os mercados hoje? A repercussão ao estímulo trilionário anunciado por Biden deve concentrar as atenções dos investidores. Mas o dia também é marcado por uma agenda carregada de indicadores, aqui e lá fora, e pela divulgação de balanços de grandes bancos nos EUA.

EMPRESAS

 Mesmo com a pandemia, a MRV registrou o maior volume de vendas anual de sua história em 2020. Confira os detalhes da prévia operacional do grupo de construção e incorporação, divulgada ontem.

 O conselho de administração do Itaú Unibanco aprovou ontem o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP). Veja como receber os valores.

ECONOMIA

 Principal catalisador das bolsas nestes últimos dias, o pacote de estímulos fiscais de US$ 1,9 trilhão planejado por Joe Biden foi anunciado ontem. Veja como o dinheiro será gasto.

 O número de novos diagnósticos de covid-19 alcançou 67.758 nas últimas 24 horas, segunda maior marca do ano, segundo o Ministério da Saúde. A quantidade de mortes ficou acima de 1,1 mil pelo terceiro dia consecutivo.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar