O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Bom dia!
O trem dos balanços do segundo trimestre das empresas de capital aberto na bolsa brasileira está chegando na estação. E com promessa de fartura.
Os lucros devem crescer, e muito, em relação ao mesmo período do ano passado. Mas esse fenômeno tem mais relação com a base de comparação fraca do que com o desempenho das empresas em si.
Afinal, o período de abril a junho do ano passado foi marcado pela fase mais severa das restrições à circulação, ainda no começo da pandemia da covid-19.
Portanto, não basta crescer. É preciso crescer além do esperado pelo mercado para o resultado surpreender de fato. Ao mesmo tempo, os investidores também esperam encontrar pistas sobre como a alta da Selic pode afetar os lucros daqui para frente.
Para os analistas, as empresas de varejo, commodities e tecnologia devem ser os destaques da temporada, junto com os grandes bancos.
Leia Também
Entre as companhias que programaram a divulgação de balanços nesta semana estão nomes de peso como Vale, Ambev e Santander, além da queridinha Weg e da empresa aérea Gol, uma das mais afetadas pelo coronavírus.
A maria-fumaça dos resultados costuma sair em dois horários: antes da abertura e depois do fechamento do pregão da B3. Quem vai chorar, quem vai sorrir? Quem vai ficar, quem vai partir? Embarque nessa viagem e confira o que esperar dos balanços na matéria do Kaype Abreu.
Uma espécie de Cartola do mercado financeiro. Com uma plataforma que simula o investimento em carteiras semelhante ao que permite a escalação de jogadores no Campeonato Brasileiro, a Trademap pretende tornar o investimento em bolsa ainda mais popular. O Renato Carvalho conversou com o diretor da empresa e traz os detalhes para você.
Além dos balanços no Brasil, a semana vem quente nos mercados internacionais. Os investidores vão acompanhar de perto a decisão do Fed sobre a taxa de juros nos EUA e também o cerco da China contra empresas de educação. Saiba o que mexe com os negócios na bolsa.
Os grandes bancos devem ser um dos destaques da temporada de balanços do segundo trimestre. Mas o cenário para o setor financeiro deve seguir complicado, na visão da XP. Saiba o que os analistas da corretora esperam para as ações do bancões.
Brumadinho parece ser um episódio que a Vale ainda vai demorar para superar. O sindicato que representa os trabalhadores da mineradora pede uma indenização de R$ 3 milhões por trabalhador atingido no desastre de janeiro de 2019.
Se a tendência atual para as empresas é diversificar os ramos de atuação, a XP deu um passo nessa direção. O banco fará um investimento para ter participação minoritária na edtech Resilia, empresa de educação voltada para a inserção de jovens no mercado de trabalho.
A redução dos impostos para empresas pode aumentar o PIB em 1,6% até final de 2023 e compensar a queda de cerca de R$ 30 bilhões na arrecadação. Essa é a conclusão de um estudo do Centro de Liderança Política (CLP), que leva em consideração o projeto apresentado na Câmara dos Deputados.
O relógio vai ser adiantado novamente? Dois anos após ser extinto pelo presidente Jair Bolsonaro, o horário de verão volta a ser debatido como forma de poupar energia diante da crise hídrica. E agora com o apoio de vários setores da economia.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Corte já está precificado, mas guerra, petróleo e eleições podem mudar o rumo da política monetária
Entenda por que a definição da Selic e dos juros nos EUA de hoje é tão complicada, diante das incertezas com a guerra e a inflação
A guerra no Irã pode obrigar a Europa a fazer um racionamento de energia e encarecer alimentos em todo o mundo, com aumento dos preços de combustíveis e fertilizantes
Guerras modernas raramente ficam restritas ao campo militar. Elas se espalham por preços, cadeias produtivas, inflação, juros e estabilidade institucional
Entenda o que esperar dos resultados dos maiores bancos brasileiros no 1T26; investidores estarão focados nos números que mais sofrem em ciclos de crédito mais apertado e juros maiores
Governo federal corta apoio a premiação internacional e engrossa caldo do debate sobre validade do Guia Michelin
Mesmo sem saber se o valor recebido em precatórios pela Sanepar será ou não, há bons motivos para investir na ação, segundo o colunista Ruy Hungria
A Sanepar não é a empresa de saneamento mais eficiente do país, é verdade, mas negocia por múltiplos descontados, com possibilidade de início de discussões sobre privatização em breve e, quem sabe, uma decisão favorável envolvendo precatório
Aprenda quais são as estratégias dos ricaços que você pode copiar e ganhar mais confiança na gestão do seu patrimônio
O mercado voltou a ignorar riscos? Entenda por que os drawdowns têm sido cada vez mais curtos — e o que isso significa para o investidor
Alta nos prêmios de risco, queda nos preços dos títulos e resgates dos fundos marcaram o mês de março, mas isso não indica deterioração estrutural do crédito
Entenda por que a Alea afeta o balanço da construtora voltada à baixa renda, e saiba o que esperar dos mercados hoje
Mesmo que a guerra acabe, o mundo atravessa um período marcado por fragmentação e reorganização das cadeias globais de suprimento, mas existe uma forma simples e eficiente de acessar o que venho chamando de investimento “quase obrigatório” em tempos de conflito
O Nubank arrematou recentemente o direito de nomear a arena do Palmeiras e mostra como estratégia de marketing continua sendo utilizada por empresas
Conheça a intensa biografia de Mark Mobius, pioneiro em investimentos em países emergentes, e entenda quais oportunidades ainda existem nesses mercados
Ainda não me arrisco a dizer que estamos entrando em um rali histórico para os mercados emergentes. Mas arrisco dizer que, esteja onde estiver, Mobius deve estar animado com as perspectivas para os ativos brasileiros.
Com transformações e mudanças de tese cada vez mais rápidas, entenda o que esperar dos resultados das empresas no primeiro trimestre de 2026
Com a desvalorização do dólar e a entrada de gringos na bolsa brasileira, o Ibovespa ganha força. Ainda há espaço para subir?
Entenda como a entrada de capital estrangeiro nos FIIs pode ajudar os cotistas locais, e como investir por meio de ETFs
Confira qual é o investimento que pode proteger a carteira de choques cada vez mais comuns no petróleo, com o acirramento das tensões globais