🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

A bolsa e o teto sobre nós

18 de janeiro de 2021
10:23
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

É sempre bom ouvir o que Luiz Fernando Figueiredo tem a dizer. Em junho passado, quando falou com o Seu Dinheiro pela última vez, o ex-diretor do Banco Central e sócio-fundador da Mauá Capital praticamente cantou a bola de quais seriam os próximos movimentos da taxa básica de juros (Selic).

De lá para cá, o cenário se transformou radicalmente. Se por um lado a economia mostrou uma recuperação mais rápida do que o esperado, tivemos do outro um surpreendente repique da inflação e o risco de descontrole das contas públicas.

Figueiredo, porém, se mostra otimista com o chamado “balanço de riscos”, que no jargão da política monetária representa o conjunto das variáveis que influenciam a economia.

Na prática, isso significa que ele vê espaço para a bolsa seguir em trajetória de alta, empurrada pelo caminhão de estímulos fiscais promovido pelos governos em todo o mundo.

Curiosamente, o lado fiscal também pode ser o calcanhar de aquiles dos mercados em 2021, caso surjam novas ameaças ao cumprimento do teto de gastos.

Na entrevista que concedeu ao repórter Ivan Ryngelblum, o ex-diretor do BC também disse o que espera da reunião desta semana do Copom e da trajetória dos juros ao longo deste ano. Vale a leitura!

O que você precisa saber hoje

SD PREMIUM

• Depois da euforia do começo do ano, o Ibovespa fechou a segunda semana de 2021 com queda de 3,8%. A pandemia da covid-19 deve continuar no radar dos investidores, assim como os desdobramentos do pacote de estímulos proposto pelo presidente eleito dos EUA, Joe Biden. Por aqui, a decisão do BC sobre a Selic deve concentrar as atenções. Leia mais sobre tudo que movimenta os mercados nesta semana na coluna Segredos da Bolsa, conteúdo exclusivo do SD Premium.

MERCADOS

 Você sabe dizer se o dólar está caro e barato? A revista britânica The Economist desenvolveu um método simples para responder a esta pergunta, comparando os preços do Big Mac pelo mundo. Confira quanto a moeda norte-americana deveria valer, segundo o indicador.

EMPRESAS

 O começo do ano segue aquecido para as ofertas de ações na bolsa brasileira. Um dos destaques na fila de IPOs é a rede de clínicas de depilação Espaçolaser, que pretende arrecadar até R$ 3 bilhões com a abertura de capital.

O grupo canadense Couche-Tard anunciou no sábado o fim das negociações para a compra da operação global do Carrefour. A decisão foi tomada depois que o governo da França sinalizou ser contra a operação.

 A Movida anunciou a compra da Vox Frotas locadora por R$ 89 milhões. Segundo a empresa, o valor será pago em dinheiro, sendo 50% à vista e 50% após um ano da transação. Confira os detalhes.

ECONOMIA

 Epicentro inicial da pandemia, a China conseguiu superar os efeitos da covid-19 e crescer 2,3% em 2020. Mas os números de dezembro apontam para uma desaceleração da atividade no começo do ano.

 Habemus vacina! A Anvisa aprovou no domingo o uso emergencial da CoronaVac e do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

20 de março de 2024 - 15:57

O tão sonhado dia em que a taxa de juros dos EUA passaria a cair foi adiado pelo Federal Reserve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies