Menu
André Franco
Crypto News
André Franco
É engenheiro e especialista em criptomoedas da Empiricus
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-05T18:45:11-03:00
CRYPTO NEWS

O mercado está cheio de bitcoin, mas as prateleiras estão vazias

O fluxo de saída da criptomoeda mais famosa das exchanges é algo inédito deste ciclo e pode representar a falta do ativo nas exchanges de cripto

5 de maio de 2021
18:45
Bitcoin
Imagem: Shutterstock

Não é de hoje que falamos que vai faltar bitcoin no momento em que os investidores institucionais retardatários não apenas quiserem, mas tiverem que comprá-lo.

De maneira bem objetiva, o fluxo de saída dos bitcoins das exchanges é algo inédito deste ciclo e pode representar a falta do ativo nas exchanges de cripto.

Saldo de bitcoin nas principais exchanges do mundo (linha laranja) — média móvel de 90 dias. Fonte: Glassnode

Não houve outro momento na história do bitcoin em que a força do investidor de longo prazo (que guarda o ativo fora das exchanges) fosse maior que a do especulador (que deixa a moeda na corretora).

Como exemplo de corretora de investidores institucionais (de longo prazo), temos a Coinbase, que reconhecidamente tem sido a que melhor representa esse movimento de saída do ativo.

Saldo de bitcoin na Coinbase (linha laranja) — média móvel de 90 dias
Fonte: Glassnode

Na outra ponta temos a Binance, que é sabidamente uma corretora que foca no investidor de varejo e é responsável pelo movimento de entrada.

Saldo de bitcoin na Binance (linha laranja)— média móvel de 90 dias
Fonte: Glassnode

Essas duas forças sempre estiveram em embate, mas desde 2020, felizmente, o ciclo mostra que os investidores institucionais são os que têm o maior volume de investimento e estão ditando o movimento deste ciclo.

E a queda do mercado no fim de abril nos deu um gostinho de como isso pode funcionar daqui em diante.

Jeff Dorman, CIO da Arca, fundo de investimento em criptoativos, comentou em uma de suas últimas postagens que os “ativos digitais estavam à venda, mas as prateleiras estavam vazias”. 

Segundo Dorman, os preços caíram, mas quando eles tentaram fazer algumas operações de compra, não havia quantidade suficiente do ativo para adquiri-lo sem causar um grande movimento da cotação para cima.

Esse provavelmente é o primeiro sintoma de falta de liquidez do bitcoin, que, caso encontre uma alta demanda, pode ter seu preço positivamente afetado.

Ao que tudo indica, essa nova forte alta pode acontecer no atual semestre. Isso porque, segundo a imagem abaixo, os investidores de longo prazo voltaram a acumular o ativo.

Posição em mãos de investidores de longo prazo
Fonte: Glassnode

Além disso, o histórico do bitcoin, tanto o mais recente quanto o do ciclo passado, nos mostra que esse movimento foi um prenúncio de novas altas.

Parece que o desenho que está se formando agora pode levar o ativo para um novo patamar de preço, atingindo até a marca dos US$ 70 mil ainda neste semestre, ou dos US$ 100 mil.

Fico na expectativa de que você já tenha se exposto a essa tese. Caso contrário, fica o convite para entrar no Empiricus Crypto Legacy.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

bitcoin (BTC) hoje

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)

Pandemia em curso

Variante ômicron da covid-19 já está em dez países, mas chefe da associação médica da África do Sul vê “sintomas médios” da doença em estudo preliminar

Até o fechamento desta matéria, não haviam informações sobre infecções por essa variante da covid-19 nas Américas

Resultados

João Doria vence prévias e será candidato à presidência pelo PSDB; Em discurso, manda recado à Lula e Bolsonaro e faz aceno para 3ª via

“Ninguém faz nada sozinho. Precisamos da ajuda de todos. Da união do Brasil. Da união do PSDB. Da união com outros líderes e partidos”, afirmou

Décimo Andar

O mercado imobiliário americano segue vencedor: confira uma nova opção na B3 para investir na área

Mesmo com a perspectiva de aumento dos juros no exterior, o mercado imobiliário americano segue forte na alta dos preços; veja um ativo para investir sem sair da B3

NOVATA NA FINAL

Não estranhe: patrocinadora da final entre Palmeiras e Flamengo é a nova corretora de criptomoedas do Brasil; conheça Crypto.bom

A exchange resolveu investir no segmento de esportes e patrocina Fórmula 1, NBA e até o campeonato europeu

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies