Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-06-01T09:31:09-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

A espuma ESG do chope das empresas, live Seu Dinheiro, os melhores investimentos do mês e outros destaques

1 de junho de 2021
9:31
Glass,Full,Of,Cold,Beer,On,The,Wooden,Table
Imagem: Shutterstock

Você pode até questionar, mas não pode ignorar. Esse foi o recado de um velho conhecido do mercado quando eu comentei com ele das minhas dúvidas sobre o tal ESG.

Para quem não está familiarizado, a sigla em inglês (bem ao gosto do mercado) é usada para tratar de questões ambientais, sociais e de governança.

Trata-se de um tema que está na pauta dos investidores em todo o mundo e ganhou força durante a pandemia da covid-19.

Até mesmo o efervescente mercado de criptomoedas sentiu os impactos do ESG diante das incertezas sobre o consumo de energia usado na atividade de mineração de bitcoins e outras moedas digitais.

É claro que todos, no fundo, queremos fazer o que é certo. O problema é que muitas vezes isso envolve sacrificar o presente em nome do futuro. Ou, para ficar na linguagem do mercado financeiro, deixar dinheiro na mesa hoje para preservar o retorno de longo prazo.

Outro problema da questão ESG é como separar a espuma do chope (orgânico, para manter o texto ecologicamente correto). Ou seja, saber quando estamos lidando com iniciativas de fato sustentáveis ou meros esforços de marketing.

Apesar das incertezas e questionamentos válidos, a pauta ESG vem avançando de forma efetiva. Na coluna de hoje, o Matheus Spiess traz três exemplos recentes de como os tribunais e os acionistas forçaram gigantes do setor de petróleo a se comprometerem com práticas ambientais. Vale a leitura!

O que você precisa saber hoje

DIA DE PIB (E DE LIVE)

Entre a expectativa de retomada e o agravamento da pandemia da covid-19, como se comportou a economia brasileira? É o que saberemos com a divulgação dos dados do PIB do primeiro trimestre pelo IBGE. O Seu Dinheiro fará uma entrevista ao vivo, às 11h, com Rafaela Vitoria, economista-chefe do Banco Inter, para comentar os resultados. Marque na agenda e participe dessa conversa com a gente!

MERCADOS

Os cães ladram, mas a caravana passa. A bolsa começou o ano na lanterna do ranking dos investimentos, mas teve um belo mês de maio e não apenas recuperou as perdas como assumiu a segunda colocação entre as aplicações mais rentáveis de 2021. A Julia Wiltgen traz para você o ranking completo.

O que mexe com os mercados hoje? Além do PIB do primeiro trimestre, a agenda de indicadores reserva os dados da balança comercial e do índice do gerente de compras (PMI, na sigla em inglês). As expectativas são positivas, e com o exterior no azul, o Ibovespa tem espaço para testar novos recordes.

EMPRESAS

Mais uma empresa deve entrar na fila das ofertas de ações. A Raízen Combustíveis, fruto de parceria entre Cosan e Shell, vai pedir nos próximos dias registro para vender papéis preferenciais. Veja aqui mais informações sobre a operação.

O setor imobiliário continua bastante aquecido, e não só no segmento voltado para pessoas físicas. A Log Commercial Properties, empresa que tem os donos da MRV como principais acionistas, vendeu um ativo de quase 77 mil metros quadrados como parte da estratégia da empresa de reciclar o portfólio.

A Petrobras deu mais um passo no seu plano de vender ativos que estejam fora da estratégia de concentrar esforços em exploração e produção de petróleo. A estatal concluiu a venda da sua participação na usina eólica Mangue Seco 2. Confira os detalhes do negócio.

ECONOMIA

O governo tem sido bastante pressionado a aumentar sua atuação no socorro financeiro para minimizar os efeitos da pandemia. Ontem, quem sentiu essa pressão mais diretamente foi o secretário especial de Fazenda, Bruno Funchal, durante audiência no Senado.

Uma das assinaturas mais esperadas pelo mercado era a do presidente Jair Bolsonaro no decreto que regulamenta o novo marco do saneamento. E ela saiu logo na manhã desta terça-feira. Agora, as empresas terão os parâmetros para cumprir as metas de universalização dos serviços.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

GÁS NA TRAMITAÇÃO

Projeto de lei pode conter alta dos combustíveis, mas precisa ser aprovado ainda este ano, defende relator

A medida, que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e derivados, foi a forma encontrada para amenizar a alta dos preços sem interferir na política da Petrobras

CARNE FORTE

Marfrig sobe mais de 5% hoje, mas ainda deve saltar 60% nos próximos meses, projeta Bank of America

O Bank of America recalculou as projeções financeiras para o próximo ano e vê a empresa lucrando muito mais do que o previsto no cálculo anterior

DESTAQUES DO DIA

Varejo abaixo do esperado derruba Magazine Luiza (MGLU3), mas companhias aéreas sobem forte com vacinas eficazes contra a ômicron

Enquanto o Magalu recua mais de 8%, as empresas do setor aéreo aproveitam para engatar uma recuperação

bitcoin (BTC) hoje

O rali de fim de ano do bitcoin (BTC) derrapou. E você, novato em criptomoeda, pode ser o culpado

O movimento de queda do bitcoin das últimas semanas veio dos novos investidores em cripto, chamados de short-term holders, segundo a Glassnode

DE OLHOS BEM FECHADOS

O IPO do cheque em branco chega ao Brasil: Alvarez & Marsal quer fazer oferta pública para lançar Spac na B3

Modalidade existe há mais de 20 anos nos EUA, mas ainda é inédita no Brasil; entenda como funciona

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies