🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

A B3 terá uma rival? Oportunidades no segmento de tecnologia, energia solar ganhando força e outras notícias do dia

21 de junho de 2021
9:43
B3 Pulp Fiction John Travolta Meme Confuso
Imagem: Shutterstock, com intervenção de Andrei Morais

Todo grande herói precisa de um antagonista à altura, nem que seja apenas para realçar seus feitos. Podemos até admitir que Gotham City seria uma cidade muito mais segura sem o Coringa, mas o que o Batman faria se não tivesse o grande inimigo?

O mesmo acontece nos esportes. Michael Schumacher venceu sete campeonatos da Fórmula 1. Mas como nunca teve rivais à altura, quem costuma ser mencionado como o maior piloto de todos os tempos é o brasileiro Ayrton Senna — ainda que os números sejam amplamente favoráveis ao alemão.

A concorrência incomoda, mas nos obriga a melhorar a todo momento. No mundo dos investimentos, foi a chegada das novas plataformas de investimento como a XP que levou os bancos a diminuírem as taxas de administração dos fundos e melhorarem seus serviços.

Chega a ser até inusitado que justamente em um ambiente tão competitivo como o mercado financeiro um grande monopólio resista praticamente intacto: o da B3.

A dona da bolsa brasileira conquistou a posição única no país depois da fusão entre as antigas Bovespa e BM&F, e mais recentemente com a aquisição da Cetip.

Isso significa que todas as negociações com ações, derivativos e títulos de renda fixa privados realizados no mercado brasileiro precisam passar pela B3, que lucra (e muito) com esses serviços.

O debate sobre esse monopólio permaneceu morno, mas esquentou nas últimas semanas depois de rumores envolvendo a XP e o surgimento de uma candidata a rival da B3.

O Kaype Abreu falou com a empresa que pretende desafiar a bolsa e também com especialistas e conta para você os potenciais impactos da concorrência para o mercado e também para quem tem ações da B3.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

A Câmara tem dois dias para decidir sobre a MP da Eletrobras e seus “jabutis”, enquanto a briga entre os BCs e a inflação deve continuar, com a divulgação da ata do Copom e do Relatório Trimestral da Inflação (RTI) esta semana. Tudo isso deve mexer com os mercados ao longo da semana, como mostra a coluna Segredos da Bolsa.

Caiu na rede é meme. Depois do infame caso Gamestop, outras ações vêm passando por valorizações expressivas e sem fundamentos nas bolsas em Nova York, estimuladas por postagens de fóruns online. Conheça cinco empresas que vêm abalando Wall Street.

EMPRESAS

O consórcio formado por TIM, Vivo e Claro para a compra das operações de telefonia móvel da Oi não tem sido muito bem visto. As empresas mandaram ao Cade respostas às críticas que sofreram das outras empresas de telecomunicações sobre a transação.

ECONOMIA

Dinheiro na mão é vendaval. As promessas do presidente Jair Bolsonaro sobre o aumento do Bolsa Família e um eventual aumento de 5% nos salários do funcionalismo público devem estourar a “folga” do teto de gastos do país para o próximo ano. Confira as contas.

Let the sunshine in: o Sol será responsável por 32% da geração de energia no Brasil até 2050, superando as hidrelétricas, segundo estudo da Bloomberg New Energy Finance. Os investimentos são crescentes para aproveitar uma fonte abundante no país.

O Brasil superou a triste marca de 500 mil mortes causadas pela covid-19 no último fim de semana. Apesar de ter 2,7% da população mundial, o país responde por 12,8% das vítimas fatais na pandemia. O número total de casos já se aproxima dos 18 milhões.

OPINIÃO

Os avanços da tecnologia trazem não só facilidade e mais conveniência no nosso dia a dia, mas também oportunidades. Na coluna Estrada do Futuro, Richard Camargo fala dos três segmentos que devem fazer parte de qualquer portfólio de investimentos com bons retornos nos próximos anos.

Um pintor de paredes que hoje é um dos chefs mais renomados do Brasil e do mundo. A estreia do podcast Mesa Quadrada traz Alex Atala contando a história da sua carreira. A conversa é comandada por um time de craques: o ator Dan Stulbach, o consultor financeiro Teco Medina, e o CEO da Empiricus, Caio Mesquita.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

20 de março de 2024 - 15:57

O tão sonhado dia em que a taxa de juros dos EUA passaria a cair foi adiado pelo Federal Reserve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies