Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

O que esperar dos IPOs na bolsa brasileira? Basta ver os jornais dos EUA

Era o final dos anos 1980, mas ele pode ver o jornal de 22 de outubro de 2015. Na capa do periódico, seu filho estava sendo preso por roubo. Não havia alternativa senão entrar mais uma vez no DeLorean e viajar para o futuro, de modo a evitar a prisão de Martin McFly Júnior. CONTINUA […]

Imagem: Shutterstock

Era o final dos anos 1980, mas ele pode ver o jornal de 22 de outubro de 2015. Na capa do periódico, seu filho estava sendo preso por roubo. Não havia alternativa senão entrar mais uma vez no DeLorean e viajar para o futuro, de modo a evitar a prisão de Martin McFly Júnior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O privilégio de ler, de fato, o jornal de amanhã está restrito a “De Volta para o Futuro 2”. Agora, se pararmos para pensar, podemos fazer algo bem parecido aqui no Brasil. Se quisermos identificar tendências para o mercado de capitais brasileiro, basta observar o que aconteceu nos anos anteriores nos EUA.

Se tivéssemos de resumir a história do mercado de capitais americano nas últimas décadas, veríamos, inicialmente, uma época estrelada dos grandes hedge funds, com emergência de gestores celebridades, seguida de anos de destaque dos fundos passivos, sob taxas mais baixas e maior eficiência dos mercados, e agora uma grande migração em direção aos alternativos e ilíquidos, onde ainda residem os maiores retornos potenciais e existem maiores distorções de preços, assimetria de informação e menos eficiência.

Há uma espécie de fetiche do investidor por IPOs. Nada contra. É legítimo que seja assim. O fenômeno de underpricing — termo tipicamente usado para caracterizar uma persistência de retornos positivos anormais nos pregões de estreia, ou seja, as ações, na média, tendem a subir no seu primeiro dia — é devidamente documentado na literatura e você pode, sim, aproveitar. Em outras palavras, há evidência empírica de que, se você participar de todos os IPOs e vender a ação no leilão de fechamento do primeiro dia de negociação, você, na média, vai ganhar dinheiro.

Histórias novas também podem ser particularmente atraentes, quando bem executadas. Você compra o empreendedor ainda em estágio inicial, ele fica capitalizado e pode executar um belo plano de expansão, com consequências, claro, para o preço da sua ação. O caso mais emblemático deste ano é Méliuz, que parece entrar num ciclo virtuoso agora com esse follow-on, já demonstrando boa capacidade de execução de crescimento orgânico e via aquisições. Olhando para a frente, estou positivamente impressionado com InfraCommerce e BR Partners, mas esse é assunto para outro dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPOs podem ser muito legais. Continuarão podendo ser. Mas, cada vez mais, com juros baixos e muito dinheiro disponível no mundo, capital deixou de ser uma restrição importante. O empreendedor consegue se financiar, desde que tenha uma ideia minimamente razoável, alguma capacidade de execução e relacionamento, em rodadas privadas de captação. Quando chega num IPO, em muitas situações a empresa já está num estágio mais avançado de maturação e de geração de valor, sendo que a supermultiplicação fica nos estágios de colocações privadas.

Leia Também

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Devoradores de estrelas (Michelin): o que a extinção de um prêmio de sustentabilidade diz sobre a gastronomia?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O plano do Banco do Brasil (BBAS3) para a classe média, a oportunidade no Nubank (ROXO34) e o que mais você precisa saber hoje

O gráfico abaixo, cuja fonte é statista.com, de maio deste ano, resume um pouco do quanto a geração de valor está crescentemente mais presente em rodadas privadas:

Para reforçar o argumento, cito a evolução da alocação do famoso endowment de Yale em venture capital e private equity:

E, segundo dados da OurCrowd, de maio de 2021, esses são os retornos da categoria:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Infelizmente, esse é um nicho ainda pouco explorado por investidores pessoas físicas brasileiros, com penetração ínfima nos portfólios. Entre as minhas autoimpostas atribuições para o segundo semestre deste ano, está uma campanha em defesa da maior alocação em alternativos e ilíquidos.

Quanto antes começarmos, melhor. Como primeiro passo, sugiro conhecer a carteira administrada da Vitreo para esta categoria. Você ainda vai ouvir falar muito disso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um homem de camisa azul misturando ouro e commodities em uma tigela. Há outros investimentos ao redor dele, e ele está em uma cozinha 20 de maio de 2026 - 8:45
Uma mesa de escritório antigo. Em cima há um computador de barriga e uma gelatinha com um grampeador dentro. 19 de maio de 2026 - 8:50
Fundo eleitoral eleições eleições municipais 19 de maio de 2026 - 7:22

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ruído político, curva de juros aberta e um mercado mais cauteloso

19 de maio de 2026 - 7:22
18 de maio de 2026 - 8:18
banco do brasil bbas3 lula ação balanço 15 de maio de 2026 - 6:45
Imagem mostra um centro de distribuição com caminhões à sua frente, e uma estrada dourada levando até o ativo logístico. À direita estão troféus de primeiro lugar 14 de maio de 2026 - 8:55
Copa do Mudo, Brasil, Futebol, Seleção, Bola 13 de maio de 2026 - 19:52

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Jogando de igual para igual com as big techs

13 de maio de 2026 - 19:52
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 13 de maio de 2026 - 8:43
12 de maio de 2026 - 8:54
Trump diante das bandeiras de Irã e Israel 12 de maio de 2026 - 7:23
Bruce Edwards, o novo CEO do CrossFit 9 de maio de 2026 - 9:00
Irã e EUA 6 de maio de 2026 - 20:49
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia