🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

O dragão à solta, Elon Musk, bitcoin e outras notícias que mexeram com seus investimentos

O temor com o retorno da inflação nos EUA, as falas de Elon Musk sobre o bitcoin, as ações de empresas em recuperação judicial e outros destaques da semana

15 de maio de 2021
10:17
Estátua da Liberdade Assustada Cifrão Foguete v3
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O dragão é uma criatura mitológica presente em diversas culturas e regiões, da China à Europa. Aqui no Brasil, o bicho que cospe fogo entrou para o folclore econômico como símbolo da inflação galopante.

Foram muitos os ministros que assumiram a missão de controlar a inflação e acabaram queimados. O dragão só foi domado de verdade a partir do plano Real.

Desde então, a fera alterna longos períodos de hibernação com ataques súbitos, que acontecem ao menor descuido dos cavaleiros do Banco Central.

Essa é a realidade brasileira, mas no exterior a inflação ficou por tanto tempo em níveis muito baixos que muitos economistas se arriscaram a dizer que o dragão havia sido extinto.

Então, a reação de certo desespero quando a inflação ao consumidor nos Estados Unidos bateu em 0,8% em abril foi de certo modo compreensível.

O temor com o retorno do dragão na maior economia do mundo derrubou as bolsas globais. Por aqui, o Ibovespa caiu 2,65% na quarta-feira.

Passado o susto, o mercado lambeu as feridas e se recuperou depois que as autoridades voltaram a destacar que a pressão nos preços é um fenômeno temporário. No acumulado da semana, o principal índice da bolsa brasileira fechou em queda de apenas 0,13%.

Isso significa que o dragão está treinado e domesticado? Ainda é cedo para saber, mas você pode acompanhar todos capítulos dessa saga no Seu Dinheiro. Fique agora com os nossos destaques da semana:

1 - As melhores da repescagem

Existem hoje 20 empresas listadas na bolsa brasileira em recuperação judicial. Estamos falando de nomes conhecidos do público como Oi, Eternit, Gradiente e Saraiva.

As ações de companhias nessa condição podem oferecer um enorme potencial de ganho, mas também riscos em proporção semelhante. 

É por isso que nós preparamos uma reportagem especial mostrando quais delas têm mais chance de sair da “repescagem” e voltar à primeira divisão.

2 - As commodities superpoderosas

Se a inflação está em alta, a culpa é delas: as commodities. Com o mundo em retomada, a demanda por matérias-primas, do minério de ferro aos grãos agrícolas, explodiu.

Quem não tem do reclamar da alta dos preços são as empresas que vivem de produzir commodities. Neste vídeo de 1 minuto, você confere como a Vale e as siderúrgicas se beneficiam do atual cenário.

Para o nosso colunista Ivan Sant'Anna, já estamos em um novo superciclo das commodities. Ele conta sobre os últimos três grandes “bull markets” das matérias-primas e como os astros estão se alinhando para um novo momento de alta.

3 - Musk derruba bitcoin

O excêntrico bilionário Elon Musk não sai das manchetes, e não só no mundo dos negócios. Na semana passada, o dono da Tesla fez uma participação no programa humorístico Saturday Night Live, um dos mais populares dos EUA.

Uma piadoca com o dogecoin durante o programa foi o suficiente para abalar as cotações da criptomoeda na semana passada. Mas foi uma declaração séria sobre o bitcoin dias depois que caiu como uma bomba no mundo cripto. 

Musk voltou atrás da decisão de aceitar a principal moeda digital nas compras dos veículos elétricos da marca, alegando preocupações ambientais. O Seu Dinheiro resume toda a polêmica neste vídeo.

4 - Os fundos imobiliários do mês

Juros em alta, economia fechada… A vida não está fácil para quem investe em fundos imobiliários (FIIs). Mas isso não significa que não existam oportunidades nesse mercado.

Todos os meses o Seu Dinheiro consulta as principais corretoras do país para saber quais são as indicações mais quentes de FIIs dentro das carteiras recomendadas.

Os mais votados entram para a nossa seleção de Fundos Imobiliários do mês. Saiba quais foram os campeões de maio.

5 - Vamos ao teatro?

O isolamento social imposto pela pandemia da covid-19 nos obrigou a inúmeras mudanças na rotina. Algumas delas vieram para ficar, como o aumento do uso do celular para compras e serviços financeiros.

Mas a esperada reabertura da economia também deve trazer de volta hábitos que fomos obrigados a interromper, como viagens e lazer fora de casa, incluindo aquele bom e velho cineminha ou teatro. E isso pode dizer muito sobre as oportunidades de investimento na bolsa, como mostra o nosso colunista Ruy Hungria

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

NOITE CRIPTO

A poucas horas do The Merge, bitcoin reage e passa a subir; confira cotações do BTC e do ethereum

14 de setembro de 2022 - 20:42

Mais cedo, a maior criptomoeda do mundo não refletia o ânimo dos investidores com o The Merge, chegando a recuar mais de 9%

ANOTE AÍ

The Merge do Ethereum (ETH): confira lista de plataformas e exchanges que terão as atividades suspensas durante atualização

14 de setembro de 2022 - 15:51

Por motivo de segurança, alguns aplicativos devem suspender as atividades durante a principal atualização do sistema

CRIPTO TOMANDO ESPAÇOS

Sistema internacional de pagamentos Swift inicia projeto com tecnologia blockchain — mas isso é seguro?

14 de setembro de 2022 - 11:52

O corte parcial do Swift foi um dos mecanismos utilizados pelos Estados Unidos para impor sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia

DIA AGITADO PARA O INVESTIDOR

‘Revolta’ de mineradores um dia antes do The Merge do ethereum (ETH), bitcoin (BTC) em queda de 9%: confira tudo que movimenta o dia das criptomoedas

14 de setembro de 2022 - 9:29

Do outro lado do mercado, o token que registra a maior alta do dia é o Celsius (CEL), da plataforma que segue fora do ar e “travou” o dinheiro dos investidores há meses

NOITE CRIPTO

Terça-feira 13: bitcoin é mais uma vítima da inflação dos EUA; confira como o BTC reagiu ao dado

13 de setembro de 2022 - 20:25

A perspectiva de aperto monetário mais agressivo nos EUA derrubou o bitcoin e outros ativos considerados mais arriscados com as ações em Wall Street

WEB 3.0

Navegador Opera dá mais um passo em direção à Web 3.0 e integra wallet de criptomoedas Metamask ao seu sistema; entenda o que significa

13 de setembro de 2022 - 15:53

Em janeiro deste ano, o Opera já havia anunciado que passaria a integrar as carteiras de criptomoedas ao seu navegador

HOJE NÃO!

Bitcoin (BTC) não sustenta sétimo dia seguido de alta e passa a cair com inflação dos EUA; Ravecoin (RNV) dispara 63% com proximidade do The Merge

13 de setembro de 2022 - 10:28

O ethereum (ETH) passa por um período de consolidação de preços, mas o otimismo é limitado pelo cenário macroeconômico

PREPARE A PIPOCA

Terra (LUNA), o retorno: por que você não deve investir na criptomoeda que disparou 120% em uma semana

12 de setembro de 2022 - 15:19

Nos últimos sete dias, a “família Terra” registrou ganhos substanciais e gerou um grande fluxo de pesquisa sobre essa que foi uma das maiores criptomoedas do mundo

JOGADA ARRISCADA

Você trocaria ações da sua empresa por bitcoin? Michael Saylor, ex-CEO da Microstrategy, pretende fazer isso com o valor de meio bilhão de dólares

12 de setembro de 2022 - 11:51

Desde o começo do ano, o bitcoin registra queda de mais de 50% e as ações da Microstrategy também recuam 52%

QUE FIM DE SEMANA!

Bitcoin (BTC) atinge os US$ 22 mil pela primeira vez em quase um mês; criptomoedas disparam até 20% no acumulado da semana

12 de setembro de 2022 - 9:21

A mesma semana em que acontece o The Merge também é marcada por um elevado apetite de risco

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar