🔴 ORIENTE MÉDIO EM ALERTA E JUROS NOS EUA: QUAIS OS IMPACTOS NA BOLSA E DÓLAR? VEJA AQUI

Como lucrar com o fim do mundo, a volta dos IPOs, a JSL compra Marvel e outros destaques

10 de junho de 2021
9:22 - atualizado às 9:34
Terra, sorvete, aquecimento global, carbono
Imagem: Shutterstock

"Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma." A frase parece ter saído de um ambientalista, mas foi escrita por João no livro do Apocalipse, logo que a Terra é atingida por uma praga de gafanhotos.

As revelações de que o fim do mundo como o conhecemos está próximo costumam ser encaradas com pouco caso. Talvez porque a mensagem seja disseminada há tanto tempo que já tenha ficado batida.

Até mesmo os cientistas têm falhado na missão de conscientizar a população sobre os danos do homem ao planeta, por maiores que sejam as evidências.

Como o medo do fim do mundo não pareceu importante o bastante, os especialistas decidiram apelar para outro sentimento bem humano para provocar uma mudança de atitude: a cobiça.

Foi assim que surgiu o mercado de créditos de carbono. Grosso modo, trata-se de uma forma de premiar com dinheiro quem contribui para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera.

Os créditos de carbono surgiram no fim dos anos 1990, mas começaram a ganhar tração apenas nos últimos anos. Com a piora das condições climáticas, governos e empresas aceleraram o comércio desses certificados.

Como costuma ocorrer, o aumento da demanda fez as cotações dispararem. E como a adoção do mecanismo de créditos de carbono tende a crescer, a perspectiva é que esse movimento esteja apenas no início.

Em outras palavras: investidores como você podem ajudar a salvar o planeta e, por tabela, ainda ganhar dinheiro. Saiba como funciona esse mercado e veja três formas de investir em carbono nesta reportagem da Larissa Vitória.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

A fila de IPOs na bolsa brasileira voltou a crescer. Com o avanço da vacinação e o desempenho melhor que o esperado da economia, algumas empresas decidiram aproveitar o embalo para levar adiante os planos de abrir o capital na B3. Conheça as companhias que querem ter você como sócio.

De um lado, os dados de inflação. Do outro, os Bancos Centrais. É no meio desta verdadeira partida de xadrez que os investidores precisam se posicionar. Após a divulgação do IPCA acima do esperado no Brasil, hoje é a vez de conhecermos o resultado do índice de preços ao consumidor nos EUA. Confira como deve ficar o tabuleiro dos mercados nesta quinta-feira.

EMPRESAS

Fórmula para entrar em novos mercados e ao mesmo tempo expandir o faturamento? A JSL parece ter encontrado a dela. A empresa de logística anunciou a quinta aquisição em menos de um ano, agora da Marvel (não é aquela que você está pensando). Veja os números e mais detalhes da operação.

A JBS pagou US$ 11 milhões em bitcoins aos hackers após a invasão cibernética dos seus sistemas. O CEO da gigante de alimentos nos EUA, Andre Nogueira, disse que o pagamento foi doloroso, mas foi a coisa certa a se fazer pelos clientes da empresa.

A Peugeot vai pagar 10 milhões de euros por suposta fraude nas emissões de diesel dos seus veículos entre os anos de 2009 e 2015. A montadora nega as acusações, mas sinaliza que vai cooperar com o judiciário francês para resolver o caso com rapidez.

ECONOMIA

Agora vai? As expectativas sobre a privatização da Eletrobras seguem altas. Na corrida contra o prazo de validade, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) sinalizou que o esforço é para votar na MP até a próxima terça-feira.

Foi dado o pontapé inicial da tramitação da reforma administrativa na Câmara. A proposta não deverá mexer em direitos adquiridos e só valerá para novos funcionários. Ainda assim, o relator da Comissão Especial promete “colocar o dedo na ferida”.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar