🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Ah, o otimismo

8 de janeiro de 2021
10:46
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O que o otimismo não faz, não é mesmo? Quando as perspectivas são positivas, nos sentimos mais leves, com a sensação de que tudo vai dar certo. A gente até se permite ser ousado, comprar aquele carro ou casa que estávamos de olho há tempos, uma roupa mais estilosa, escolher um ativo mais arriscado para conseguir um retorno extra. 

Depois de um ano tão duro como 2020, iniciamos 2021 com esperança de que as coisas vão melhorar. O principal fator, sem dúvida, é a vacina contra covid-19, nosso passaporte para voltarmos a uma vida normal e para a retomada da economia. 

Há tempos os mercados estão precificando a perspectiva de melhora. Tanto é que terminamos 2020 com o Ibovespa prestes a bater sua pontuação histórica (algo que ele conseguiu ontem). Quem poderia imaginar isso em março, quando a pandemia chegou ao Brasil e atingiu seu auge no mundo? 

Vendo a luz no fim do túnel ficar cada vez mais brilhante, os investidores estão agora analisando as diversas classes de ativos em busca de oportunidades. 

E um mercado que demonstra ser promissor em 2021 é o de fundos imobiliários (FII). Fortemente impactado pela crise do coronavírus, ele foi o pior investimento de 2020 e o único que ainda não recuperou o patamar pré-pandemia. 

Mas a queda nos preços das cotas abriu uma série de oportunidades entre os FII, que devem se beneficiar com a retomada econômica que se desenha. 

A Julia Wiltgen conta um pouco mais para vocês sobre o que esperar deste mercado neste ano. A reportagem é parte da nossa série “Onde investir em 2021”. Você pode ler as outras matérias do especial neste link.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

 Depois de flertar diversas vezes com o topo, o Ibovespa enfim desencantou e marcou o seu novo recorde de fechamento. O principal índice da bolsa foi impulsionado pelas empresas do setor de commodities e fechou o dia com uma alta de 2,76%, aos 122.385,92 pontos. O dólar também teve um dia de forte alta global, o que refletiu em uma valorização de 1,8%, indo a R$ 5,3990. 

O que mexe com os mercados hoje? Em clima de ressaca após a máxima histórica atingida na última quinta, os investidores estão atentos aos dados do payroll, que mede a capacidade de recuperação do mercado de trabalho norte-americano. Além disso, no Brasil, os dados da produção industrial de novembro, que serão divulgados logo cedo, também devem chamar a atenção do mercado.

EMPRESAS

 Com o bom desempenho dos ativos do pré-sal, a Petrobras bateu recorde de produção em 2020. A máxima anterior havia sido registrada em 2015. Confira os números da companhia.

 Outra empresa que anda comemorando os resultados de 2020 é o banco Inter. A companhia apresentou as suas prévias operacionais do 4º trimestre de 2020 e as classificou como “o melhor trimestre histórico em todas as frentes”.

 Depois de sofrer no auge da crise do coronavírus, a Azul divulgou resultados preliminares de dezembro que indicam um crescimento de 18,1% no tráfego de passageiros ante o mês anterior, mas ainda 31% abaixo do mesmo período do ano passado.

ECONOMIA

 Enquanto o impasse sobre a vacinação no país continua, o Brasil bateu a marca dos 200 mil mortos pelo coronavírus. Só nas últimas 24 horas foram mais de 1.524 óbitos registrados, segundo o Ministério da Saúde.

OPINIÃO

 Na contramão da bolsa, as ações de algumas queridinhas do mercado, como Magazine Luiza, Natura e Localiza, começaram 2021 com o pé esquerdo. O que afetou essas empresas e o que esperar daqui para frente? O nosso colunista Ruy Hungria traz na coluna de hoje uma pequena aula sobre avaliação de ações que vale a pena você conferir.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar