🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Fundos, ações, tesouro: a pergunta que não quer calar… Por que você investe?

Pensar no futuro é importante, mas qual o seu objetivo lá na frente? Bruno Marchesano comenta sua experiência como investidor

29 de outubro de 2021
11:23
Homem conta moedas para o futuro - restituição
Imagem: Freepik

A primeira resposta que vem à sua cabeça pode ser “Para fazer o dinheiro trabalhar por mim”, mas por quê? Qual ou quais são os sonhos que esse incremento de capital vai te ajudar a realizar?

No meu caso, cresci com meu pai, empresário, que quebrou quando eu tinha menos de dez anos. Já minha mãe havia deixado de trabalhar para cuidar de mim quando nasci, voltando para sua carreira quando as contas apertaram.

Logo, investimento e trabalho foram as formas que encontrei para tentar prover um futuro diferente para eles — e para mim. Ajudá-los é minha forma de retribuir por todo seu esforço, sacrifício, dedicação, educação e amor ao longo dos anos

Meu presente é dedicado a encontrar um futuro em que o dinheiro não seja uma preocupação constante. Em que possa me dar a liberdade — e o prazer — de ir a um bom restaurante, bar ou viajar à vontade, sem me preocupar se esse dinheiro me fará falta lá na frente.

Um futuro em que não seja preciso optar por renunciar às coisas de que gosto em prol de uma educação de qualidade para os meus filhos, assim como os meus pais fizeram por mim e meu irmão — escolha pela qual sou eternamente grato.

Um futuro em que eu possa dar as condições de acesso/oportunidades aos meus filhos e maior tranquilidade para meus pais.

Dinheiro X Felicidade

Aqueles que falam que dinheiro não traz felicidade estão, em minha opinião, apenas parcialmente certos, afinal eliminar os problemas que a falta dele traz não parece ruim. Os últimos dois terços da minha vida foram cercados por essa preocupação. Com isso, acabei aprendendo que os investimentos são uma das ferramentas ao meu dispor — e ao seu também — para trazer tranquilidade e afetar positivamente a vida daqueles que amamos, hoje e no futuro.

Não se engane, tenho plena consciência de que meus investimentos não vão trazer essa liberdade financeira no curto prazo. Este é um projeto de anos, provavelmente décadas. Para isso, preciso dar meu melhor agora, trabalhando para aumentar os meus aportes mensais, feitos em investimentos com foco no longo prazo.

Infelizmente, não existe bola de cristal. A estrada é longa e árdua, tanto para mim, como para você.

Tive a sorte de nos últimos sete anos evoluir juntamente com o mercado financeiro brasileiro.

Nos dois primeiros anos de forma mais distante, vivenciei a mudança do mercado como investidor e assinante da Empiricus, e nos últimos cinco consegui contribuir com uma pequena parte dessa mudança, ajudando na educação do investidor e com a aproximação entre fundos e o varejo como membro da equipe da série Os Melhores Fundos de Investimento.

Presenciei o pequeno investidor, que só tinha investimentos em fundos de renda fixa ruins dos grandes bancos, passar a ter sua reserva de emergência em fundos baratos de corretora — hoje com taxa zero —, investindo em fundos multimercados independentes e em ótimos gestores de ações.

Mais à frente, vi o investidor pessoa física fazer a mesma transição no mundo da previdência privada, cujos produtos eram ainda piores. Ao mesmo tempo, presenciei o investidor compreender, aos poucos, o conceito de alocação de portfólio e diversificação. Entendendo a necessidade de ter ativos — como o dólar — em sua carteira que podem protegê-lo em momentos de estresse do mercado.

Aos poucos, essa evolução levou os investidores a entenderem a importância dos fundos globais e a criar um interesse por fundos alternativos, como de criptomoedas, private equity e venture capital.

Não há como negar que estamos vivendo uma evolução acelerada da busca por conhecimento e acesso ao mercado de capitais. Por outro lado, a alta velocidade dessa evolução faz com que alguns investidores busquem por enriquecimento rápido e fácil, podendo ficar encantados com a cultura do day trade e, em último caso, até com esquemas duvidosos em criptomoedas, chamados de pirâmides financeiras. Mesmo com todo o avanço alcançado, ainda temos muito trabalho a ser feito até o foco da maioria dos investidores se direcionar para o longo prazo.

Nosso trabalho de educar e contribuir para a evolução de nossos assinantes é ininterrupto. Todos os dias temos pessoas novas, ansiosas por informação e recomendações de investimento. Precisamos, com isso, constantemente produzir conteúdos que atendam tanto o investidor iniciante como o muito experiente.

Contudo, ambos parecem colocar a caixinha dos fundos de renda fixa — incluindo fundos de crédito – como investimentos de curto prazo e baixo retorno.

Realmente, alguns investimentos da classe possuem essas características, mas não podemos generalizar.

Nesta semana, recomendamos para os assinantes da série Os Melhores Fundos de Investimento  um fundo de crédito que combina um produto de alta qualidade, com proteção contra a inflação e performance acima da média, que são considerados qualificados pela CVM — aqueles com mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros ou com alguma certificação. Porém nem todos têm o perfil para entrar nesse fundo, ele é para o longuíssimo prazo e exige paciência, resiliência e persistência.

Se você se encaixa nesse perfil, caso goste da tese, deve segurá-lo por 20 anos. Em contrapartida, o fundo tem uma taxa interna de retorno de, aproximadamente, IPCA + 9,75% ao ano, isento de Imposto de Renda.

Esse tipo de oportunidade certamente entraria no meu portfólio pessoal não fossem as restrições de compliance.

Considero essa uma indicação perfeitamente alinhada com os propósitos de um investidor de longo prazo que tem o objetivo de prover tranquilidade para sua família no futuro.

Não posso mudar o passado, mas sei o que posso fazer hoje para mudar meu futuro. Esse é o meu motivo de investir, qual é o seu?

Um grande abraço!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

20 de março de 2024 - 15:57

O tão sonhado dia em que a taxa de juros dos EUA passaria a cair foi adiado pelo Federal Reserve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies