🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Os três setores mais lucrativos em tecnologia, e por que você deve investir neles

Integração entre softwares e Inteligência Artificial são dois dos segmentos que devem fazer parte de qualquer portfólio de investimentos vencedor

20 de junho de 2021
7:18 - atualizado às 13:11
tecnologia
Pechincha ou bolha financeira? O mercado deve ficar atento às ações de tecnologia na B3 - Imagem: Shutterstock

Olá, seja muito bem vindo ao nosso papo de domingo que às vezes é sobre tecnologia, às vezes sobre investimentos, mas raramente sobre algo interessante. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assumo que, se você está me concedendo os próximos 10 minutos da sua vida por livre e espontânea vontade, está interessado em um, ou potencialmente nos dois temas centrais desta coluna.

Investimento e tecnologia. Tecnologia e investimento. 

Ao menos para mim, a ordem faz diferença. 

Meu objetivo de hoje é o seguinte: vou te mostrar argumentos e dados em prol de três grandes teses de investimento em tecnologia. 

Três oportunidades que considero simplesmente obrigatórias para um portfólio vencedor nos próximos anos. 

Leia Também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

#1 - A economia das APIs

Entre os calouros da faculdade de Economia, um dos debates mais populares é aquele entre o desenvolvimento da indústria nacional e a abertura da economia. 

É impressionante a nossa capacidade, quando jovens, de acobertarmos nossa falta de instrumental técnico com opiniões rasas, formadas a partir de meia dúzia de anedotas. 

Uma dessas anedotas é de que a produção interna de um bem ou serviço é um componente importante de "segurança". 

Em tese, se produzirmos tudo internamente, nunca dependeremos de ninguém. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma espécie de virtude da solidão, que no caso brasileiro, por exemplo, deu vida à "maravilhosa" Lei da Informática. 

Como ideias se espalham de diversas formas, esse racional chegou ao mundo corporativo sob a roupagem do "desenvolvimento interno". 

Ao desenvolver suas próprias ferramentas, em teoria, uma empresa seria auto suficiente, não dependendo de fornecedores caros ou incompetentes. 

Como tudo nessa vida, a moeda tem dois lados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao internalizar o desenvolvimento de softwares, muitas empresas ficaram reféns de funcionários que se tornaram indispensáveis. Silos de conhecimento mantidos sob custódia de poucas pessoas, de propósito. 

Também ficaram para trás em termos de inovação, e o pior de tudo, tiraram recursos preciosos de seu negócio principal para investir em projetos secundários, geralmente com resultados ruins. 

Um ótimo exemplo são os primórdios da história da Sinqia (SQIA3), que passou anos adquirindo pequenas empresas de softwares no ecossistema de bancos e seguradoras. 

Essas empresas pertenciam a ex-funcionários, que construíram os sistemas de grandes bancos e seguradoras e, no ponto em que tornaram-se indispensáveis, desligaram-se para fundar uma empresa para continuar prestando serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Demorou, mas o mundo corporativo enfim converge para o imperativo de que as empresas devem empenhar seus recursos e expertises no que são boas. 

Isso foi possível graças ao que tem sido chamado de "Economia das APIs". 

APIs são um nome chique para integrações entre softwares. O exemplo da Stripe nos ajuda a ilustrar o que eu quero dizer.

Se você nunca ouviu falar nela, saiba que a Stripe é uma das empresas privadas mais valiosas do mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sua última rodada de captação, a Stripe foi avaliada em US$ 95 bilhões.

O valor está na sua enorme suíte de produtos no ecossistema de pagamentos. 

Se amanhã você decidir vender algo online, precisará de um mecanismo que te permita aceitar e processar pagamentos. 

Ao contratar a Stripe, em literalmente meia dúzia de linhas de código, você pluga uma suíte de pagamentos ao seu site. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronto, você está apto a vender online, sem a necessidade de pensar muito a respeito de "como" operacionalizar isso.

A Stripe é a solução padrão do Shopify, que é considerado por muitos investidores como o grande concorrente da Amazon nos EUA.

Negócios bilionários estão sendo erguidos em torno do conceito de API as service, a capacidade de fornecer sistemas críticos para negócios digitais, com tecnologia de ponta, através de poucas linhas de códigos e um preço acessível graças a escala que essas empresas conseguem atendendo muitos clientes.

Essa é minha aposta número #1 para os próximos anos: empresas no ecossistema de APIs. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

#2 - Software is eating the world

Essa frase já se tornou clichê. 

É a maneira como Marc Andressen, um dos investidores de risco mais bem sucedidos do mundo, definiu o ecossistema de tecnologia. 

Numa empresa do porte de um Fortune 1000 - as 1000 maiores empresas do mundo - existem, simultaneamente, cerca de 5000 aplicações diferentes rodando. 

Mesmo em empresas menores, com 800, 900 ou 1000 funcionários, é super comum encontrar mais de 500 ferramentas diferentes em produção. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria dos investidores desconhece essa complexidade. Eles concentram-se em grandes números e detalhes relacionados a custos de produção e marketing. 

De fato, saber se a Coca-Cola usa 2 ou 5 mil aplicações diferentes não é grande valia para projetar seus próximos resultados trimestrais. 

Porém , pode ser como cavar uma mina de ouro se você está procurando por empresas de tecnologia cujos sistemas estão se espalhando por grandes empresas, criando efeitos de rede, funcionários especialistas em suas aplicações e crescendo junto com seus clientes. 

Os softwares tendem, na maioria dos casos, a carregar duas das quatro características que considero fundamentais para empresas exponenciais: receita recorrente e altos custos de substituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira grande oportunidade nesse universo, dos softwares generalistas como ERPs (SAP, Oracle e outros) e CRMs (Salesforce, Zendesk…), eu acredito que já esteja praticamente esgotada. 

Estamos na segunda onda, com o crescimento e expansão de produtos verticalizados, capazes de consumir e gerar insights sobre grandes quantidades de dados; insights que serão direcionados a indústrias e setores específicos. 

Aqui estão os nomes chiques que não param de aparecer para você: machine learning, deep learning, inteligência artificial e outros.

Os pequenos nichos estão se tornando, cada vez mais, grandes mercados globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa é minha aposta número #2 para os próximos anos: empresas de software em segmentos ainda com baixa penetração de tecnologia.

Quanto à terceira aposta…

Eu faço questão de te contar pessoalmente amanhã, segunda-feira, às 20h. 

Deixo aqui o link para que você garanta seu lugar, gratuitamente, no Deep Dive Tech - um evento sobre as maiores oportunidades de lucro do mundo. 

Melhor do que falar sobre o terceiro setor que tanto me anima para os próximos anos, pretendo falar sobre as 10 ações que estão inseridas neles. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresas que, junto com meus amigos Vinícius Bazan e André Franco, passei muitos meses estudando. 

Ações de small e mid caps no universo de tecnologia, que são completamente desconhecidas do investidor de varejo. 

Se você quer multiplicar o seu patrimônio investindo em tecnologia - o setor de melhor performance nas bolsas globais nos últimos 10 anos -, essa é a sua oportunidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VISÃO 360

Direita ou esquerda? No mundo dos negócios, escolha quem faz ‘jogo duplo’

16 de novembro de 2025 - 8:00

Apostar no negócio maduro ou investir em inovação? Entenda como resolver esse dilema dos negócios

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esse número pode indicar se é hora de investir na bolsa; Log corta dividendos e o que mais afeta seu bolso hoje

14 de novembro de 2025 - 8:24

Relação entre preço das ações e lucro está longe do histórico e indica que ainda há espaço para subir mais; veja o que analistas dizem sobre o momento atual da bolsa de valores brasileira

SEXTOU COM O RUY

Investir com emoção pode custar caro: o que os recordes do Ibovespa ensinam

14 de novembro de 2025 - 6:55

Se você quer saber se o Ibovespa tem espaço para continuar subindo mesmo perto das máximas, eu não apenas acredito nisso como entendo que podemos estar diante de uma grande janela de valorização da bolsa brasileira — mas isso não livra o investidor de armadilhas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Seca dos IPOs ainda vai continuar, fim do shutdown e o que mais movimenta a bolsa hoje

13 de novembro de 2025 - 7:57

Mesmo com Regime Fácil, empresas ainda podem demorar a listar ações na bolsa e devem optar por lançar dívidas corporativas; mercado deve reagir ao fim do maior shutdown da história dos EUA, à espera da divulgação de novos dados

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Podemos resumir uma vida em uma imagem?

12 de novembro de 2025 - 19:54

Poucos dias atrás me deparei com um gráfico absolutamente pavoroso, e quase imediatamente meu cérebro fez a estranha conexão: “ora, mas essa imagem que você julga horripilante à primeira vista nada mais é do que a história da vida da Empiricus”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Shutdown nos EUA e bolsa brasileira estão quebrando recordes diariamente, mas só um pode estar prestes a acabar; veja o que mais mexe com o seu bolso hoje

11 de novembro de 2025 - 8:28

Temporada de balanços, movimentos internacionais e eleições do ano que vem podem impulsionar ainda mais a bolsa brasileira, que está em rali histórico de valorizações; Isa Energia (ISAE4) quer melhorar eficiência antes de aumentar dividendos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ibovespa imparável: até onde vai o rali da bolsa brasileira?

11 de novembro de 2025 - 7:28

No acumulado de 2025, o índice avança quase 30% em moeda local — e cerca de 50% em dólar. Esse desempenho é sustentado por três pilares centrais

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Como era verde meu vale do silício

10 de novembro de 2025 - 19:57

Na semana passada, o mitológico investidor Howard Marks escreveu um de seus icônicos memorandos com o título “Baratas na mina de carvão” — uma referência ao alerta recente de Jamie Dimon, CEO do JP Morgan, sobre o mercado de crédito

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Banco do Brasil (BBAS3) precisará provar que superou crise do agro, mercado está otimista com fim do shutdown nos EUA no horizonte, e o que mais você precisa saber sobre a bolsa hoje

10 de novembro de 2025 - 7:55

Analistas acreditam que o BB não conseguirá retomar a rentabilidade do passado, e que ROE de 20% ficou para trás; ata do Copom e dados de inflação também mexem com os mercados

TRILHAS DE CARREIRA

Promovido, e agora? Por que ser bom no que faz não te prepara para liderar pessoas

9 de novembro de 2025 - 8:00

Por que seguimos promovendo técnicos brilhantes e esperando que, por mágica, eles virem líderes preparados? Liderar é um ofício — e como todo ofício, exige aprendizado, preparo e prática

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Novo nome da Eletrobras em nada lembra mercado de energia; shutdown nos EUA e balanço da Petrobras também movem os mercados hoje

7 de novembro de 2025 - 8:14

Depois de rebranding, Axia Energia anuncia R$ 4 bilhões em dividendos; veja o que mais mexe com a bolsa, que bate recorde depois de recorde

SEXTOU COM O RUY

Eletrobras agora é Axia: nome questionável, dividendos indiscutíveis

7 de novembro de 2025 - 7:03

Mesmo com os gastos de rebranding, a empresa entregou bons resultados no 3T25 — e há espaço tanto para valorização das ações como para mais uma bolada em proventos até o fim do ano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

FII escondido no seu dia a dia é campeão entre os mais recomendados e pode pagar dividendos; mercado também reflete decisão do Copom e aprovação da isenção de IR

6 de novembro de 2025 - 8:03

BTGLG11 é campeão no ranking de fundos imobiliários mais recomendados, Copom manteve Selic em 15% ao ano, e Senado aprovou isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil

FII DO MÊS

É bicampeão! FII BTLG11 volta ao topo do ranking dos fundos mais recomendados em novembro — e tem dividendos extraordinários no radar

6 de novembro de 2025 - 6:03

Pelo segundo mês consecutivo, o BTLG11 garantiu a vitória ao levar quatro recomendações das dez corretoras, casas de análise e bancos consultados pelo Seu Dinheiro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Economista revela o que espera para a Selic em 2025, e ações ligadas à inteligência artificial sofrem lá fora; veja o que mais mexe com o mercado hoje

5 de novembro de 2025 - 8:04

Ibovespa renovou recorde antes de decisão do Copom, que deve manter a taxa básica de juros em 15% ao ano, e economista da Galapagos acredita que há espaço para cortes em dezembro; investidores acompanham ações de empresas de tecnologia e temporada de balanços

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O segredo do Copom, o reinado do Itaú e o que mais movimenta o seu bolso hoje

4 de novembro de 2025 - 7:50

O mercado acredita que o Banco Central irá manter a taxa Selic em 15% ao ano, mas estará atento à comunicação do banco sobre o início do ciclo de cortes; o Itaú irá divulgar seus resultados depois do fechamento e é uma das ações campeãs para o mês de novembro

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Política monetária não cede, e fiscal não ajuda: o que resta ao Copom é a comunicação

4 de novembro de 2025 - 7:10

Mesmo com a inflação em desaceleração, o mercado segue conservador em relação aos juros. Essa preferência traz um recado claro: o problema deriva da falta de credibilidade fiscal

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Inteligência artificial — Party like it’s 1998

3 de novembro de 2025 - 22:11

Estamos vivendo uma bolha tecnológica. Muitos investimentos serão mais direcionados, mas isso acontece em qualquer revolução tecnológica.

DÉCIMO ANDAR

Manter o carro na pista: a lição do rebalanceamento de carteira, mesmo para os fundos imobiliários

2 de novembro de 2025 - 8:00

Assim como um carro precisa de alinhamento, sua carteira também precisa de ajustes para seguir firme na estrada dos investimentos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Petrobras (PETR4) pode surpreender com até R$ 10 bilhões em dividendos, Vale divulgou resultados, e o que mais mexe com seu bolso hoje

31 de outubro de 2025 - 7:58

A petroleira divulgou bons números de produção do 3° trimestre, e há espaço para dividendos bilionários; a Vale também divulgou lucro acima do projetado, e mercado ainda digere encontro de Trump e Xi

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar