Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Só a educação salva: oportunidade para quem quer ser um bom investidor

26 de julho de 2021
11:32 - atualizado às 13:53
Imagem: Shutterstock

“O fenômeno do financial deepening no Brasil, junto a essa efervescência de fintechs e outras startups de tecnologia, talvez seja uma das maiores, senão a maior, transformação que o mundo está vivendo hoje.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouvi essa frase de um dos principais gestores de ações do país, em almoço na última quinta-feira, no balcão do Huto.

Podemos participar disso. Ou podemos ignorar o processo. A escolha é de cada um de nós. Homens e mulheres livres, em um país, ao menos por enquanto, livre também.

Hoje é um dia muito importante para mim. Para o Rodolfo também. Arrisco dizer para toda a Empiricus.

Explico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sempre tivemos preocupações acadêmicas sérias. É até uma questão etimológica. Há empresas XPTO; e há empresas interessadas em questões epistemológicas. Como já foi dito aqui várias vezes, Sextus Empiricus representa um dos grandes expoentes do ceticismo pirrônico. A uma tese (ou a um argumento) opõe-se sempre uma antítese (ou contra-argumento) de igual validade. Só vejo gente cheia de certezas e respostas, só príncipes na vida — nós estamos ainda atrás das perguntas certas.

Leia Também

Lançamos hoje nosso MBA de Análise de Ações. Ele é motivo de grande orgulho para nós. Suspeito que, da maneira com que foi estruturado, só a Empiricus poderia oferecer algo assim. Não por algum tipo de habilidade especial. Sem nenhuma arrogância aqui. Apenas por conta da nossa natureza.

Sejamos sinceros — e eu sugiro fortemente que você mesmo faça o exercício de conferir. Há dois tipos de pós-graduação de finanças por aí:

  • i) aquele em que os professores falam de ações sem nunca ter investido de verdade em ações e ganhado muito dinheiro com isso;
  • e ii) MBA dado por quem nunca fez MBA (ou algum outro curso stricto sensu, como mestrado ou doutorado). 

Todos sabemos — ou ao menos desconfiamos — que o sucesso numa determinada atividade deveria conciliar teoria e prática. A primeira porque treina a capacidade de abstração, permite olhar com afastamento e espírito científico (analítico), capaz de nos oferecer conclusões lógico-dedutivas e nos apoiar em evidências empíricas. A segunda fornece a habilidade de reconhecer padrões e aguçar a intuição. Essas coisas se complementam e se retroalimentam — ou deveriam pelo menos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, não há como aprender com aqueles que desconhecem a teoria. Tampouco podemos nos fiar em quem não tem a prática. Precisamos unir os dois mundos. E é isso que vamos fazer aqui. Por isso, este MBA é tão especial e pode mudar, de verdade, carreiras, perspectivas, horizontes e patrimônios.

Gostaria de convidá-lo a fazer parte disso.

Há algo pessoal aqui. Já fiz a confissão, mas a retomo, sob o risco da repetição. Fui cursar Economia na USP sendo sempre uma das maiores notas da sala por uma questão totalmente freudiana. Na verdade, eram duas questões. Eu achava que poderia, finalmente, receber a aprovação do meu pai dessa forma. E também acreditava que ele, muito intuitivo e sagaz, só havia quebrado operando ações porque não havia percorrido uma trajetória acadêmica sólida. Os livros me dariam aquilo que lhe teria faltado.

Meu sonho de seguir carreira acadêmica não se realizou. Até dei aulas de um monte de coisa. Microeconomia, Macroeconomia, Teoria das Decisões Financeiras, Opções Reais, Valuation, Finanças Internacionais. Passei por tudo, mas foi uma trajetória breve e muito aquém do que eu gostaria — uma bela frustração, essa é a verdade. Se sua família quebra e você é o responsável por colocar dinheiro em casa, abandonar a trajetória acadêmica é uma imposição inquestionável. Fui empreender e deu no que deu. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De algum modo, porém, este MBA é a materialização do sonho antigo, num tamanho e numa proporção que eu sequer poderia imaginar àquela altura. Para ser justo e transparente, é muito mais mérito do Rodolfo, que capitaneia esse projeto, do que meu. Mas também estou lá dando uma pequena contribuição, ministrando aulas e convidando amigos para ajudar.

Esse, aliás, é um ponto marcante. Sempre fui muito grato aos professores ao longo da minha vida. Devo muito a eles. Tirando minha mãe, que sem dúvida foi minha maior e melhor professora, aprendi demais com aquelas pessoas que preenchiam a lousa com as marcas de giz — sim, eu sou dessa época; e eu a valorizo muito. Acredito que a figura do professor pode ser transformacional na vida de uma pessoa — se não fosse o Carlos Rogério Duarte Barreiros, eu seria incapaz de escrever qualquer coisa; sem o Fabio Kanczuk, não teria aprendido Microeconomia (embora formalmente a disciplina fosse Economia Matemática).

Tenho muito orgulho do quadro docente desse MBA. Para citar só algumas pessoas aqui, preservando outros que pediram certa discrição no anúncio, teremos aulas com André Esteves (BTG Pactual), André Ribeiro (Brasil Capital), João Braga (Encore), Luis Felipe Amaral (Equitas), Christian Keleti (AlphaKey), Rafael Medeiro (Oikos Wealth Management), José Teixeira (Pátria), Thomas Ruszkay (Lazard) e tantos outros. Toda a equipe da Empiricus também vai estar lá.

Sim, é um timaço — está faltando só o Renato Augusto aí, mas esse já foi contratado por outra seleção. Sinceramente, não consigo ver algo sequer parecido com isso, em qualquer outra pós-graduação do Brasil. Vamos aprender com os melhores, com quem é relevante e ganha dinheiro de verdade com isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há uma outra questão pessoal importante. Tenho uma crença particular muito enraizada, de que só a educação pode mudar um país. Educação como um todo, mas também e especificamente sobre economia e finanças.

Duas coisas são importantes demais para serem ignoradas: sua saúde e seu dinheiro. Você pode simplesmente dizer que não vai ligar para uma delas, mas é só um autoengano, porque esses dois elementos afetam qualquer outra coisa da sua vida. Sem dinheiro e/ou sem saúde, você não consegue fazer nada. Ignorar um problema porque você não gosta dele não vai tirá-lo da sua frente.

As implicações do conhecimento em economia e finanças repercutem sobre o escopo pessoal e familiar, mas também de maneira sistêmica. O cidadão não gosta de inflação. E ele também quer mais gasto público, uma bolsa aqui, um subsídio ali, uma pensãozinha porque ninguém é de ferro. Então, ele elege o político populista, que prometeu elevar sua aposentadoria — o resultado é devidamente conhecido: dólar mais alto, mais inflação, dúvidas sobre nossa moeda e nossa solvência. Em alguma medida, o populismo sobrevive por conta da ignorância. A educação é transformacional.

Esse MBA tem dois objetivos mais concretos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você tem alguma pretensão de trabalhar no mercado financeiro, ele pode alçá-lo a uma nova posição, abrindo novas possibilidades de carreira. Não estamos falando só de mais conhecimento. Estamos falando de uma nova profissão, em outro nível de remuneração e relevância.

E mesmo que você não queira necessariamente trabalhar com isso, é uma forma de se formar como um investidor de muito mais conhecimento teórico e prático, com novas habilidades para a gestão de seu patrimônio pessoal e familiar. Passar a jogar a liga dos profissionais. 

Hoje é um daqueles dias em que me encontro comigo mesmo. Essa é talvez a minha definição de sucesso: a capacidade de satisfazer a própria alma

Se sua alma tem sede de conhecimento e sua carreira pede um novo salto, temos também um encontro entre nós dois. Venha fazer parte do nosso MBA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A normalização da inflação e dos juros, o recorde de pedidos de RJ, mudanças na Petrobras (PETR4), e o que mais afeta a bolsa hoje

7 de abril de 2026 - 8:53

Sem previsibilidade na economia, é difícil saber quais os próximos passos do Banco Central, que mal começou um ciclo de cortes da Selic

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre a crise geopolítica e a rigidez inflacionária: volta ao normal no Brasil é adiada em um mundo fragmentado

7 de abril de 2026 - 7:17

Há risco de pressão adicional sobre as contas públicas brasileiras, aumento das expectativas de inflação e maior dificuldade no cumprimento das metas fiscais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A verdadeira diversificação nos FIIs, a proposta de cessar-fogo no Irã, e o que mais move as bolsas hoje

6 de abril de 2026 - 8:09

O TRX Real Estate (TRXF11) é o FII de destaque para investir em abril; veja por que a diversificação deste fundo de tijolo é o seu grande trunfo

TRILHAS DE CARREIRA

Entre o que você faz e onde você está: quanto peso dar à cultura organizacional nas suas escolhas de carreira?

5 de abril de 2026 - 8:00

Por que uma cultura organizacional forte é um ativo de longo prazo — para empresas e carreiras

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O poder elétrico na sua carteira, as novas ameaças de Trump, e o que mais move os mercados

2 de abril de 2026 - 8:30

Axia Energia (AXIA6) e Copel (CPLE3) disputam o topo do pódio das mais citadas por bancos e corretoras; entenda quais as vantagens de ter esses papéis na carteira

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Volta da inflação? Aprenda a falar a língua do determinismo estocástico 

1 de abril de 2026 - 19:45

Com inflação no radar e guerra no pano de fundo, veja como os próximos dados do mercado de trabalho podem influenciar o rumo da Selic

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O novo momento da Boa Safra (SOJA3), o fim da guerra no Irã e o que mais você precisa ler hoje

1 de abril de 2026 - 8:28

A fabricante de sementes está saindo de uma fase de expansão intensa para aumentar a rentabilidade do seu negócio. Confira os planos da companhia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os terremotos nos mercados com a guerra, a reestruturação da Natura (NATU3) e o que mais mexe com seu bolso hoje

31 de março de 2026 - 8:37

Entenda como o prolongamento da guerra pode alterar de forma permanente os mercados, e o que mais deve afetar a bolsa de valores hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Da escalada militar à inflação global: o preço da guerra entre EUA e Irã não é só o petróleo

31 de março de 2026 - 7:24

Curiosamente, EUA e Israel enfrentam ciclos eleitorais neste ano, mas o impacto político do conflito se manifesta de forma bastante distinta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Uma nova estratégia para os juros, eleições presenciais, guerra no Oriente Médio e o que mais move os mercados hoje

30 de março de 2026 - 8:10

O Brasil pode voltar a aumentar os juros ou viver um ciclo de cortes menor do que o esperado? Veja o que pode acontecer com a taxa Selic daqui para a frente

DÉCIMO ANDAR

As águas de março geraram oportunidades no setor imobiliário, mas ainda é preciso um bom guarda-chuva

29 de março de 2026 - 8:00

Quedas recentes nas ações de construtoras abriram oportunidades de entrada nas ações; veja quais são as escolhas nesse mercado

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

O melhor emprego do mundo: as dicas de um especialista para largar o CLT e tornar-se um nômade digital 

28 de março de 2026 - 9:02

Uma mudança de vida com R$ 1.500 na conta, os R$ 1.500 que não compram uma barra de chocolate e os destaques da semana no Seu Dinheiro Lifestyle 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O corte de dividendos na Equatorial (EQTL3), a guerra em Wall Street, e o que mais afeta seu bolso hoje

27 de março de 2026 - 8:17

A Equatorial decepcionou quem estava comprado na ação para receber dividendos. No entanto, segundo Ruy Hungria, a força da companhia é outra; confira

SEXTOU COM O RUY

Nem todo cão é de guarda e nem toda elétrica é vaca. Por que o corte de dividendos da Equatorial (EQTL3) é um bom sinal?

27 de março de 2026 - 6:01

Diferente de boa parte das companhias do setor, que se aproveitam dos resultados estáveis para distribui-los aos acionistas, a Equatorial sempre teve outra vocação: reter lucros para financiar aquisições e continuar crescendo a taxas elevadíssimas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O sucesso dos brechós, prévia da inflação, o conflito no Oriente Médio e o que mais afeta seu bolso hoje

26 de março de 2026 - 8:17

Os brechós, com vendas de peças usadas, permitem criar um look mais exclusivo. Um desses negócios é o Peça Rara, que tem 130 unidades no Brasil; confira a história da empreendedora

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Será que o Copom que era técnico virou político?

25 de março de 2026 - 20:00

Entre ruídos políticos e desaceleração econômica, um indicador pode redefinir o rumo dos juros no Brasil

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As empresas nos botes de recuperação extrajudicial, a trégua na guerra do Oriente Médio, e o que mais move os mercados hoje

25 de março de 2026 - 8:00

Mesmo o corte mais recente da Selic não será uma tábua de salvação firme o suficiente para manter as empresas à tona, e o número de pedidos de recuperação judicial e extrajudicial pode bater recordes neste ano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como se proteger do cabo de guerra entre EUA e Irã, Copom e o que mais move a bolsa hoje

24 de março de 2026 - 8:10

Confira qual a indicação do colunista Matheus Spiess para se proteger do novo ciclo de alta das commodities

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Quando Ormuz trava, o mundo sente: como se proteger da alta das commodities e de um início de um novo ciclo

24 de março de 2026 - 7:25

O conflito acaba valorizando empresas de óleo e gás por dois motivos: a alta da commodity e a reprecificação das próprias empresas, seja por melhora operacional, seja por revisão de valuation. Veja como acessar essa tese de maneira simples

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O problema de R$ 17 bilhões do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), o efeito da guerra nos mercados, e o que mais você precisa saber para começar a semana

23 de março de 2026 - 8:20

O Grupo Pão de Açúcar pode ter até R$ 17 bilhões em contas a pagar com processos judiciais e até imposto de renda, e valor não faz parte da recuperação extrajudicial da varejista

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia