🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

“O Poder do Hábito”: compreender o segredo por trás da rotina é caminhar para o sucesso

Escrito por um jornalista do New York Times, a obra nos ajuda a entender por que e como agimos em nossas vidas, negócios e até mesmo como sociedade

29 de agosto de 2021
9:00 - atualizado às 14:10
Bloquinhos de madeira formando a palavra "Habits"
"O Poder do Hábito" nos ajuda a entender por que e como agimos em nossas vidas, negócios e até mesmo como sociedade. - Imagem: Shutterstock

Em 1892, o psicólogo americano William James escreveu que nossa vida não é nada além de uma massa de hábitos. Muitos anos depois, foi a vez do jornalista Charles Duhigg desvendar o que está por trás dessa “massa” que regula nossa vida. No livro “O Poder do Hábito”, descobrimos por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ter feito sucesso em meio ao “boom” de livros de autoajuda no Brasil, se assemelha mais a um livro reportagem, que esmiúça o que está por trás dos hábitos, de uma forma objetiva e, ao mesmo tempo, cativante. Duhigg usa sua experiência como jornalista do New York Times para criar um storytelling interessante, que foge da dureza dos livros científicos, ao mesmo tempo em que evita frases motivacionais em excesso ‒ uma característica comum em livros de autoajuda. 

Mas ainda que não seja um livro de conselhos e dicas, é possível usar a principal ideia de “O Poder do Hábito” para fazer mudanças em sua rotina. Para produzir o livro, Duhigg fez cerca de 300 entrevistas com cientistas e executivos e dezenas de pesquisas dentro de empresas. A partir disso, ele conseguiu sintetizar o que, de fato, está por trás de um hábito. 

Explicando de forma simples: o processo de criação de um hábito acontece em três etapas. O primeiro é chamado de deixa, que é o gatilho que faz com que seu cérebro entre em “modo automático”. Em seguida, vem a rotina, que pode ser física, mental ou emocional, e é a ação que você realiza logo após o gatilho. Por fim, você tem a recompensa, que sinaliza para seu cérebro que vale a pena continuar tendo aquela mesma atitude na próxima vez que se deparar com a deixa. 

Segundo a ideia de Duhigg, um hábito é dificilmente quebrado, mas é possível alterar a rotina, ao identificar quais são as deixas e as recompensas. Fica mais fácil de entender quando pegamos um exemplo prático. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagine que uma pessoa tenha o hábito de sempre comer um doce no meio da tarde, o que está causando ganho de peso. Mas o que ela deseja de recompensa não é exatamente o açúcar e sim uma pausa no trabalho. O que ela pode fazer é se alongar ou sair ao ar livre, ao invés de comer o doce. O hábito não é exatamente quebrado, mas com a mudança da rotina, é possível ter a mesma recompensa e evitar algo indesejado pela pessoa (o ganho de peso).  

Leia Também

“Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível.” ‒ Trecho do livro “O Poder do Hábito”.

Um aspecto que deixa a obra mais “gostosa” de ser lida é o fato do autor nos apresentar cases de pessoas estudadas por cientistas. Um exemplo é o de Eugene, um senhor que sofreu um acidente que prejudicou profundamente sua memória (a ponto de ele não lembrar de coisas que tinham acontecido minutos antes), mas que ainda assim, manteve seu hábito de fazer o café da manhã.

Ou o de Lisa, uma mulher fumante, endividada e com vários outros problemas que, ao decidir parar de fumar, transformou sua vida completamente: correu uma maratona, conseguiu um emprego estável e pagou todas as dívidas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hábitos podem mudar completamente um negócio

Embora associemos os hábitos às atitudes individuais das pessoas, “O Poder do Hábito” mostra que é possível reconhecer essas rotinas regulares em empresas e organizações e até mesmo na sociedade como um todo. Por isso, Duhigg divide o livro em três partes para abordar essas três “esferas” dos hábitos: a pessoal, a organizacional e a social.

Para exemplificar o quanto os maus hábitos de uma empresa podem ser prejudiciais, o autor nos dá o exemplo da companhia de metrô de Londres. Em 1987, uma das estações mais movimentadas da cidade teve um incêndio que ocasionou a morte de mais de 30 pessoas. O motivo? Os funcionários perceberam pequenos focos de incêndio, que não foram reportados porque “não estavam sob responsabilidade” de ninguém. Uma organização que lida com milhares de pessoas diariamente não possuía enraizada em sua cultura a preocupação com a segurança dos passageiros. 

Em contraponto, também conhecemos o case do Starbucks, que tem entre seus princípios a força de vontade, acompanhada de um treinamento eficiente e o incentivo à autodisciplina. No livro, acompanhamos a história de Travis, um “adolescente problema” com dificuldades de se manter em um emprego que se tornou gerente e supervisor de uma equipe de 40 pessoas na rede americana de cafés. 

“Quando as empresas se concentram em mudar hábitos, organizações inteiras podem se transformar.” ‒ Trecho do livro “O Poder do Hábito”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conexão entre os hábitos sociais e Rosa Parks

O autor aborda um caso de ativismo de dezembro de 1955 nos Estados Unidos. Quando Rosa Parks se recusou a levantar de seu assento do ônibus em Montgomery, como forma de protesto pela discrimação racial que os negros sofriam, ela estava realizando uma transformação ainda maior do que poderia imaginar. Os hábitos sociais são compostos por uma série de hábitos individuais que faz com que as pessoas acabem agindo da mesma forma. 

Ao fazer seu protesto, Parks acabou instigando uma mudança de hábito em toda a população negra do Alabama e, posteriormente, do país. Por ser uma mulher muito imersa na comunidade, sua atitude acabou criando um “gatilho” para outras pessoas. É claro que apenas esse fato não foi responsável por todo o movimento de direitos civis dos EUA, mas é fácil entender por que ele é considerado um marco. Os líderes de movimentos acabam criando novos hábitos que dão um senso de identidade para seus seguidores, o que pode ocasionar mudanças na sociedade ‒ como de fato ocorreu nos EUA. 

O hábito de leitura é denominador comum entre os milionários ao redor do mundo

Embora “O Poder do Hábito” não seja um livro com foco em finanças, ele também pode ter insights interessantes para quem quer criar o hábito de poupar dinheiro e investir. Ao final do livro, o autor prepara um guia prático para quem quer aplicar as ideias apresentadas na obra. 

“E embora cada hábito signifique relativamente pouco por si só, ao longo do tempo, as refeições que pedimos, o que dizemos a nossos filhos toda noite, se poupamos ou gastamos dinheiro, com que frequência fazemos exercícios, e o modo como organizamos nossos pensamentos e rotinas de trabalho têm impactos enormes na nossa saúde, produtividade, segurança financeira e felicidade.” ‒ Charles Duhhig, em “O Poder do Hábito”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um hábito comum de muitos milionários é a leitura, que abre novos horizontes e rende ideias inovadoras. Foi pensando em ajudar as pessoas a construir um patrimônio (financeiro e cultural) relevante que surgiu o Empiricus Books, um clube de livros focado em empreendedorismo, negócios e finanças.

A cada dois meses, os assinantes recebem em casa um livro criteriosamente selecionado pela equipe da Empiricus, com um marcador de páginas especial. Além disso, eles também têm acesso a conteúdos “além da leitura” para enriquecer ainda mais o repertório cultural.

Você pode começar a participar do Empiricus Books agora e se tornar o próximo leitor-investidor de sucesso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)

17 de outubro de 2025 - 6:07

Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos

VONTADE DOS CÔNJUGES

Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança

16 de outubro de 2025 - 15:22

Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje

16 de outubro de 2025 - 8:09

Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?

15 de outubro de 2025 - 19:57

Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)

15 de outubro de 2025 - 7:47

A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje

14 de outubro de 2025 - 8:08

Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China

14 de outubro de 2025 - 7:48

O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Perdidos no espaço-tempo

13 de outubro de 2025 - 19:58

Toda a Ordem Mundial dos últimos anos dá lugar a uma nova orientação, ao menos, por enquanto, marcada pela Desordem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Abuse, use e invista: C&A queridinha dos analistas e Trump de volta ao morde-assopra com a China; o que mexe com o mercado hoje?

13 de outubro de 2025 - 7:40

Reportagem especial do Seu Dinheiro aborda disparada da varejista na bolsa. Confira ainda a agenda da semana e a mais nova guerra tarifária do presidente norte-americano

TRILHAS DE CARREIRA

ThIAgo e eu: uma conversa sobre IA, autenticidade e o futuro do trabalho

12 de outubro de 2025 - 7:04

Uma colab entre mim e a inteligência artificial para refletir sobre três temas quentes de carreira — coffee badging, micro-shifting e as demissões por falta de produtividade no home office

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A pequena notável que nos conecta, e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (10)

10 de outubro de 2025 - 7:59

No Brasil, investidores avaliam embate após a queda da MP 1.303 e anúncio de novos recursos para a construção civil; nos EUA, todos de olho nos índices de inflação

SEXTOU COM O RUY

Esta ação subiu mais de 50% em menos de um mês – e tem espaço para ir bem mais longe

10 de outubro de 2025 - 6:03

Por que a aquisição da Desktop (DESK3) pela Claro faz sentido para a compradora e até onde pode ir a Microcap

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Menos leão no IR e mais peru no Natal, e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (9)

9 de outubro de 2025 - 8:06

No cenário local, investidores aguardam inflação de setembro e repercutem derrota do governo no Congresso; nos EUA, foco no discurso de Powell

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar