🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Na festa das bolsas, o Ibovespa ficou na porta estacionando os carros

31 de agosto de 2021
8:33 - atualizado às 8:34
Cazuza, autor da música "Brasil", que contem a célebre frase "Não me convidara pra essa festa pobre" /Imagem: Divulgação

Não convidaram a bolsa brasileira para essa festa nada pobre que os bancos centrais armaram para convencer o mercado.

O Ibovespa ficou mais uma vez na porta estacionando os carros, em meio a uma crise política, acompanhada de uma crise fiscal e coroada por uma crise hídrica.

Enquanto isso, no exterior, os investidores pagam (quase) sem ver as ações nas bolsas graças ao impulso dos trilhões de dólares em estímulos monetários.

A injeção de liquidez e a promessa de que os juros ficarão baixos por muito mais tempo levaram os índices das bolsas norte-americanas a novos recordes. E isso já virou rotina por lá.

Esse já é um dos mais longos ciclos de valorização das ações nos EUA de todos os tempos — interrompido apenas pelo pânico de março do ano passado, no início da pandemia da covid-19.

E não é só o dinheiro inventado do BC que sustenta a valorização. Os lucros em alta das empresas, em particular as gigantes de tecnologia, também justificam o bom desempenho dos mercados acionários.

Mas há quem diga que essa balada tem hora para acabar e pode vir uma ressaca brava para quem exagerar na dose. Será?

Na coluna de hoje, o Matheus Spiess traz uma análise da forte alta das ações norte-americanas e também mostra se ainda dá tempo de o Brasil mostrar a cara na festa das bolsas internacionais.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Exterior segue positivo e bolsa deve enfrentar taxa de desemprego e briga pelo Orçamento para 2022 hoje. Sem maiores indicadores pela frente, as bolsas pelo mundo seguem positivas, mas o cenário doméstico pode fazer o Ibovespa andar na contramão mais uma vez.

CONSELHOS DO BILIONÁRIO
Esqueça o bitcoin e vá de ouro: investidor que previu a crise de 2008 afirma que mercado de criptomoedas é uma bolha. Em entrevista à Bloomberg, John Paulson avaliou que as criptomoedas são “um suprimento limitado de nada” que deve chegar a zero.

SEQUESTRO DIGITAL
Preocupado com seus dados? Lojas Renner (LREN3) diz não haver evidência de vazamento de informações em ciberataque. A varejista ficou com o site fora do ar entre os dias 19 e 21 de agosto após um ataque de hackers afetar os sistemas da empresa.

LEVANTANDO VERBA 
Comgás, da Cosan (CSAN3), aprova emissão bilionária de debêntures; veja detalhes. Os recursos captados vão para a ampliação dos serviços locais de distribuição de gás canalizado, a construção de novas redes de distribuição de gás natural e mais. 

CHEIA DE VIGOR 
SulAmérica (SULA11) apresenta proposta de compra de até 100% da HB Saúde; veja os detalhes. De acordo com a companhia, a aquisição significará um aumento na presença em uma região do Estado de São Paulo que tem alto potencial de crescimento para sua operação em saúde e odonto.

SECA DE VOTOS?
Para a consultoria Eurasia, crise de energia no Brasil pode dificultar reeleição de Bolsonaro. Falta de chuvas pode brecar a recuperação da economia no pós-pandemia, segundo a consultoria, com reflexo nas eleições do próximo ano.

TRILHAS DE CARREIRA
Cinco passos para alcançar as suas metas profissionais ainda em 2021. Na coluna de estreia no Seu Dinheiro, Thiago Veras compartilha um modelo simples e poderoso para ajudar você a alcançar seus objetivos de carreira.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar