🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

Entrevista exclusiva

CEO do Mercado Bitcoin rebate críticas do presidente da B3 e diz que corretoras na bolsa são pouco transparentes sobre custos aos clientes

Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin, negou que as exchanges de criptomoedas operem à margem da regulação e atacou os “custos ocultos” das corretoras da bolsa

Renan Sousa
Renan Sousa
19 de novembro de 2021
6:45 - atualizado às 22:07
CEO do Mercado bitcoin, Reinaldo Rabelo, posando na frente de um painel
Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado bitcoin - Imagem: Divulgação

Os investidores de bitcoin (BTC) e criptomoedas podem estar felizes com o retorno obtido nos últimos anos, mas eles pagam caro para as corretoras (exchanges) por onde passam as transações e ainda estão desprotegidos por atuarem em um mercado sem regulação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse tipo de crítica ao universo dos criptoativos é frequente. Mas ganha outro peso quando vem de ninguém menos que o CEO da B3, dona da bolsa de valores brasileira.

“Custa umas 50 vezes mais caro operar criptomoedas do que ações”, disse Gilson Finkelsztain, principal executivo da B3, em entrevista recente ao Seu Dinheiro.

As declarações de Finkelsztain geraram forte reação no mercado de criptomoedas. Entre os que não gostaram nada das críticas às exchanges está Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin.

Um dos pioneiros e responsável pelo primeiro unicórnio (empresa com valor acima de US$ 1 bilhão) cripto do Brasil, Rabelo negou que as corretoras de moedas digitais que operam no país estejam fora da regulação. E, ao falar sobre os custos, ainda devolveu a bola para a B3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse é muito mais um discurso de competição com o mercado que ele [Finkelsztain] opera, que tem rebate, spread e custos ocultos para todo lado”, disse Rabelo, em entrevista ao Seu Dinheiro.

Leia Também

Dentro do Mercado Bitcoin, ele diz que as taxas de negociação são fixas, e só no momento de saque das criptomoedas (wallet out) é cobrada uma taxa de rede, que pode variar. Durante um momento de aquecimento do mercado, é normal que as "gas fees", como são chamadas, aumentem muito, segundo o executivo. 

Ainda na linha dos custos, Rabelo lançou uma sugestão para a bolsa:

“As financeiras são obrigadas a informar o Custo Efetivo Total (CET). Então talvez a B3 pudesse encabeçar esse ‘custo efetivo dos investimentos’ das corretoras.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pode-se concordar ou não com o contra-ataque de Rebelo, mas ele fala com conhecimento de causa. Afinal, antes de ser o presidente do Mercado Bitcoin ele trabalhou por uma década na B3.

Exchanges irregulares

O CEO do Mercado Bitcoin também nega a visão de que o mercado cripto esteja totalmente à margem da lei. “Não existe nenhum serviço no Brasil que seja livre de regulamentação.”

Rabelo destaca o próprio fato de a B3 ter ETFs (fundos de índice listados) de bitcoin e criptomoedas como um exemplo de que o mercado está sujeito a um crivo regulatório.

Por outro lado, ele entende a necessidade de uma regulamentação que valha para todas as exchanges que operam no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele, existem empresas que não seguem as mesmas regras de tributação e proteção de dados (LGPD), o que torna as operações mais inseguras e dificulta a competitividade com o mercado brasileiro. 

Trata-se de uma crítica direta à Binance, que recentemente apareceu em uma matéria do O Globo como uma das exchanges utilizadas pelo “faraó dos bitcoins” para aplicar golpes financeiros no Rio de Janeiro. Em nota, a corretora afirma que está colaborando com as autoridades para esclarecer o caso. 

Durante nossa conversa, Rabelo também comentou sobre a legislação envolvendo o mercado de criptomoedas e falou sobre os planos de abertura de capital do Mercado Bitcoin.

Apesar da intriga recente com a B3, ele não descarta uma possível oferta de ações (IPO, na sigla em inglês) na bolsa brasileira. Confira os principais trechos da entrevista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A resposta para o CEO da B3

“Não existe nenhum serviço no Brasil que seja livre de regulamentação, incluindo o Mercado Bitcoin. Qualquer pessoa ou empresa que decida prestar serviço para outra pessoa vai se submeter a regras, ainda que gerais, tanto de contrato quanto de relação civil, como também limitações relacionadas a controle e prevenção à lavagem de dinheiro.

Como a gente movimenta grandes montantes, reportamos à Receita desde 2018 e ao Coaf.

No caso da Receita, a determinação IN-1888 define especificamente o que são cripto ativos, mineradores, o que é uma exchange, o que é uma custodiante de cripto, como devem ser reportados, enfim. Aí talvez seja um ponto que confunde um pouco o presidente da Bolsa que está acostumado a responder basicamente a dois reguladores: Banco Central e CVM.

Enquanto exchange, nós emitimos notas fiscais e fazemos o controle de quem é nosso cliente. Eles são identificados pelo CPF, fornecem informações sobre as transações etc., o que é fundamental para prevenção à lavagem de dinheiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se alguém fala ‘as exchanges não são reguladas e isso é perigoso’, então porque a B3 tem um ETF de bitcoin? Aquele bitcoin não é regulado pela CVM nem pelo Banco Central, mas a empresa que oferece aquele fundo é.”

CVM e Banco Central

“Em cripto, não existe regulamentação por CVM nem Banco Central em nenhum lugar no mundo. Agora, os ETFs precisam ser regulamentados porque são valores mobiliários.

Isso acontece porque o BC deve cuidar do sistema monetário, da emissão de moedas, do balanço de pagamentos e de itens relacionados à nossa moeda oficial, o real. 

Além disso, o BC já declarou há alguns anos que criptomoedas não são moedas, são ativos digitais, e o bitcoin especificamente é considerado uma commodity.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação à CVM, a resposta é mais simples ainda. A comissão foi criada para regular o mercado de emissão de títulos de valores mobiliários. O que a CVM faz é organizar esse mercado. Se não for isso, não compete à CVM criar regulamentações.

Bitcoin como bicicleta

“Se o Mercado Livre vende bicicleta, por exemplo, bicicleta não é valor mobiliário. Você comprou aquela bicicleta e, se o cara não te entregar, você entra com o código de defesa do consumidor e processa o vendedor. Isso não tem nada a ver com CVM. O bitcoin, nesse caso, é a nossa bicicleta.

Nesse sentido, dizer que a gente não é regulado é a mesma coisa que dizer que o Mercado Livre também não é, só porque a CVM não regula bicicleta ou bitcoin.”

O mercado cripto tem taxas mais altas que a bolsa?

“Esse é muito mais um discurso de competição com o mercado que ele [CEO da B3] opera, que tem rebate, spread e custos ocultos para todo lado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu trabalhei por 10 anos na B3 e descobri coisas que, como investidor, eu não sabia. Por exemplo, quando uma corretora 1 fala que um CDB tem taxa zero e em uma corretora 2 o mesmo CDB aparece com 0,3% de taxa, qual o mais caro? Como investidor, certeza esse último. E aí eu comprava na corretora que me cobrou zero.

Mas existem outras formas de cobrar o consumidor sem ser transparente. Esse CDB da corretora 2 que te cobra 0,3% pode ter um retorno de 150% do CDI. E o da corretora 1 pagar só 120% do CDI. Então ela fala que te cobra zero mas ganha do outro lado.

Por isso fica aqui outra provocação à B3: busque tornar mais transparente os custos cobrados pelos participantes do mercado. As financeiras são obrigadas a informar o Custo Efetivo Total (CET). Então talvez a B3 pudesse encabeçar esse ‘custo efetivo dos investimentos’. Aí eu poderia saber o quanto a corretora 1 me cobrou de verdade.”

Barato, mas depende

“Na comparação com a Coinbase, nossas taxas são bem menores, entre 0,015% até 0,3%, dependendo do volume que você opera. Mas o mercado é baseado em taxas de transação. Quanto maiores os volumes que você opera, mais em conta é.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa de wallet out, para sacar os bitcoins, é uma taxa da rede, que não tem nada a ver com o Mercado Bitcoin. Mas isso é um problema de todas as exchanges, quando o mercado fica muito aquecido, as taxas disparam.”

IPO do Mercado Bitcoin

"Se a gente quisesse fazer um IPO agora, nos mercados americano e europeu há investidores com mais apetite por cripto do que no Brasil.

Mas nada impede que a gente faça um IPO na B3 se os investidores locais tiverem esse mesmo apetite. Isso [as críticas do CEO da bolsa às exchanges de criptomoedas ] não tem nada a ver com o processo do IPO.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GIGANTE NA ÁREA

TRXF11 volta a encher o carrinho de compras e avança nos setores de saúde, educação e varejo; confira como fica o portfólio do FII agora

12 de dezembro de 2025 - 11:31

Com as três novas operações, o TRXF11 soma sete transações só em dezembro. Na véspera, o FII já tinha anunciado a aquisição de três galpões

VERSÃO TUPINIQUIM

BofA seleciona as 7 magníficas do Brasil — e grupo de ações não tem Petrobras (PETR4) nem Vale (VALE3)

11 de dezembro de 2025 - 19:21

O banco norte-americano escolheu empresas brasileiras de forte crescimento, escala, lucratividade e retornos acima da Selic

COM EMOÇÃO

Ibovespa em 2026: BofA estima 180 mil pontos, com a possibilidade de chegar a 210 mil se as eleições ajudarem

11 de dezembro de 2025 - 17:01

Banco norte-americano espera a volta dos investidores locais para a bolsa brasileira, diante da flexibilização dos juros

FIIS HOJE

JHSF (JHSF3) faz venda histórica, Iguatemi (IGTI3) vende shoppings ao XPML11, TRXF11 compra galpões; o que movimenta os FIIs hoje

11 de dezembro de 2025 - 14:31

Nesta quinta-feira (11), cinco fundos imobiliários diferentes agitam o mercado com operações de peso; confira os detalhes de cada uma delas

O TEMPO ESTÁ ACABANDO

Concurso do IBGE 2025 tem 9,5 mil vagas com salários de até R$ 3.379; veja cargos e como se inscrever

10 de dezembro de 2025 - 15:00

Prazo de inscrição termina nesta quinta (11). Processo seletivo do IBGE terá cargos de agente e supervisor, com salários, benefícios e prova presencial

DEVO, NÃO NEGO...

Heineken dá calote em fundo imobiliário, inadimplência pesa na receita, e cotas apanham na bolsa; confira os impactos para o cotista

10 de dezembro de 2025 - 12:01

A gestora do FII afirmou que já realizou diversas tratativas com a locatária para negociar os valores em aberto

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Investidor estrangeiro minimiza riscos de manutenção do governo atual e cenários negativos estão mal precificados, diz Luis Stuhlberger 

9 de dezembro de 2025 - 19:12

Na carta mensal do Fundo Verde, gestor afirmou que aumentou exposição às ações locais e está comprado em real

DINHEIRO NO BOLSO

Após imbróglio, RBVA11 devolve agências à Caixa — e cotistas vão sair ganhando nessa

9 de dezembro de 2025 - 14:31

Com o distrato, o fundo reduziu ainda mais sua exposição ao setor financeiro, que agora representa menos de 24% do portfólio total

MERCADOS HOJE

Efeito Flávio derruba a bolsa: Ibovespa perde mais de 2 mil pontos em minutos e dólar beira R$ 5,50 na máxima do dia

9 de dezembro de 2025 - 12:10

Especialistas indicam que esse pode ser o começo da real precificação do cenário eleitoral no mercado local, depois de sucessivos recordes do principal índice da bolsa brasileira

OPERAÇÃO MILIONÁRIA

FII REC Recebíveis (RECR11) mira R$ 60 milhões com venda de sete unidades de edifício em São Paulo

9 de dezembro de 2025 - 11:12

Apesar de não ter informado se a operação vai cair como um dinheiro extra no bolso dos cotistas, o RECR11 voltou a aumentar os dividendos em dezembro

SINAIS CONFUSOS

Ações de IA em alta, dólar em queda, ouro forte: o que esses movimentos revelam sobre o mercado dos EUA

9 de dezembro de 2025 - 9:32

Segundo especialistas consultados pelo Seu Dinheiro, é preciso separar os investimentos em equities de outros ativos; entenda o que acontece no maior mercado do mundo

NOVOS HORIZONTES

TRX Real Estate (TRXF11) abocanha novos imóveis e avança para o setor de educação; confira os detalhes das operações

8 de dezembro de 2025 - 10:17

O FII fez sua primeira compra no segmento de educação ao adquirir uma unidade da Escola Eleva, na Barra da Tijuca (RJ)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O estouro da bolsa brasileira: gestor rebate tese de bolha na IA e vê tecnologia abrindo janela de oportunidade para o Brasil

8 de dezembro de 2025 - 6:31

Em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro, Daniel Popovich, gestor da Franklin Templeton, rebate os temores de bolha nas empresas de inteligência artificial e defende que a nova tecnologia se traduzirá em crescimento de resultados para as empresas e produtividade para as economias

PEQUENA E PODEROSA

Aura (AURA33): small cap que pode saltar 50% está no pódio das ações para investir em dezembro segundo 9 analistas

7 de dezembro de 2025 - 14:06

Aura Minerals (AURA33) pode quase dobrar a produção; oferece exposição ao ouro; paga dividendos trimestrais consistentes e negocia com forte desconto.

ILEGAIS

CVM suspende 6 empresas internacionais por irregularidades na oferta de investimentos a brasileiros; veja quais são

6 de dezembro de 2025 - 12:39

Os sites, todos em português, se apresentam como plataformas de negociação em mercados globais, com ativos como moedas estrangeiras, commodities, metais, índices, ETFs, ações, criptoativos e outros

QUANTO MAIOR A ALTA...

Bolsa perdeu R$ 183 bilhões em um único dia; Itaú Unibanco (ITUB4) teve maiores perdas

6 de dezembro de 2025 - 11:23

Essa é a maior queda desde 22 de fevereiro de 2021, ainda período da pandemia, e veio depois que Flávio Bolsonaro foi confirmado como candidato à presidência pelo PL

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Do céu ao inferno: Ibovespa tem a maior queda desde 2021; dólar e juros disparam sob “efeito Flávio Bolsonaro”

5 de dezembro de 2025 - 16:44

Até então, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, era cotado como o mais provável candidato da direita, na avaliação do mercado, embora ele ainda não tivesse anunciado a intenção de concorrer à presidência

CARTEIRA RECHEADA

Pequenas e poderosas: Itaú BBA escolhe as ações small cap com potencial de saltar até 50% para carteira de dezembro

5 de dezembro de 2025 - 10:07

A Plano & Plano (PLP3) tem espaço para subir até 50,6%; já a Tenda (TEND3) pode ter valorização de 45,7%

MERCADOS

Ibovespa sobe 1,65% e rompe os 164 mil pontos em forte sequência de recordes. Até onde o principal índice da bolsa pode chegar? 

4 de dezembro de 2025 - 19:00

A política monetária, com o início do ciclo de cortes da Selic, é um dos gatilhos para o Ibovespa manter o sprint em 2026, mas não é o único; calculamos até onde o índice pode chegar e explicamos o que o trouxe até aqui

ALÉM DAS NUVENS

Ibovespa vai dar um salto de 18% e atingir os 190 mil pontos com eleições e cortes na Selic, segundo o JP Morgan 

4 de dezembro de 2025 - 17:35

Os estrategistas reconhecem que o Brasil é um dos poucos mercados emergentes com um nível descontado em relação à média histórica e com o múltiplo de preço sobre lucro muito mais baixo do que os pares emergentes

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar