🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Como ações de empresas boas em fusões e aquisições podem sair lucrando com a crise

Bons alocadores de capital enxergam na crise uma oportunidade de comprar boas empresas a preços atrativos e fortalecer os seus negócios, abocanhando participação de mercado e neutralizando seus concorrentes

11 de agosto de 2021
14:28 - atualizado às 18:08
Imagem: Shutterstock

Já não é (ou não deveria ser) segredo para ninguém que o Brasil está em crise há muitos anos. A estagnação e o retrocesso podem ser observados em diversos setores da economia e expõem o tamanho do problema que temos em mãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, engana-se quem pensa que crise é sinônimo apenas de desesperança, desestabilidade, perda de poder de compra e tantas outras mazelas associadas a esses graves problemas.

Bons alocadores de capital enxergam na crise uma oportunidade de comprar boas empresas a preços atrativos e fortalecer os seus negócios, abocanhando participação de mercado e neutralizando seus concorrentes. É a velha máxima: em toda dificuldade existe uma oportunidade.  

Na onda do financial deepening e embaladas pela crise dos últimos anos, as fusões e aquisições (M&A) estão cada vez mais frequentes. De acordo com o relatório divulgado pela empresa de consultoria PwC, batemos o recorde histórico de transações no ano passado, com volume 14% superior ao de 2019. Arrisco dizer que repetiremos a dose este ano. 

Duas coisas em especial têm me chamado a atenção quando o assunto é M&A: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  1. oportunidades que têm sido destravadas em determinados segmentos da economia 
  2. e um “novo método” de transação que tem um toque de subjetividade, mas tem se mostrado tão ou mais efetivo que a primeira estratégia.

Sobre o primeiro ponto, não poderia deixar de mencionar o segmento de saúde. Além de ser um item aspiracional para a maioria dos brasileiros, a saúde suplementar possui um forte empurrão secular, o envelhecimento da população, as mudanças socioeconômicas associadas a ele e a ainda grande subpenetração dos planos de saúde privados — menos de 25% da população brasileira possui assistência médica privada.

Leia Também

Nesse aspecto, duas empresas têm se destacado como as grandes consolidadoras: Hapvida e NotreDame Intermédica. Com operações verticalizadas e depois de diversas aquisições, as empresas avançaram de uma participação de mercado de 5% e 6%, respectivamente, em 2014, para 9% cada uma até junho deste ano. Valendo-se de estratégias de consolidação parecidas e atuação complementar, anunciaram inclusive uma fusão entre elas, o que criará uma gigante do segmento de saúde, com atuação nacional e sinergias importantes no âmbito comercial, operacional, etc. Através da aplicação da velha (e eficiente) receita de bolo, teremos uma empresa combinada de mais de R$ 100 bilhões de valor de mercado, aumento de representatividade nos índices, 18% de participação de mercado e um mar de oportunidades pela frente.

O segundo ponto é um tempero mais elaborado que tem sido aplicado nos últimos deals. O tal do “acqui-hiring”, a aquisição de uma determinada companhia combinada com a contratação dos seus principais executivos, que farão parte do corpo diretivo do novo grupo. Aqui, mais importante do que a receita combinada ou as sinergias mais óbvias, a genialidade dos fundadores é considerada, de modo que se abra um leque importante de novas avenidas de crescimento ainda não mapeadas. Eu sei, a subjetividade é grande, mas o potencial também tem se mostrado animador. 

Dos mais recentes, destaco três:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anunciada no ano passado, a aquisição da Reserva pela Arezzo trouxe também a cabeça criativa do Rony Meisler, fundador da Reserva, que atualmente é CEO da nova AR&Co, braço de vestuário e lifestyle do grupo. Um exemplo emblemático do que já foi feito é o patrocínio da marca no banco de reserva do Maracanã em 2015, que gerou awareness e visibilidade da mídia pela ousadia — afinal, o local nunca havia sido considerado pelas demais marcas pois não era visível para os telespectadores. Ainda é cedo para saber o que sairá da cabeça do Rony, mas, em poucos meses no cargo, ele já possui um amplo escopo para maximização de valor da companhia através do mapeamento de diversas frentes de atuação, como posicionamento de marca, ampliação de categorias e sortimento, além do foco na experiência do consumidor. 

Também no ano passado, o Grupo SBF (Centauro) anunciou a aquisição da NWB, produtora que tem entre seus canais de maior destaque o Desimpedidos, um dos maiores canais de futebol do mundo. Para tangibilizar, cada vídeo novo do influenciador digital Fred é acessado por mais de 200 mil pessoas em poucas horas. Essa será uma arma poderosa para engajamento de audiência e redução de custo de atração de clientes para o Grupo SBF. Nesse escopo, o Fred (e sua criatividade) serão peças centrais no desenvolvimento do ecossistema SBF. 

E, por último, mas não menos importante, destaco a recente transação entre a Petz e a Zee.Dog. Com a missão de ser reconhecida como o melhor ecossistema da categoria no mundo até 2025, a Petz trouxe para dentro de casa mais do que R$ 230 milhões em faturamento, mas também a irreverência dos irmãos Diz, cofundadores da Zee.Dog. Através de tecnologia, design e foco no cliente, criaram um branding poderoso no mundo animal, que impulsionou a companhia para atuar em mais de 45 países e se tornar a queridinha do mundo pet. Agora dentro do ecossistema Petz, os cofundadores da Zee.Dog e demais executivos terão a oportunidade de deixar sua imaginação fluir para elevar a um novo patamar a relação dos tutores e seus pets pelas lentes da líder incontestável do setor. No forno já temos o Zee.Dog Kitchen, uma alternativa saudável para a alimentação dos animais. O que mais pode vir dessa união? Mais produtos de marca própria, expansão internacional, pet sitter, day care, dog walker? 

Enfim, não se sabe qual seria a abordagem mais correta (ou se ela de fato existe). O que sabemos é que, independentemente da estratégia, os bons alocadores de capital vão continuar utilizando sua criatividade para se sobressair, entregando mais crescimento e novas oportunidades para suas empresas. Seja em um dia ensolarado ou em uma fria quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar