🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

27 de novembro de 2021
10:47 - atualizado às 10:48
A piora com a situação da covid-19 afetou os mercados tradicionais e até o bitcoin esta semanaImagem: Divulgação

Caro leitor,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pandemia de covid-19 ainda não acabou. E parecia que os mercados financeiros globais haviam se esquecido disso. A eficácia das vacinas e o avanço da imunização no mundo fizeram surgir uma luz no fim do túnel, e os investidores já precificavam o retorno à vida normal, com reabertura econômica, demanda aquecida, inflação e juros mais altos.

Em outras palavras, o mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Não o “novo normal”, expressão odiosa para se referir a esse horror pós-pandêmico que ainda estamos vivendo e que é tudo, menos normal.

Pois ontem os mercados globais voltaram a entrar em pânico por conta de uma nova variante do coronavírus identificada na África do Sul. Com muitas mutações em relação às variantes já conhecidas, a ômicron, como foi batizada, está preocupando as autoridades de saúde e já levou uma série de países a restringirem a entrada de viajantes internacionais.

Mesmo antes da descoberta da variante ômicron, porém, o mercado já manifestava alguma cautela em relação ao aumento do número de casos de covid-19 na Europa, na Oceania e mesmo na China, que já havia levado os governos a decretarem novas quarentenas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A verdade é que continuaremos a viver este inferno enquanto o mundo não tiver uma ampla cobertura vacinal. As novas variantes tendem justamente a surgir em países com poucos vacinados, seja por dificuldade de acesso às vacinas, seja pelo tacanho discurso antivax.

Leia Também

Assim, ironicamente, bem no dia da Black Friday os preços das ações e das commodities despencaram ao redor do mundo - e na bolsa brasileira não foi diferente.

Após uma sequência de altas em dias mais tranquilos, o Ibovespa acabou amargando uma forte queda de 3,93% na última sexta-feira, aos 102.224 pontos, terminando a semana com uma perda de 0,79%. Nesta matéria, a Jasmine Olga resume como foi o pregão de ontem e o que deu o tom dos mercados ao longo da semana.

E a ironia não parou por aí. Na última quinta-feira foi Dia de Ação de Graças, festa cristã dedicada a celebrar a gratidão. Muita gente deve ter agradecido pelo arrefecimento da pandemia e por ainda estar viva e saudável depois de tudo que se passou. Só para no dia seguinte aparecer mais uma bomba, daquelas que abalam a esperança de qualquer cristão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira, a seguir, algumas das melhores reportagens publicadas pelo Seu Dinheiro na última semana:

1. Comprar ou vender ações da bolsa?

Não, não estou falando de ações de empresas negociadas na bolsa brasileira. Estou falando das ações da dona da bolsa mesmo, a B3. Os papéis da companhia acumulam perda de quase 40% no ano, e é claro que o mau desempenho das ações brasileiras tem a ver com isso. Mas há outros motivos.

Nesta reportagem, que também traz um vídeo, o Victor Aguiar explica o que está acontecendo com as ações da B3, faz uma análise do negócio e aponta um caminho: hora de comprar ou vender?

2. Vale a pena ter um Tesla?

Os carros elétricos são o futuro, mas ainda não “pegaram”, e um dos motivos sem dúvida é o preço salgado. Mas como é dirigir e manter um carro elétrico? Quanto custa? Dá para ter um Tesla no Brasil?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Publicamos, na última semana, duas reportagens respondendo a essas perguntas, assinadas pela Lucia Camargo Nunes. Na primeira, ela apresenta tudo que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico; na segunda, quanto custam os veículos à venda hoje no Brasil - e como fazer para ter um Tesla.

3. Aposentadoria sem erro

Na segunda reportagem da nossa série sobre previdência privada, eu falei um pouco dos cinco principais erros que os desavisados cometem na hora de contratar um plano de previdência. Alguns deles podem matar completamente a vantagem do produto. Conheça-os para poder evitá-los.

4. Seleção Empiricus + Seu Dinheiro

Na última semana estreou a nova temporada do programa Seleção Empiricus, que conta com a participação de profissionais da casa de análise e convidados em conversas sobre o mercado. Mas, desta vez, o Seu Dinheiro também está no projeto. O repórter Victor Aguiar é quem comanda o programa, ao lado do analista João Piccioni.

No primeiro episódio, eles receberam Larissa Quaresma e Henrique Florentino, da Empiricus, para falar sobre o Ibovespa em baixa, inflação e suas ações preferidas no momento atual. Caso você tenha perdido a transmissão ao vivo, a gravação continua disponível aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5. Que bitcoin que nada!

Um dos gigantes do mercado financeiro brasileiro que já estão mergulhando no universo das criptomoedas é a Kinea, gestora de fundos alternativos ligada ao Itaú. Em entrevista ao repórter Renan Sousa, na última semana, o analista de pesquisas quantitativas da casa, Rodrigo Zobaran, explicou por que o Ethereum, e não o bitcoin, é a grande aposta da Kinea no mercado cripto.

Uma dica: tem a ver com o metaverso e a tal da web 3.0. As criptomoedas do metaverso, aliás, vêm se destacando imensamente nesse momento de baixa do bitcoin. Enquanto a principal cripto do mundo sofria, teve cripto do metaverso subindo mais de 100%. Nesta matéria, o Renan apresenta cinco dos principais projetos.

Um bom fim de semana para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Carne nova no pedaço: o sonho grande de um pequeno player no setor de proteína animal, e o que move os mercados nesta quinta (11)

11 de setembro de 2025 - 7:54

Investidores acompanham mais um dia de julgamento de Bolsonaro por aqui; no exterior, Índice de Preços ao Consumidor nos EUA e definição dos juros na Europa

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Cuidado com a falácia do take it for granted

10 de setembro de 2025 - 20:00

A economia argentina, desde a vitória de Javier Milei, apresenta lições importantes para o contexto brasileiro na véspera das eleições presidenciais de 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Roupas especiais para anos incríveis, e o que esperar dos mercados nesta quarta-feira (10)

10 de setembro de 2025 - 8:00

Julgamento de Bolsonaro no STF, inflação de agosto e expectativa de corte de juros nos EUA estão na mira dos investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os investimentos para viver de renda, e o que move os mercados nesta terça-feira (9)

9 de setembro de 2025 - 8:03

Por aqui, investidores avaliam retomada do julgamento de Bolsonaro; no exterior, ficam de olho na revisão anual dos dados do payroll nos EUA

Insights Assimétricos

A derrota de Milei: um tropeço local que não apaga o projeto nacional

9 de setembro de 2025 - 7:15

Fora da região metropolitana de Buenos Aires, o governo de Milei pode encontrar terreno mais favorável e conquistar resultados que atenuem a derrota provincial. Ainda assim, a trajetória dos ativos argentinos permanece vinculada ao desfecho das eleições de outubro.

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Tarcisiômetro

8 de setembro de 2025 - 20:00

O mercado vai monitorar cada passo dos presidenciáveis, com o termômetro no bolso, diante da possível consolidação da candidatura de Tarcísio de Freitas como o nome da centro-direita e da direita.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A tentativa de retorno do IRB, e o que move os mercados nesta segunda-feira (8)

8 de setembro de 2025 - 8:05

Após quinta semana seguida de alta, Ibovespa tenta manter bom momento em meio a agenda esvaziada

TRILHAS DE CARREIRA

Entre o diploma e a dignidade: por que jovens atingidos pelo desemprego pagam para fingir que trabalham

7 de setembro de 2025 - 7:32

Em meio a uma alta taxa de desemprego em sua faixa etária, jovens adultos chineses pagam para ir a escritórios de “mentirinha” e fingir que estão trabalhando

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Recorde atrás de recorde na bolsa brasileira, e o que move os mercados nesta sexta-feira (5)

5 de setembro de 2025 - 8:04

Investidores aguardam dados de emprego nos EUA e continuam de olho no tarifaço de Trump

SEXTOU COM O RUY

Ibovespa renova máxima histórica, segue muito barato e a próxima parada pode ser nos 200 mil pontos. Por que você não deve ficar fora dessa?

5 de setembro de 2025 - 6:01

Juros e dólar baixos e a renovação de poder na eleição de 2026 podem levar a uma das maiores reprecificações da bolsa brasileira. Os riscos existem, mas pode fazer sentido migrar parte da carteira para ações de empresas brasileiras agora.

DESTAQUE NO PORTFÓLIO

BRCR11 conquista novos locatários para edifício em São Paulo e reduz vacância; confira os detalhes da operação

4 de setembro de 2025 - 11:07

As novas locações colocam o empreendimento como um dos destaques do portfólio do fundo imobiliário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que fazer quando o rio não está para peixe, e o que esperar dos mercados hoje

4 de setembro de 2025 - 8:11

Investidores estarão de olho no julgamento da legalidade das tarifas aplicadas por Donald Trump e em dados de emprego nos EUA

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Se setembro der errado, pode até dar certo

3 de setembro de 2025 - 20:00

Agosto acabou rendendo uma grata surpresa aos tomadores de risco. Para este mês, porém, as apostas são de retomada de algum nível de estresse

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A  ação do mês na gangorra do mundo dos negócios, e o que mexe com os mercados hoje

3 de setembro de 2025 - 7:58

Investidores acompanham o segundo dia do julgamento de Bolsonaro no STF, além de desdobramentos da taxação dos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hoje é dia de rock, bebê! Em dia cheio de grandes acontecimentos, saiba o que esperar dos mercados

2 de setembro de 2025 - 7:51

Terça-feira terá dados do PIB e início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de olhos voltados para o tarifaço de Trump

Insights Assimétricos

Entre o rali eleitoral e o malabarismo fiscal: o que já está nos preços?

2 de setembro de 2025 - 6:01

Diante de uma âncora fiscal frágil e de gastos em expansão contínua, a percepção de risco segue elevada. Ainda assim, fatores externos combinados ao rali eleitoral e às apostas de mudança de rumo em 2026, oferecem algum suporte de curto prazo aos ativos brasileiros.

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Powell Pivot 3.0

1 de setembro de 2025 - 20:00

Federal Reserve encara pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, por cortes nos juros, enquanto lida com dominância fiscal sobre a política monetária norte-americana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Seu cachorrinho tem plano de saúde? A nova empreitada da Petz (PETZ3), os melhores investimentos do mês e a semana dos mercados

1 de setembro de 2025 - 7:36

Entrevistamos a diretora financeira da rede de pet shops para entender a estratégia por trás da entrada no segmento de plano de saúde animal; após recorde do Ibovespa na sexta-feira (29), mercados aguardam julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que começa na terça (2)

DÉCIMO ANDAR

O importante é aprender a levantar: uma seleção de fundos imobiliários (FIIs) para capturar a retomada do mercado

31 de agosto de 2025 - 8:00

Com a perspectiva de queda de juros à frente, a Empiricus indica cinco FIIs para investir; confira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Uma ação que pode valorizar com a megaoperação de ontem, e o que deve mover os mercados hoje

29 de agosto de 2025 - 8:06

Fortes emoções voltam a circular no mercado após o presidente Lula autorizar o uso da Lei da Reciprocidade contra os EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar