O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Quem acompanha o BBB ou qualquer outro reality show sabe que os produtores e diretores desse tipo de programa fazem de tudo para fomentar rivalidades e discórdias nos grupos quando há algum tipo de competição.
Tudo isso temperado com histórias comoventes e close nas reações dramáticas dos envolvidos, sejam os próprios competidores ou os juízes, quando é o caso. Muitas vezes a ação é toda combinada. Mas mesmo que não seja, quem atua na condução desses programas sabe mexer os seus pauzinhos para colocar mais lenha - ou gasolina - na fogueira.
Em um outro BBB, a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), a batalha entre comprados e vendidos frequentemente tem como pano de fundo as discórdias que acontecem lá em Brasília, que em matéria de reality show, é um espetáculo à parte.
No caso, o combustível dos conflitos que afetaram o Ibovespa, nesta segunda-feira, foi combustível mesmo: gasolina, gás e, principalmente, diesel.
Já assistimos a um programa bem parecido no passado. Desconfiança dos investidores em relação à política de preços da Petrobras, risco de interferência política na estatal e ameaça de greve dos caminhoneiros. Enquanto isso, Petrobras, governo federal e estados trocam acusações mútuas sobre a responsabilidade pelos altos preços dos combustíveis no Brasil.
A Jasmine Olga conta nesta matéria tudo sobre o assunto e como ele impactou o mercado hoje.
Leia Também
• Em meio às incertezas a respeito da política de preços dos combustíveis, a XP Investimentos rebaixou a recomendação para as ações da Petrobras de compra para neutro.
• Mais duas empresas estrearam na B3 nesta segunda, mas foram para direções opostas. A produtora de açúcar e etanol Jalles Machado fechou em alta de quase 10%, mas a Focus Energia viu queda de 13% no seu primeiro dia. Saiba mais nesta matéria.
• A Raízen, subsidiária da Cosan, deu um passo importante para consolidar a sua liderança no mercado sucroalcooleiro do país e acertou a compra da vice-líder do segmento, a Biosev. As ações da Cosan tiveram a maior alta do Ibovespa no dia.
• O mercado aguarda ansiosamente o processo de cisão do Assaí da estrutura do Pão de Açúcar e já faz os cálculos de quanto a operação pode valorizar os papéis da tradicional rede de supermercados. O BTG Pactual fala em reajuste positivo de 29%.
• A Tesla adquiriu US$ 1,5 bilhão (aproximadamente R$ 7,5 bilhões) em bitcoin para diversificar suas reservas, disse o seu CEO Elon Musk. A informação fez a criptomoeda subir de maneira expressiva hoje.
• O presidente Jair Bolsonaro disse que está em conversas com os presidentes das casas legislativas para liberar novas parcelas do auxílio emergencial. O presidente da Câmara, Arthur Lira, já acenou com a possibilidade de o Congresso levar adiante a volta do programa.
• O fundo Verde, do lendário gestor Luis Stuhlberger, vai reabrir para aplicações. Afinal, vale a pena investir? A resposta curta e grossa do nosso colunista Felipe Miranda é SIM. Mas no seu texto de hoje, ele também fala de outros fundos de excelência e responde à pergunta: quanto ter de multimercados na carteira? Recomendo a leitura!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Entenda como a Natura rejuvenesceu seu negócio, quais os recados tanto do Copom quanto do Fed na decisão dos juros e o que mais afeta o seu bolso hoje
Corte já está precificado, mas guerra, petróleo e eleições podem mudar o rumo da política monetária
Entenda por que a definição da Selic e dos juros nos EUA de hoje é tão complicada, diante das incertezas com a guerra e a inflação
A guerra no Irã pode obrigar a Europa a fazer um racionamento de energia e encarecer alimentos em todo o mundo, com aumento dos preços de combustíveis e fertilizantes
Guerras modernas raramente ficam restritas ao campo militar. Elas se espalham por preços, cadeias produtivas, inflação, juros e estabilidade institucional
Entenda o que esperar dos resultados dos maiores bancos brasileiros no 1T26; investidores estarão focados nos números que mais sofrem em ciclos de crédito mais apertado e juros maiores
Governo federal corta apoio a premiação internacional e engrossa caldo do debate sobre validade do Guia Michelin
Mesmo sem saber se o valor recebido em precatórios pela Sanepar será ou não, há bons motivos para investir na ação, segundo o colunista Ruy Hungria
A Sanepar não é a empresa de saneamento mais eficiente do país, é verdade, mas negocia por múltiplos descontados, com possibilidade de início de discussões sobre privatização em breve e, quem sabe, uma decisão favorável envolvendo precatório
Aprenda quais são as estratégias dos ricaços que você pode copiar e ganhar mais confiança na gestão do seu patrimônio
O mercado voltou a ignorar riscos? Entenda por que os drawdowns têm sido cada vez mais curtos — e o que isso significa para o investidor
Alta nos prêmios de risco, queda nos preços dos títulos e resgates dos fundos marcaram o mês de março, mas isso não indica deterioração estrutural do crédito
Entenda por que a Alea afeta o balanço da construtora voltada à baixa renda, e saiba o que esperar dos mercados hoje
Mesmo que a guerra acabe, o mundo atravessa um período marcado por fragmentação e reorganização das cadeias globais de suprimento, mas existe uma forma simples e eficiente de acessar o que venho chamando de investimento “quase obrigatório” em tempos de conflito
O Nubank arrematou recentemente o direito de nomear a arena do Palmeiras e mostra como estratégia de marketing continua sendo utilizada por empresas
Conheça a intensa biografia de Mark Mobius, pioneiro em investimentos em países emergentes, e entenda quais oportunidades ainda existem nesses mercados
Ainda não me arrisco a dizer que estamos entrando em um rali histórico para os mercados emergentes. Mas arrisco dizer que, esteja onde estiver, Mobius deve estar animado com as perspectivas para os ativos brasileiros.
Com transformações e mudanças de tese cada vez mais rápidas, entenda o que esperar dos resultados das empresas no primeiro trimestre de 2026
Com a desvalorização do dólar e a entrada de gringos na bolsa brasileira, o Ibovespa ganha força. Ainda há espaço para subir?
Entenda como a entrada de capital estrangeiro nos FIIs pode ajudar os cotistas locais, e como investir por meio de ETFs