🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

As leis da física no mercado financeiro e os destaques mais importantes do dia

30 de julho de 2021
8:59 - atualizado às 9:00
Imagem: Shutterstock

Se é possível resumir o que é a Física, pode-se dizer que é a ciência que estuda e explica as leis naturais.

Quantas vezes já não ouvimos a expressão “toda ação gera uma reação”? Ela é tão corriqueira, que podemos nos esquecer de associá-la à Terceira Lei de Newton.

Outra Lei de Newton, a segunda, nos mostra que um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, desde que nenhuma força externa atue sobre ela.

Quando formulou suas leis, lá no século 17, o grande físico inglês Isaac Newton estava olhando para a natureza. Ele observava o comportamento e as reações, e suas leis servem para dar uma maior previsibilidade aos movimentos naturais, com bastante precisão.

Mas e no mercado financeiro? É possível observar e antecipar movimentos com o mesmo grau de acerto? Os agentes apenas reagem aos acontecimentos, ou tentam se antecipar a eles? Há realmente a necessidade de uma força externa para que os investidores saiam do estado de repouso?

O analista Ruy Hungria, físico de formação, consegue traçar com maestria esse paralelo em sua coluna.

Como estudioso e amante tanto da Física quanto do mundo dos investimentos, ele se vale do seu conhecimento nas duas áreas para tratar da ação, no caso a proposta de tributação de dividendos feita pelo governo, e da reação das empresas. Vale muito conferir a coluna Sextou com o Ruy de hoje.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Como a reforma tributária pode mexer com seus investimentos? Especialista no tema, a nossa repórter Julia Wiltgen preparou um vídeo especial para você no nosso canal do Youtube. Assista e se inscreva para receber todas as atualizações!

O último pregão do mês deve ser marcado por um pessimismo generalizado dos mercados em relação ao avanço regulatório da China. Os investidores devem ficar de olho na inflação dos Estados Unidos e dados do desemprego no Brasil, além da temporada de balanços. Confira tudo que mexe com os mercados hoje.

EMPRESAS

A temporada de balanços segue a todo vapor. Usiminas, Fleury, EcoRodovias e Localiza divulgaram os resultados trimestrais e devem ajudar a movimentar o pregão desta sexta-feira. Nós reunimos os principais números das companhias nesta matéria.

Se Jeff Bezos voou alto com sua ida ao espaço, os papéis da Amazon seguiram em direção oposta e chegaram a cair mais de 6% após a divulgação dos resultados trimestrais. O balanço da companhia veio abaixo do esperado e decepcionou os acionistas. Veja como foi o desempenho da empresa.

Tem mais dinheiro entrando no caixa da Petrobras. A estatal assinou contratos para venda de sua participação em companhias de energia. Confira os detalhes e valores da transação.

Se a tendência é de antecipação na distribuição de dividendos com a ameaça de tributação, a BR Distribuidora já coloca em prática a estratégia. A empresa anunciou que vai antecipar o pagamento de juros sobre capital próprio sobre os resultados de 2021. Veja aqui os valores.

ECONOMIA

Na tentativa de aliviar os efeitos da pandemia, o ministro Paulo Guedes confirmou que o programa de empregos para jovens, o BIP, será bancado por meio do crédito extraordinário de até R$ 3 bilhões. Saiba mais.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar