🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Bolsa hoje: paz entre os Poderes pode ajudar a destravar agenda econômica

Depois da “Declaração à Nação” publicada por Jair Bolsonaro, expectativa é que a semana seja mais tranquila; lá fora, os mercados ficam atentos à divulgação do relatório mensal da Opep

13 de setembro de 2021
9:14
A oposição dividida e de braços cruzados / Imagem: A Hora mais Escura (2012)

As ações caíram hoje, segunda-feira (13), na maioria das bolsas asiáticas, depois que os índices de Wall Street terminaram em queda na semana passada. Apesar de abaixo das expectativas, o Japão informou que seus preços no atacado para o mês de agosto estavam perto de seu recorde em 13 anos, aumentando os receios com a inflação enquanto o país se prepara para uma transição de liderança. Regulações chinesas também trazem preocupação.

Os investidores farão um teste nesta semana, enquanto aguardam que o relatório sobre os preços para o consumidor dê uma leitura sobre as tendências da inflação em agosto.

Lá fora, o calendário econômico também inclui atualizações sobre manufatura, pedidos de seguro-desemprego, sentimento do consumidor e um relatório de vendas no varejo de alto nível. A Europa inaugura a semana em alta, acompanhada pelos futuros dos EUA.

A ver...

Uma janela de oportunidades para as reformas

Embora tenha apresentado números em linha com o que podia se esperar de um movimento sem liderança centralizada na figura de uma terceira via, as manifestações do dia 12 de setembro foram fracas relativamente às do dia 7, esvaziando a possibilidade de impeachment, principalmente depois da “Declaração à Nação” escrita pelo ex-presidente Temer, que salvou Bolsonaro de mais fritura por parte dos Poderes.

Resta agora ver se essa paz instaurada por Temer ajudará o governo a destravar sua pauta econômica, com itens como a PEC dos Precatórios e a reforma administrativa.

O governo ganha com a harmonia entre os Poderes, uma das coisas de que o mercado sentiu falta neste trimestre enquanto fazia as contas da reforma do IR, que tem uma série de problemas e deve cair por terra em grande parte no Senado, e da questão dos precatórios.

Ainda há espaço para um resgate da agenda de Guedes, ao menos em um grau tímido, de modo a aprimorar a aderência dos fundamentos verificados na economia real e na performance dos ativos de risco, que afundaram com as pressões fiscais e políticas.

Até os EUA se defrontam com questões fiscais

Neste mês de setembro, os membros do Congresso dos EUA têm falado bastante sobre o teto da dívida, que precisaria ser revisado para comportar os gastos planejados pelo governo Biden.

Tensões de expansionismo fiscal já são observadas há algum tempo, principalmente se não houver uma contrapartida em aumento de impostos. A solução costuma ser jogar na conta da inflação.

Por enquanto, a maior parte dos legisladores segue acreditando que a inflação neste ano seria temporária e resultado da recuperação da economia.

Por sinal, tais pressões sobre os preços aumentam a probabilidade de que o Federal Reserve e outros bancos centrais possam agir mais cedo para aumentar as taxas de juros dos níveis muito baixos em que foram mantidos para ajudar a evitar os piores impactos da pandemia.

A inflação no atacado dos EUA, por exemplo, subiu 8,3% no mês passado a partir de agosto de 2020, a maior alta anual desde 2010, no início da série histórica.

A questão regulatória sem fim

Mais uma vez, os mercados chineses estão reagindo às regulamentações governamentais adicionais no setor de tecnologia.

Há quem diga, por outro lado, que o aumento da regulamentação provavelmente será uma resposta global às consequências sociais das mudanças estruturais provocadas pela pandemia, além de endereçar a questão dos grandes monopólios de tecnologia que surgem nos EUA e ao redor do globo; neste caso, a China estaria apenas se antecipando neste debate.

Vale notar que a preocupação tem se intensificado nas últimas semanas com a possibilidade de um maior aperto regulatório na China, especialmente após as novas regras que forçaram as empresas de reforço escolar a se tornarem sem fins lucrativos.

Majoritariamente, o mercado ainda não espera que a China introduza restrições tão rígidas em outros setores, uma vez que as ações regulatórias têm sido direcionadas a atacar monopólios ou proteger os trabalhadores.

Ainda assim, mais restrições são possíveis em partes da nova economia, juntamente com setores socialmente sensíveis, como propriedade e saúde — a China pode ainda estar atrás de seus pares do mercado desenvolvido em regulamentações sobre privacidade e segurança de dados. Assim, no curto prazo poderá até haver pressão, mas, no médio e no longo, é possível manter as perspectivas positivas.

Anote aí!

A agenda desta segunda-feira (13) é um pouco esvaziada. No âmbito político brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro se reúne com alguns ministros, com destaque para Carlos França, das Relações Exteriores, às 14h30.

Outros dois destaques do dia são a reunião do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para votar a versão final do edital do 5G e as comissões de Agricultura e Reforma Agrária e de Meio Ambiente do Senado, que realizam audiência pública sobre regularização fundiária.

Lá fora, os mercados ficam atentos à divulgação do relatório mensal da Opep, que poderá trazer volatilidade para o mercado de petróleo.

Temos também o discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde, na conferência internacional de Aspen, nos EUA — novidades sobre aperto monetário serão observadas, principalmente depois do movimento da semana passada. À noite, a China divulga seus dados de investimento estrangeiro direto para o mês de agosto.

Muda o que na minha vida?

Para variar, a interrupção da cadeia de suprimentos provocada pela pandemia está de volta às manchetes. Embora a oferta de alguns produtos tenha sido de fato reduzida, a produção global de manufatura está perto de seu recorde histórico, o que nos indica que este não é um problema de menor oferta, mas, sim, de um desequilíbrio entre oferta e demanda.

Por exemplo, em 2021, as economias desenvolvidas experimentaram duas tendências de consumo. Em primeiro lugar, os consumidores gastaram as suas economias acumuladas durante os lockdowns, enviesando os dados observados nos setores de bens em vez de serviços.

Isso levou a um nível extraordinário de demanda de bens (os gastos dos consumidores americanos com bens duráveis estão cerca de 25% acima da tendência).

Neste caso, a demanda sobrecarregou a oferta. O aumento da demanda, porém, é temporário. A poupança se esgota e as pessoas voltam a gastar com serviços, o que nos traz à segunda tendência de consumo.

Consequentemente, os preços subiram nas economias do mundo, à medida que problemas na cadeia de suprimentos, gargalos de transporte e outras interrupções decorrentes da pandemia impedem o retorno ao crescimento normal.

Fique de olho!

Você tem até amanhã para garantir os bônus exclusivos do Tech Select

Ao longo dos últimos dias, foi revelado que a SalesForce é a Big Tech dos Bastidores. Junto com o nome da empresa, anunciamos também uma promoção exclusiva para quem investir no Tech Select, até amanhã (14/09), às 23h59. 

Para você garantir seus bônus exclusivos, é bem simples: 

Se você investir em um aporte único a partir de R$ 25 mil, você ganha de forma vitalícia a assinatura da série “Melhores Ações do Mundo”, da Empiricus. E além dessa assinatura, você ainda ganha R$ 100 de cashback na sua conta Vitreo. 

Simples assim. Ganha-ganha completo.

Você investe no fundo, que já entregou mais de 66% de rentabilidade bruta nos últimos 15 meses, e ainda, ganha esses bônus exclusivos. Embora não haja garantia de retorno, acreditamos que o melhor ainda está por vir. 

Afinal, você apostaria contra as maiores empresas de tecnologia do mundo? A gente, não. Preferimos buscar lucros com elas por meio do Tech Select. 

Então, se você quer surfar essas possíveis ondas de lucratividades, o momento de entrar no fundo, é AGORA.   

O Tech Select continua batendo o S&P500, por conta da sua alocação inteligente e sofisticada. Estamos com as melhores empresas de tecnologia do mundo ao nosso lado, além de alocarmos estrategicamente em empresas que possam apresentar um belo upside. Tudo acrescido da SalesForce, a Big Tech dos Bastidores.

Portanto, confira todos os detalhes da tese e aproveite a promoção exclusiva, pois ela acaba amanhã, às 15h59 – horário de Brasília.

Aproveite agora esta oportunidade clicando no botão abaixo.

[QUERO APROVEITAR A OPORTUNIDADE]

Atenção:

  • Não deixe de ler o regulamento do fundo e seus fatores de risco antes de investir. Não há garantia de retorno. Retornos passados não garantem retornos futuros.
  • Antes de investir, verifique se o apetite a risco do fundo está em linha com o seu perfil de investimento. 
  • As rentabilidades apresentadas nas comunicações da Vitreo não são líquidas de impostos.
  • A aplicação em fundos de investimento não conta com a garantia do FGC, de qualquer mecanismo de seguros ou dos prestadores de serviço do fundo.

Um abraço,

Jojo Wachsmann

Compartilhe

SOBE MAIS UM POUQUINHO?

Campos Neto estragou a festa do mercado e mexeu com as apostas para a próxima reunião do Copom. Veja o que os investidores esperam para a Selic agora

15 de setembro de 2022 - 12:41

Os investidores já se preparavam para celebrar o fim do ciclo de ajuste de alta da Selic, mas o presidente do Banco Central parece ter trazido o mercado de volta à realidade

PREVISÕES PARA O COPOM

Um dos maiores especialistas em inflação do país diz que não há motivos para o Banco Central elevar a taxa Selic em setembro; entenda

10 de setembro de 2022 - 16:42

Heron do Carmo, economista e professor da FEA-USP, prevê que o IPCA registrará a terceira deflação consecutiva em setembro

OUTRA FACE

O que acontece com as notas de libras com a imagem de Elizabeth II após a morte da rainha?

9 de setembro de 2022 - 10:51

De acordo com o Banco da Inglaterra (BoE), as cédulas atuais de libras com a imagem de Elizabeth II seguirão tendo valor legal

GREVE ATRASOU PLANEJAMENTO

Banco Central inicia trabalhos de laboratório do real digital; veja quando a criptomoeda brasileira deve estar disponível para uso

8 de setembro de 2022 - 16:28

Essa etapa do processo visa identificar características fundamentais de uma infraestrutura para a moeda digital e deve durar quatro meses

FAZ O PIX GRINGO

Copia mas não faz igual: Por que o BC dos Estados Unidos quer lançar um “Pix americano” e atrelar sistema a uma criptomoeda

30 de agosto de 2022 - 12:08

Apesar do rali do dia, o otimismo com as criptomoedas não deve se estender muito: o cenário macroeconômico continua ruim para o mercado

AMIGO DE CRIPTO

Com real digital do Banco Central, bancos poderão emitir criptomoeda para evitar “corrosão” de balanços, diz Campos Neto

12 de agosto de 2022 - 12:43

O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, ainda afirmou que a comissão será rigorosa com crimes no setor: “ fraude não se regula, se pune”

AGORA VAI!

O real digital vem aí: saiba quando os testes vão começar e quanto tempo vai durar

10 de agosto de 2022 - 19:57

Originalmente, o laboratório do real digital estava previsto para começar no fim de março e acabar no final de julho, mas o BC decidiu suspender o cronograma devido à greve dos servidores

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O ciclo de alta da Selic está perto do fim – e existe um título com o qual é difícil perder dinheiro mesmo se o juro começar a cair

2 de agosto de 2022 - 5:58

Quando o juro cair, o investidor ganha porque a curva arrefeceu; se não, a inflação vai ser alta o bastante para mais do que compensar novas altas

PRATA E CUPRONÍQUEL

Banco Central lança moedas em comemoração ao do bicentenário da independência; valores podem chegar a R$ 420

26 de julho de 2022 - 16:10

As moedas possuem valor de face de 2 e 5 reais, mas como são itens colecionáveis não têm equivalência com o dinheiro do dia a dia

AGRADANDO A CLIENTELA

Nubank (NUBR33) supera ‘bancões’ e tem um dos menores números de reclamações do ranking do Banco Central; C6 Bank lidera índice de queixas

21 de julho de 2022 - 16:43

O banco digital só perde para a Midway, conta digital da Riachuelo, no índice calculado pelo BC

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar