🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
O melhor do Seu Dinheiro

A Pedra Filosofal do mercado financeiro e mais destaques da noite

O minério de ferro converteu-se na pedra filosofal dos mercados: tudo o que toca, vira ouro — como as ações da Vale e das siderúrgicas

Cena do filme Harry Potter e a
Imagem: Divulgação

De certa maneira, o mercado financeiro está cheio de alquimistas: tentam transformar dinheiro em mais dinheiro. Ações, câmbio, títulos de renda fixa, fundos imobiliários — no fim, o objetivo dos investidores é multiplicar o patrimônio.

O problema é que não há fórmula mágica. Nem sempre as poções funcionam; na verdade, é relativamente comum que o efeito seja o contrário do desejado. É uma ciência inexata, digamos assim.

Ah, seria ótimo ter uma pedra filosofal como a de Nicolau Flamel: eternamente capaz de transformar tudo em ouro. Basta um toque e pronto: suas aplicações recebem um toque de Midas.

Pois, quem diria, a rocha mágica dos mercados existe e sempre esteve por perto. O minério de ferro é o alvo da cobiça dos alquimistas: tudo que está ao seu redor ganha um brilho especial.

A commodity vem numa disparada desde o ano passado, mas, nos últimos dias, esse movimento se acentuou. A tonelada atingiu o patamar inédito dos US$ 200 e segue avançando; a demanda na China está mais forte que nunca.

E, com esse pano de fundo, as ações da Vale e das siderúrgicas começam a se transmutar em metal precioso. E, melhor: ainda há espaço para uma valorização adicional.

Nesta matéria, nós explicamos passo a passo os motivos por trás do salto do minério de ferro e o racional para as ações do setor de mineração e siderurgia daqui em diante — inclusive, o Ibovespa subiu hoje muito por causa de mais uma alta desses papéis.

Não é bruxaria, eu garanto.

Empresas

Às vésperas da definição do preço por ação para o IPO da Dotz, o Seu Dinheiro apurou que um investidor japonês de peso poderá participar do processo. O Vinícius Pinheiro dá mais detalhes sobre a operação.

O cashback está em alta! E, para não perder o bonde, a Mosaico se aliou ao BTG Pactual e lançou sua própria plataforma de benefícios. O objetivo da dona do Zoom e do Buscapé com a empreitada é aumentar sua participação na fase final do funil de compras dos usuários.

Uma novidade inusitada no mundo dos serviços financeiros: um projeto de negócios uniu serviços bancários e uma operadora de telefonia celular para os simpatizantes da esquerda. Saiba mais sobre o Leftbank.

Mercados

Um pronunciamento do ministro de Minas e Energia reacendeu o apetite pelos papéis da Eletrobras hoje. Bento Albuquerque reforçou que o processo de capitalização da companhia é fundamental para o país e deu uma previsão de quando deverá ser concluído.

As empresas brasileiras estão partindo com tudo para as fusões e aquisições — e as ofertas públicas de ações têm despontado como ferramenta útil para financiar as compras. A expectativa é que o apetite por grandes negócios se intensifique ainda mais e movimente R$ 200 bilhões na bolsa até dezembro.

Economia

Apesar de ter desacelerado para 0,31% em abril, a inflação acumulada dos últimos doze meses ficou acima da meta do Banco Central. Confira quais preços subiram ou desceram na matéria do Kaype Abreu.

E falando nela, a inflação e os dados de desemprego têm assustado os norte-americanos. Porém, em mais um esforço para tranquilizar o mercado, o Fed reforçou que o aumento nos preços é consistente com as metas e que acredita na retomada das contratações nos próximos meses.

O mercado digeriu hoje a participação do ministro da Economia na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Guedes voltou a atacar as atuais regras de estabilidade dos servidores públicos, comentou a proposta do governo para a reforma administrativa e defendeu falas polêmicas. Confira os destaques.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar