Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Turbulência no radar

Juiz aceita processo movido por acionistas que acusam Boeing de negligência no caso 737 MAX

Juiz considera que administração da empresa colocou produção rápida e maximização de lucros à frente da segurança

miniatura de Boeing 737 MAX
Miniatura de Boeing 737 MAX em exposição em Moscou em julho de 2017 - Imagem: Shutterstock

Um juiz norte-americano aceitou as alegações de acionistas da Boeing de que os diretores da fabricante de aviões não monitoraram adequadamente questões de segurança antes da queda de dois jatos 737 MAX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante da decisão, o juiz determinou que o conselho de administração da Boeing deve enfrentar uma ação judicial de acionistas, segundo informações da agência Dow Jones distribuídas pelo Estadão Conteúdo.

"Em vez de priorizar a segurança, os réus emprestaram sua autoridade de supervisão à agenda da Boeing de produção rápida e maximização de lucros", avaliou o vice-chanceler do Tribunal de Chancelaria de Delaware, Morgan Zurn, ao aceitar as reivindicações dos acionistas.

O juiz também afirmou, em sua decisão, que o conselho de administração da Boeing "mentiu publicamente sobre se e como monitorava a segurança do 737 MAX".

A Boeing, que buscava encerrar o caso, pode recorrer da decisão. Um porta-voz disse que a empresa analisará a decisão antes de decidir seus próximos passos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo é uma repercussão de dois acidentes ocorridos com aeronaves 737 MAX produzidas pela Boeing em 2018 (Indonésia) e 2019 (Etiópia). Juntos, os dois desastres aéreos resultaram na morte de 346 pessoas e obrigaram a suspensão dos voos com o modelo. Investigadores concluíram que ambos os acidentes foram provocados por uma falha em um sistema de controle de voo automatizado conhecido como MCAS.

Leia Também

FAÇA O QUE EU DIGO...

Luiz Barsi, investidor: “Não quero ser sócio minoritário, mas um pequeno dono. O dono não vende as ações dele. Por que eu vou vender?”

ELEIÇÕES 2026

Lula ou Flávio? Nova pesquisa Datafolha mostra como está a corrida pelo Planalto

No início deste ano, a Boeing pagou US$ 2,5 bilhões para arquivar acusações criminais de que teria ocultado informações sobre mudanças no MCAS de funcionários da própria empresa. Apesar disso, a Boeing ainda enfrenta processos de famílias das vítimas e de acionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta da defesa civil no celular, chamando a atenção para "misantropia" 20 de junho de 2026 - 13:11
O Ministro da Fazenda, Dario Durigan 19 de junho de 2026 - 19:15
Jogadores da Espanha em campo 19 de junho de 2026 - 15:41
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 19 de junho de 2026 - 13:15
suplemento alimentar anvisa ID da foto:2209671901 19 de junho de 2026 - 11:00
toy story 5 calvo cinema 19 de junho de 2026 - 9:30
seleção brasileira no gramado 19 de junho de 2026 - 7:08
brasil 18 de junho de 2026 - 19:52
anvisa antibioticos ID da foto:2224149495 18 de junho de 2026 - 14:56
leilão itau banco itub4 mercado imobiliário (1) 18 de junho de 2026 - 14:15
blackrock ação brasileira 18 de junho de 2026 - 9:47
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar