Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

A piora com a situação da covid-19 afetou os mercados tradicionais e até o bitcoin esta semanaImagem: Divulgação

Caro leitor,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pandemia de covid-19 ainda não acabou. E parecia que os mercados financeiros globais haviam se esquecido disso. A eficácia das vacinas e o avanço da imunização no mundo fizeram surgir uma luz no fim do túnel, e os investidores já precificavam o retorno à vida normal, com reabertura econômica, demanda aquecida, inflação e juros mais altos.

Em outras palavras, o mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Não o “novo normal”, expressão odiosa para se referir a esse horror pós-pandêmico que ainda estamos vivendo e que é tudo, menos normal.

Pois ontem os mercados globais voltaram a entrar em pânico por conta de uma nova variante do coronavírus identificada na África do Sul. Com muitas mutações em relação às variantes já conhecidas, a ômicron, como foi batizada, está preocupando as autoridades de saúde e já levou uma série de países a restringirem a entrada de viajantes internacionais.

Mesmo antes da descoberta da variante ômicron, porém, o mercado já manifestava alguma cautela em relação ao aumento do número de casos de covid-19 na Europa, na Oceania e mesmo na China, que já havia levado os governos a decretarem novas quarentenas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A verdade é que continuaremos a viver este inferno enquanto o mundo não tiver uma ampla cobertura vacinal. As novas variantes tendem justamente a surgir em países com poucos vacinados, seja por dificuldade de acesso às vacinas, seja pelo tacanho discurso antivax.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A estrada de tijolos amarelos para a rentabilidade nos FIIs, e as ações do Banco do Brasil: o que você precisa ler antes de investir hoje

SEXTOU COM O RUY

As ações do Banco do Brasil (BBAS3) estão baratas! Armadilha ou oportunidade?

Assim, ironicamente, bem no dia da Black Friday os preços das ações e das commodities despencaram ao redor do mundo - e na bolsa brasileira não foi diferente.

Após uma sequência de altas em dias mais tranquilos, o Ibovespa acabou amargando uma forte queda de 3,93% na última sexta-feira, aos 102.224 pontos, terminando a semana com uma perda de 0,79%. Nesta matéria, a Jasmine Olga resume como foi o pregão de ontem e o que deu o tom dos mercados ao longo da semana.

E a ironia não parou por aí. Na última quinta-feira foi Dia de Ação de Graças, festa cristã dedicada a celebrar a gratidão. Muita gente deve ter agradecido pelo arrefecimento da pandemia e por ainda estar viva e saudável depois de tudo que se passou. Só para no dia seguinte aparecer mais uma bomba, daquelas que abalam a esperança de qualquer cristão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira, a seguir, algumas das melhores reportagens publicadas pelo Seu Dinheiro na última semana:

1. Comprar ou vender ações da bolsa?

Não, não estou falando de ações de empresas negociadas na bolsa brasileira. Estou falando das ações da dona da bolsa mesmo, a B3. Os papéis da companhia acumulam perda de quase 40% no ano, e é claro que o mau desempenho das ações brasileiras tem a ver com isso. Mas há outros motivos.

Nesta reportagem, que também traz um vídeo, o Victor Aguiar explica o que está acontecendo com as ações da B3, faz uma análise do negócio e aponta um caminho: hora de comprar ou vender?

2. Vale a pena ter um Tesla?

Os carros elétricos são o futuro, mas ainda não “pegaram”, e um dos motivos sem dúvida é o preço salgado. Mas como é dirigir e manter um carro elétrico? Quanto custa? Dá para ter um Tesla no Brasil?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Publicamos, na última semana, duas reportagens respondendo a essas perguntas, assinadas pela Lucia Camargo Nunes. Na primeira, ela apresenta tudo que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico; na segunda, quanto custam os veículos à venda hoje no Brasil - e como fazer para ter um Tesla.

3. Aposentadoria sem erro

Na segunda reportagem da nossa série sobre previdência privada, eu falei um pouco dos cinco principais erros que os desavisados cometem na hora de contratar um plano de previdência. Alguns deles podem matar completamente a vantagem do produto. Conheça-os para poder evitá-los.

4. Seleção Empiricus + Seu Dinheiro

Na última semana estreou a nova temporada do programa Seleção Empiricus, que conta com a participação de profissionais da casa de análise e convidados em conversas sobre o mercado. Mas, desta vez, o Seu Dinheiro também está no projeto. O repórter Victor Aguiar é quem comanda o programa, ao lado do analista João Piccioni.

No primeiro episódio, eles receberam Larissa Quaresma e Henrique Florentino, da Empiricus, para falar sobre o Ibovespa em baixa, inflação e suas ações preferidas no momento atual. Caso você tenha perdido a transmissão ao vivo, a gravação continua disponível aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5. Que bitcoin que nada!

Um dos gigantes do mercado financeiro brasileiro que já estão mergulhando no universo das criptomoedas é a Kinea, gestora de fundos alternativos ligada ao Itaú. Em entrevista ao repórter Renan Sousa, na última semana, o analista de pesquisas quantitativas da casa, Rodrigo Zobaran, explicou por que o Ethereum, e não o bitcoin, é a grande aposta da Kinea no mercado cripto.

Uma dica: tem a ver com o metaverso e a tal da web 3.0. As criptomoedas do metaverso, aliás, vêm se destacando imensamente nesse momento de baixa do bitcoin. Enquanto a principal cripto do mundo sofria, teve cripto do metaverso subindo mais de 100%. Nesta matéria, o Renan apresenta cinco dos principais projetos.

Um bom fim de semana para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
12 de maio de 2026 - 8:54
Trump diante das bandeiras de Irã e Israel 12 de maio de 2026 - 7:23
Bruce Edwards, o novo CEO do CrossFit 9 de maio de 2026 - 9:00
Irã e EUA 6 de maio de 2026 - 20:49
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um investidor no topo de uma montanha. No vale, abaixo dele, estão linhas de transmissão de energia, uma empresa de saneamento, bancos e seguradoras 6 de maio de 2026 - 8:57
5 de maio de 2026 - 8:48
Ferrari F80 2 de maio de 2026 - 9:00
Imagem gerada por inteligência artificial mostra notas de R$ 100 em um escritório, carregando maletas e digitando em um computador 1 de maio de 2026 - 10:04
Fonte de montes de dólares, formando montanhas, e um homem no topo, com uma bandeira fincada 1 de maio de 2026 - 7:01
Imagem mostra mulher branca aplicando um cosmético no rosto fazendo seu skincare. Ela está em um banheiro cheio de plantas com móveis de madeira 30 de abril de 2026 - 8:40
Prédio do Banco Central. 29 de abril de 2026 - 17:30

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Nada como uma Super Quarta depois da outra 

29 de abril de 2026 - 17:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia