🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Em breve, você ganhará dinheiro investindo em uma Mona Lisa

Recebíveis de tecnologia, obras de arte, criptomoedas… o mundo dos investimentos está mudando numa velocidade avassaladora. E pela primeira vez na história os investidores individuais estão fazendo parte dessa mudança

28 de fevereiro de 2021
7:14 - atualizado às 13:12
mona lisa bansky
Imagem: Site Masterworks

Olá, seja bem-vindo ao nosso papo de domingo sobre tecnologia e investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conversei nesta semana com um dos melhores alocadores de recursos da indústria. Estávamos falando sobre como fomos ensinados a pensar nossas alocações. 

Primeiro, somos enquadrados em perfis de conservador, moderado e arrojado. 

Depois, instruídos a ponderar nossa alocação em renda variável (geralmente ações), renda fixa, imóveis e investimentos alternativos, de acordo com a caixinha na qual fomos enquadrados. 

Hoje, estou menos interessado na tosca caracterização de 7 bilhões de pessoas em três variantes possíveis, e mais interessado em como essas quatro grandes classes ativos que mencionei evoluíram. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Graças à tecnologia, a maneira como investimos em ações, renda fixa e imóveis mudou bastante. 

Leia Também

Contudo, essa evolução não chega aos pés do que é uma verdadeira revolução, que está acontecendo neste momento, nos investimentos alternativos. 

De Monet à Microsoft

Na primeira coluna que escrevi em 2021, comentei sobre a revolução que a Pipe está causando no mercado de renda fixa

Os caras estão securitizando recebíveis futuros de fluxos de caixa de empresas de tecnologia e os negociando num mercado secundário. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na prática, os instrumentos servem como um títulos de renda fixa, com rendimento esperado e um risco de contraparte que, em vez de estarmos falando da solvência de uma empresa, estamos analisando a probabilidade de que seu fluxo de caixa futuro (e contratado) seja efetivamente pago. 

Em breve, seu book de renda fixa poderá contar com as atuais debêntures de infraestrutura, ao lado de recebíveis do Microsoft Office. 

Incrível, não? 

A tecnologia está trazendo liquidez a ativos (e passivos) que sempre foram difíceis de trocar de mãos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Tela Azul, recebemos o Fabricio Tota, do Mercado Bitcoin, que está fazendo para os precatórios (obrigações judiciais) o mesmo que a Pipe está fazendo pelos recebíveis nos EUA. 

E recentemente fui apresentado a uma empresa ainda pequena, chamada Masterworks. 

A Masterworks pretende ser a primeira Bolsa do mundo focada em obras de arte. 

Como assim? 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da mesma maneira que eu posso comprar 100 ações da Apple negociadas na NYSE, a Masterworks me permite, num arranjo um pouco diferente, comprar 100 cotas (ou tokens) de um Monet, um Banksy ou Basquiat. 

O time dos caras trabalhou anos na construção de um banco de dados envolvendo transações de obras de arte. 

Sim, aquelas transações em leilões que você vê nos filmes. 

A Masterworks estima que o mercado anual de obras de arte transcione um volume financeiro similar ao mercado residencial americano: mais de 1,5 trilhão de dólares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dá uma olhada…

A Masterworks compra uma obra de arte baseada nos inputs e decisões de seus algoritmos. 

Depois de comprada, a obra é “listada” em sua plataforma, segmentada em diversas cotas (frações do valor original) que são vendidas para investidores.

Em 2020, eles concluíram sua primeira transação: a Mona Lisa. 

Mas calma, não é AQUELA Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. É a Mona Lisa de Banksy.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A obra permaneceu por um ano na plataforma da Masterworks, comprada em outubro de 2019 por 1,039 milhão de dólares, e vendida em outubro de 2020 por 1,5 milhão de dólares. 

Um belíssimo retorno anualizado, numa Mona Lisa acessível a investidores comuns, que poderiam comprar cotas por alguns poucos dólares.

O futuro dos seus investimentos será muito diferente 

Recebíveis de tecnologia, obras de arte, criptomoedas… o mundo dos investimentos está mudando numa velocidade avassaladora. 

E o mais impressionante é que, pela primeira vez na história, os investidores individuais estão fazendo parte dessa mudança. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como eu falei da Masterworks, conheço empresas trabalhando na liquidez de colecionáveis, cardgames, stock options em empresas de capital fechado e várias outras coisas. 

Estou vendo o dia em que chegarei para trabalhar na Empiricus, analisando ações e empresas, e terei ao meu lado um companheiro de análise especialista em história da arte. 

Hoje, essa é uma das mudanças que mais me anima no mercado financeiro: 

Pensar em como será essa mesma conversa que terei com o Bruno Mérola, um dos maiores alocadores do Brasil, em 2030: “Brunão, rebalanceio com mais Tesouro Direto ou Dali?”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contato

Se você gostou dessa coluna, pode entrar em contato comigo através do e-mail telaazul@empiricus.com.br, com ideias, críticas e sugestões. 

Também pode seguir acompanhando meu trabalho através do Podcast Tela Azul, em que, todas as segundas-feiras, eu e meus amigos André Franco e Vinicius Bazan, falamos sobre tecnologia e investimentos.

Aproveite para se inscrever no nosso Telegram; todos os dias, postamos comentários sobre o impacto da tecnologia no mercado financeiro (e no seu bolso).

Um abraço!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar