Menu
André Franco
Crypto News
André Franco
É engenheiro e especialista em criptomoedas da Empiricus
2021-05-26T18:09:29-03:00
CRYPTO NEWS

Repita comigo: o bitcoin não tem dono

É difícil aceitar que algo pode não ter dono e ainda assim funcionar, mas esse é o caso da criptomoeda mais famosa do mundo

26 de maio de 2021
18:09
Imagem: arte bitcoin
Imagem: Shutterstock

Mais uma vez: o bitcoin não tem dono!

Desculpe, não encare isso como uma afronta a sua inteligência, mas vez ou outra acho que os investidores se esquecem disso, ou preferem deixar o fato de lado.

Talvez porque o ferramental do mercado de ações tradicional esteja tão vivo neles, que é difícil aceitar que algo pode não ter dono e ainda assim funcionar.

Digo isso porque, mais recentemente, resolveram entregar o “controle” do bitcoin para Elon Musk e o mercado tomava qualquer coisa que o empresário falasse como se ele fosse o CEO da “Bitcoin Holding”.

Isso não faz sentido algum, ainda mais vindo de alguém que há pouco tempo passou a compor a comunidade cripto.

O bitcoin já foi taxado várias vezes como propriedade de alguns desenvolvedores e em nenhuma delas o tempo demonstrou que estavam certos.

O caso mais emblemático ocorreu no último ciclo de alta, com o desenvolvedor Gavin Andresen.

Em agosto de 2015, ele propôs uma nova versão do software do bitcoin chamada Bitcoin XT, que propunha aumentar o tamanho do bloco do bitcoin.

Pausa para a “tecla SAP” (uma rápida explicação).

O tamanho do bloco do bitcoin é medido em megabytes e define quantas transações serão validadas em dez minutos, tempo de criação de um bloco.

A proposta de aumentar a quantidade de transações validadas nesse tempo em teoria aumentaria a velocidade das transações e favoreceria a visão original do bitcoin como dinheiro digital.

Por outro lado, expandir o tamanho do bloco e mudar o software traria riscos à rede que poderiam significar o seu fim.

Fim da pausa.

Além da proposta inicial, Gavin tinha o objetivo de levar o tamanho do bloco do bitcoin de 1 megabyte para 8.000 megabytes até 2036.

Vale pontuar que Andresen na época era o desenvolvedor mais próximo a Satoshi Nakamoto, que a essa altura já tinha desaparecido dos fóruns.

Por ter sido um dos poucos desenvolvedores que ajudou Satoshi a melhorar o bitcoin em seus primeiros dias, a comunidade dava a ele o título velado de “um dos donos”.

No entanto, mesmo com essa alcunha, Gavin não conseguiu emplacar sua visão e acabou sendo destronado pelo consenso da comunidade, que quis manter o tamanho do bloco em 1 MB.

Percebe que mesmo os membros mais antigos da comunidade não conseguem ter o controle dela ou da rede?

Esse episódio para mim representa muito bem como de fato é a essência do mercado cripto.

Nos protocolos mais bem-sucedidos, a figura do dono não é necessária. Satoshi desapareceu da comunidade há anos e, mesmo assim, o bitcoin continua funcionando ininterruptamente.

Por isso, quando vejo os investidores iniciantes jogando confete para tudo que Elon Musk fala, penso que o tempo vai provar mais uma vez que a rede não precisa de um dono

Quanto antes você aprender isso, mais rápido vai poder focar no que realmente importa: acumular bitcoins.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

OBSTÁCULO VENCIDO

‘A batalha foi vencida, mas a luta continua’: MP da Eletrobras passa no Senado, mas obstáculos até a privatização não acabaram

O texto volta agora para a Câmara e deve ser votado na segunda-feira. Embora os analistas não vejm obstáculos nessa etapa, os próximos meses podem trazer novos atritos

comissão no senado

Relator da CPI da Pandemia divulga lista de investigados; confira

Na condição de investigados, a CPI poderá também aprovar quebra de sigilos e operações de busca e apreensão em endereços ligados a eles

Maquininhas internacionais

De malas prontas: presidente da Getnet revela planos para o início das operações na Europa em 2022

A empresa se tornou peça-chave nos planos do espanhol Santander de criar uma plataforma global de pagamentos

Renda variável

Na batalha das corretoras, Rico vai zerar taxa em operações com opções

A medida busca tornar a corretora mais competitiva e reforçar a atuação do grupo no ramo da renda variável

Concursos públicos

De olho nos concurseiros, Yduqs anuncia aquisição da plataforma de EaD Qconcursos

Plataforma de cursos preparatórios para concursos públicos tem 412 mil alunos pagantes e mira mercado potencial de 17 milhões de pessoas; valor da operação não foi divulgado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies