De volta para o futuro com a Embraer, a expectativa para a Super Quarta, Eletrobras e outras notícias que mexem com seus investimentos
Diz a lenda que os produtores do filme De Volta para o Futuro recusaram uma oferta milionária da Ford para transformar a máquina do tempo em um Mustang. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Mesmo sem receber um centavo, eles preferiram usar um DeLorean DMC-12, carro que teve menos de 10 mil unidades fabricadas e […]

Diz a lenda que os produtores do filme De Volta para o Futuro recusaram uma oferta milionária da Ford para transformar a máquina do tempo em um Mustang.
Mesmo sem receber um centavo, eles preferiram usar um DeLorean DMC-12, carro que teve menos de 10 mil unidades fabricadas e se tornou artigo de colecionador. Afinal, se você vai viajar no tempo, faça isso com estilo.
O futuro imaginado no filme acontece em 2015, e hoje é curioso comparar as parafernalhas tecnológicas que aparecem na tela com a realidade.
Algumas previsões ficaram bem próximas do que realmente aconteceu, como as chamadas por vídeo e o uso da biometria.
Já os carros voadores estão entre as previsões que deram errado. Mas pode ser apenas uma questão de tempo para que eles deixem as telas de cinema. E isso pode acontecer pelas mãos da Embraer.
A Eve, uma subsidiária da empresa brasileira, tem planos de levar aos céus até 2026 o chamado eVTOL — veículo elétrico de decolagem e pouso vertical.
Leia Também
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
Os avanços do projeto do “carro voador”, que inclusive já tem encomendas, fizeram as ações da companhia dispararem na B3 nas últimas semanas.
O nosso colunista Ivan Sant’Anna, piloto e especialista no setor aéreo, conta para você por que a Embraer é a empresa certa para nos levar para um futuro onde não precisaremos de estradas.
O que você precisa saber hoje
PALAVRA DO CEO
A pandemia fez com que a incerteza ocupasse protagonismo em nossas agendas, e atuar dentro daquilo que foge do previsto é um desafio que muitas vezes não estamos preparados para enfrentar. Neste sentido, o CEO da Boa Vista, Dirceu Gardel, contou sobre a postura e o êxito da empresa em um período de tanta instabilidade. Confira o artigo completo.
MERCADOS
O que mexe com os mercados hoje? A “Super Quarta” chegou! Em dia de votação da MP da Eletrobras e apresentação do plano de trabalho da reforma administrativa, a bolsa deve manter o freio de mão puxado até decisão dos Bancos Centrais do Brasil e dos EUA sobre os juros.
[captacao]
EMPRESAS
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pretende discutir todos os assuntos referentes à Medida Provisória que permite a privatização da Eletrobras nesta quarta-feira, incluindo os chamados jabutis, emendas estranhas ao objetivo original da MP.
A Ambipar anunciou mais uma aquisição, agora da Ecológica Nordeste. A empresa foi fundada em 2013, em Salvador, e atua com serviços de gerenciamento de resíduos. Saiba mais sobre o negócio.
E a questão do tratamento precoce para a covid-19 chegou à estatal mais importante do país. O sindicato dos petroleiros afirma que a Petrobras tem receitado Ivermectina para funcionários infectados ou com suspeita de estarem com a doença.
A CVM condenou o irmão de Eike Batista e outras sete pessoas por uso de informação privilegiada (insider trading) na negociação com ações da CCX Carvão Colômbia, em 2013. Saiba mais sobre o caso e o valor da multa aplicada pela “xerife” do mercado de capitais.
ECONOMIA
A sua Netflix não vai ficar mais barata. O presidente Jair Bolsonaro vetou a isenção do Condecine, tributo cobrado do setor audiovisual, que foi aprovada dentro da Medida Provisória que reduz a carga tributária sobre serviços de internet banda larga via satélite.
Em busca de novos ares: o governo de São Paulo se reuniu com empresários do setor aéreo com interesse em assumir a administração de 22 aeroportos no Estado. Segundo estimativas do governo, a privatização poderá render R$ 447 milhões em investimentos em 30 anos.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A volta do fantasma dos distratos, o peso dos juros para o desempenho da bolsa e tudo o que mexe com o seu bolso hoje
15 de outubro de 2026 - 8:35EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo
14 de outubro de 2026 - 19:45O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Brasileiros à prova da teoria financeira, ‘Pix MEI’, o renascimento do Magalu e o que mais mexe com o seu bolso hoje
14 de outubro de 2026 - 8:28O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As propostas de Lula e Flávio Bolsonaro para as PMES, o sumiço das LCIs e LCAs que pagavam 95% e o que agita os mercados hoje
13 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
É o fim dos aplicativos de banco? Os gerentes de IA e as notícias mais importantes para o seu bolso neste feriado
12 de outubro de 2026 - 8:01TRILHAS DE CARREIRA
Ter lado sem perder o eixo: o que está em jogo no trabalho quando você se posiciona politicamente em tempo de eleição
11 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A conta que você não pode atrasar, os encantos da China e o que mais mexe com seu bolso hoje
9 de outubro de 2026 - 8:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A guerra do delivery pelo seu restaurante, o fim do ‘aceita VR?’ e o que esperar dos mercados hoje
8 de outubro de 2026 - 8:54EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Upside de 50% à frente, mas nunca vem de graça
7 de outubro de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A bolsa desanimou, mas os juros não: ativos para um mundo com a Selic menor e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de outubro de 2026 - 8:38O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A dívida pública, a dívida do condomínio e a euforia dos mercados: entenda o que você precisa saber antes de investir hoje
6 de outubro de 2026 - 8:42INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Eleições: o pêndulo virou e o fiscal entrou no preço
6 de outubro de 2026 - 7:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A ação que aguenta o tranco do segundo turno e o que esperar dos mercados hoje
5 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ESG na análise de risco, o impacto das eleições na Petrobras (PETR4) e o que mais move o mercado hoje
2 de outubro de 2026 - 8:24SEXTOU COM O RUY
Por que você deveria ter Petrobras (PETR4) na carteira — independentemente de quem ganhar as eleições?
2 de outubro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O risco do aluguel atrasado, o candidato favorito do mercado e os preços do petróleo: o que mexe com a bolsa hoje
1 de outubro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Não acorde pelado depois do 1º turno
30 de setembro de 2026 - 20:01O MELHOR DO SEU DINHEIRO